Pagani Huayra R Evo: Uma mistura de arte e performance
A Pagani Automobili revelou o seu mais recente hipercarro, o Huayra R Evo, com 900 cavalos de potência e que ultrapassa os limites do desempenho no âmbito do programa “Arte in Pista”, destinado a clientes da Pagani com hipercarros da marca na sua garagem.
Nascido do sucesso do programa lançado em 2021, o Huayra R Evo complementa a gama da Pagani, inspirando-se nos carros antigos de Le Mans com o conceito “codalunga” (cauda longa). Meticulosamente concebido para eficiência aerodinâmica e agilidade, apresenta um layout compacto e condutas de ar estrategicamente colocadas para um arrefecimento ótimo.
Desenvolvido em colaboração com a HWA AG, o motor V12-R Evo melhorado proporciona uma potência e um binário impressionantes. Equipado com a mais moderna tecnologia derivada do mundo das corridas, o novo motor debita 900 cv (662 kW) às 8.750 rpm com um binário máximo de 770 Nm, diretamente disponível das 5.800 às 8.2000 rpm. O Huayra R Evo oferece um excelente desempenho em pista com um limite máximo de 9.200 rpm. Os engenheiros da HWA AG e da Pagani não se concentraram apenas no aumento da potência; também intervieram noutros componentes cruciais, como o coletor de admissão. Este foi otimizado com um novo design de trompete e novas árvores de cames para melhorar o delicado processo de aspiração. Outras atualizações incluem um sistema de escape refinado e travões de carbono-cerâmica melhorados.
Além disso, a melhoria do desempenho aerodinâmico, permitiu um aumento do apoio aerodinâmico em 45% e um aumento de 21% da eficiência aerodinâmica. E tudo isto ajudado pela remoção do tejadilho. A configuração de capota aberta aumenta a carga vertical dianteira e traseira, aumentando o apoio aerodinâmico total em mais 5%. Apesar do processo de desenvolvimento de dois anos, a Pagani ainda não divulgou pormenores sobre os preços.
0 comentários