SUV ‘dominam’ na Europa: 51% das vendas
As vendas de SUV na Europa atingiram um novo máximo, e agora já representam mais de metade das vendas. Em 2023, pela primeira vez, mais de metade dos automóveis novos vendidos na Europa foram SUV, representando 51% das vendas totais.
O crescimento das vendas de SUV não é um fenómeno recente. Desde 2015, a sua quota de mercado tem vindo a aumentar consistentemente, ultrapassando os 30% em 2019 e os 40% em 2021.
Tem havido também forte superação de outros segmentos: em 2023, os SUV ultrapassaram os carros pequenos como o segmento mais vendido na Europa, um marco histórico que demonstra a popularidade crescente deste tipo de veículos.
Os SUV têm também um crescimento acima da média: o crescimento das vendas de SUV tem sido superior ao do mercado automóvel em geral. No primeiro semestre de 2023, as vendas de SUV cresceram 23%, enquanto o mercado geral cresceu 17,6%.
Sem dúvida que o crescimento das vendas de SUV é notável em todos os segmentos, desde os SUV compactos até aos SUV grandes.
Há, claro está, motivos que explicam este crescimento. Por exemplo, maior espaço e versatilidade. Os SUV oferecem mais espaço interior e versatilidade do que os carros tradicionais, o que os torna mais ‘simpáticos’ para famílias e pessoas com estilos de vida mais ativos, em que precisem mais do carro.
A sensação de segurança é maior, embora isso seja errado. É verdade que a posição de condução mais alta e a maior robustez dos SUV proporcionam uma sensação de segurança aos condutores, mas a propensão para acidentes destes carros é maior, porque sendo maiores e mais pesados, a sua dinâmica é muito diferente dos hatchback, por exemplo, que são muito melhores de guiar, e muito mais fáceis de controlar que os SUV. Se quem os guiar, tiver isso em atenção, são tão seguros quanto todos os outros.
É mesmo só na questão que guiar um hatchback é bem mais fácil que um SUV a velocidades semelhantes, especialmente em estradas mais sinuosas.
Outro motivo é a perceção de status pois os SUV são frequentemente vistos como símbolos de status e sucesso. São maiores, mais imponentes e muita gente sente-se melhor num automóvel deste tipo.
Seja como for, o crescimento das vendas de SUV não é uniforme em todos os países da Europa. Em alguns países, como a Noruega e os Países Baixos, os SUV já representam mais de 70% das vendas de automóveis novos. Noutros países, como a Itália e a Grécia, a sua quota de mercado ainda é inferior a 40%.
Por outro lado, existem preocupações ambientais associadas aos SUV. Devido ao seu tamanho e peso, os SUV geralmente consomem mais combustível e emitem mais CO2 do que os carros tradicionais mais pequenos.
Voltando aos números, a quota de 51% surge à medida que os crossovers de todos os tamanhos são escolhidos em vez de hatchbacks, carrinhas e sedans. O SUV é agora o tipo de carroçaria dominante. Os dados relativos a 2023 revelam que, pela primeira vez, os volumes combinados de modelos como o Tesla Model Y e o Volkswagen T-Roc representaram mais de metade de todas as vendas na região.
Os SUV ultrapassaram o mercado, com as vendas a aumentarem 19% no ano passado, para 6,63 milhões, e a conquistarem uma quota de 51% de um mercado europeu de veículos que cresceu 14% em termos globais, mostram os números do analista de mercado, Dataforce.
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