Toyota apresenta renovado e mais potente GR Yaris com lançamento previsto para o verão
A Toyota revelou no Salão Automóvel de Tóquio 2024, em estreia mundial, o renovado GR Yaris, cuja potência aumentou para 280 cv (206 kW), com um binário de 390 Nm e apresenta agora a opção de caixa automática, estando previsto entrar no mercado nacional a partir do próximo verão.
Mesmo estando no topo do segmento dos “hot-hatch”, a Toyota decidiu atualizar o GR Yaris e evoluiu o motor de três cilindros turbo para proporcionar ainda mais potência e binário e a introdução de uma novíssima transmissão automática de oito velocidades. Além disso, o chassis específico do GR Yaris foi reforçado e, no habitáculo, a disposição do cockpit e a posição de condução foram redesenhadas. A suspensão foi também ajustada para um maior controlo da condução e um desempenho robusto sob cargas elevadas, com taxas de mola revistas e um conjunto de amortecedores dianteiros reforçados.
A potência máxima do motor turbo de 1,6 litros e três cilindros em linha aumentou para 280 cv (206 kW), com um binário de 390 Nm, aumentando a vantagem do GR Yaris sobre a concorrência e alcançando a “ambição” da Toyota em “construir um carro de rali para a estrada”. O motor foi revisto e o construtor incluiu um sistema de válvulas reforçado, um novo material para a válvula de escape e um aumento da pressão de injeção de combustível, além de serem instalados novos pistões leves com anéis resistentes ao desgaste e um novo sensor de pressão de admissão. A única versão disponibilizada do novo GR Yaris- Legend – inclui um pack de desempenho de arrefecimento, que equipa o automóvel com um novo sub-radiador para melhorar a fiabilidade na condução a fundo, modificações na admissão de ar e um “spray intercooler”.
A introdução de uma nova caixa automática GAZOO Racing Direct Shift de oito velocidades é uma das alterações mais significativas no novo programa GR Yaris, oferecida em alternativa à caixa manual de seis velocidades, focada em em obter a mudança de velocidade o mais rapidamente possível. O software da nova transmissão está também afinado para detetar a forma como o condutor utiliza os travões e o acelerador, antecipando quando é necessário mudar de velocidade, mesmo antes de ocorrerem alterações no comportamento do veículo.
A nova caixa automática foi colocada à prova no Campeonato de Ralis do Japão, no TOYOTA GAZOO Racing Rally Challenge e na Série Super Taikyu, utilizando ainda testes com pilotos da equipa mundial de ralis da TGR. Os modos de condução Sport, Normal e Eco ativam diferentes definições para a direção assistida elétrica, o funcionamento do ar condicionado, a resposta do acelerador e o visor do painel de instrumentos do condutor. Nos modelos equipados com a transmissão automática, a sensação e a seleção das mudanças também são ajustadas. A sensação de mudança de velocidades é orientada para a resposta no modo Sport e tem um equilíbrio entre o choque e a resposta nos modos Normal e Eco. No modo Sport, é dada prioridade à resposta na posição D, enquanto a utilização no modo M assegura as passagens de caixa mais rápidas.
Tal como no atual GR Yaris, a aderência e a tração ideais são conseguidas com o sistema de tração integral permanente GR-FOUR, controlado eletronicamente. Desenvolvido especificamente para este automóvel, este sistema ajusta o equilíbrio da tração dianteira e traseira em três modos, de acordo com o cenário de condução – Normal, Sport e Track.
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