Shell fecha estações de abastecimento de hidrogénio na Califórnia
Uma má notícia para os condutores de carros a hidrogénio do estado da Califórnia e, quem sabe, um sinal de alerta para os restantes. A Shell anunciou o encerramento permanente de todas as estações de abastecimento de hidrogénio para veículos de passageiros que opera na Califórnia.
Esta decisão, que afeta sete das 55 estações no estado, é atribuída a problemas de abastecimento e a fatores externos do mercado. A Shell já tinha encerrado cinco estações em 2023, que agora ficarão permanentemente fechadas. A empresa tinha inicialmente planeado expandir a sua rede de estações de hidrogénio (48 novas estações), mas mais tarde cancelou esses planos, optando por se concentrar no reabastecimento de veículos pesados e investir na tecnologia de carregamento de veículos elétricos.
Esta medida reflete o crescente domínio dos veículos elétricos no mercado e a ainda baixa procura por soluções de hidrogénio. O encerramento pode também ser influenciado por uma ação judicial contra o fornecedor de equipamento Nel, por parte da Iwatani (esta última opera igualmente estações de carregamento e alega que o equipamento da primeira apresenta grandes defeitos), o que poderá ter impacto na funcionalidade das estações. Globalmente, esta decisão reduz as opções de reabastecimento para os proprietários de veículos a hidrogénio, levando a Toyota a recomendar a utilização de recursos alternativos para encontrar estações disponíveis.
0 comentários