Invisibilidade: uma tendência nos ecrãs dos automóveis
A Marelli e a Continental apresentaram na CES deste ano, soluções tecnológicas ‘beta’ que parecem madeira quando não estão a ser utilizadas, mas que são na verdade ecrãs. São superfícies inteligentes desenvolvidas pela Marelli, que utiliza uma tinta especial dentro de um plástico de madeira falsa que permite funcionar como uma tela sensível ao toque. Um ecrã tátil.
É uma tendência, começou nas TV, com ecrãs ‘invisíveis’, ou transparentes, se preferir, até serem ativados. A Marelli e a Continental mostraram as suas soluções que ainda estão numa fase inicial de desenvolvimento, que parecem ser uma superfície de madeira quando desligadas, mas ligadas são nítidas o suficiente para exibir filmes, e tudo o resto que pode ser visto num ecrã.
Quem não gostar da superfície que pareça madeira, a Marelli revelou que pode fazer um efeito mármore. A Marelli disse que sua tecnologia está em fase final de validação, pelo que os ecrãs podem aparecer nos automóveis já em 2026, mais provável, em 2027 ou 2028.
0 comentários