Halcyon: O novo concept da Chrysler, com um novo conceito de baterias
A Chrysler apresentou o seu terceiro Concept Car em poucos anos, com o Chrysler Halcyon. Originalmente planeado para estrear no Consumer Electronics Show, a revelação do Halcyon foi adiada devido ao cancelamento de todas as feiras de automóveis e comércio de 2024 pela Stellantis.
Embora partilhe alguns elementos de design com conceitos anteriores, como o Airflow, representa a futura direção de design da Chrysler, dando ênfase ao luxo e à tecnologia. O conceito antevê os próximos modelos de produção, incluindo um crossover elétrico previsto para 2025. O CEO da Chrysler referiu que o Halcyon mostra a evolução da linguagem de design da marca, que também se refletirá em produtos futuros, incluindo um novo logótipo iluminado para a era elétrica.
O Concept Halcyon integra elementos do conceito de cockpit 2023, nomeadamente o STLA Brain. Este sistema combina hardware e software para alimentar o sistema de infoentretenimento, as funcionalidades de condução semi-autónoma e a interface de IA presentes no Halcyon. O STLA Brain acabará por se expandir para outros veículos dentro do portfólio Stellantis.
Além disso, o Halcyon usará a plataforma STLA Large, um componente pronto para produção que servirá de base a vários modelos das marcas Stellantis. Esta plataforma suportará oito SUVs crossover de tamanho médio e potencialmente sedans, com comprimentos não superiores a 5130 mm. A Chrysler afirmou que prevê uma tecnologia inovadora de carregamento rápido com baterias de enxofre de lítio Lyten de 800 volts que não utilizam níquel, manganês ou cobalto. A química da bateria, não comprovada (em grande escala), permite até 320 quilómetros de autonomia em 5 minutos de carregamento rápido, alega a Chrysler, e reduz a sua pegada de carbono em 60% em relação às baterias de iões de lítio.
0 comentários