VW mais próxima das baterias de estado sólido
O futuro da mobilidade depende das inovações, especialmente no armazenamento de energia, que tem sido o calcanhar de Aquiles na nova mobilidade. Mas a VW poderá estar perto de dar um passo importante.
Até agora, um dos motivos de maior desconfiança dos veículos elétricos são as baterias. A sua segurança, a sua duração e a sua fiabilidade são sempre encaradas com renitência por grande parte dos potenciais clientes. É por isso que a busca por novas soluções continua a ser vista como prioritária e as baterias de estado sólido podem ser uma das soluções que permitam o “boom” dos veículos elétricos.
As baterias de estado sólido substituem o eletrólito líquido convencional e o separador, ambos inflamáveis, por um separador sólido feito de cerâmica, vidro ou polímeros, podendo tornar as baterias de veículos elétricos mais seguras, mais pequenas e de carregamento mais rápido. Mas para já, temos apenas estudos em laboratório e um dos que parece prometedor vem da VW e da sua startup dedicada a esta tecnologia, a QuantumScape.
Um dos protótipos desenvolvido ultrapassou largamente as expetativas depositadas. Segundo a AutoNewsEurope, durante os testes realizados pela PowerCo, a unidade de baterias da VW, ao longo de vários meses, a célula registou apenas uma perda de 5% da capacidade de armazenamento após mais de 1000 ciclos de carregamento, o equivalente a 310 685 quilómetros na estrada. A VW afirmou que os objetivos da indústria para esta fase de desenvolvimento são 700 ciclos de carregamento e uma perda máxima de 20% da capacidade. São números muito animadores e que poderão ser o começo de um futuro em que as baterias poderão dar uma autonomia muito superior às atuais, podendo ser carregadas de forma muito mais rápida, sem receio de degradação. Com esse passo, os elétricos poderão dar um passo decisivo e definitivo.
0 comentários