KIA em 2023: Revelação do EV9 e a nova versão do Picanto
Num ano em que a KIA atualizou a meta de vendas anuais para o futuro ano de 2030, com o desenvolvimento de uma gama de veículos elétricos alargada – com os futuros modelos EV5, EV4 e EV3 – o construtor sul-coreano revelou em 2023 o seu SUV de nove lugares EV9 e apresentou uma nova versão do pequeno citadino Picanto.
A KIA começou o ano passado com o prémio conquistado pelo Niro para os modelos destinados à cidade no “Women’s World Car of the Year”, que resultou da escolha de 63 mulheres jornalistas da área automóvel, provenientes de 45 países de todo o mundo, incluindo Portugal. Enquanto o KIA Niro foi votado como o “Best Urban Car”, o construtor sul-coreano anunciou que todos os seus modelos, nas suas versões a partir do MY22, passavam a receber atualizações gratuitas OTA (over-the-air).
Em relação a distinções da marca em 2023, a Kia obteve uma das mais importantes na edição 2023 dos World Car Awards, com a atribuição do título de World Performance Car (Carro de Performance Mundial) ao seu modelo 100% elétrico EV6 GT. O anúncio teve lugar durante o Salão Internacional do Automóvel de Nova Iorque, realizado em abril e após avaliação de um júri composto por cem jornalistas da área automóvel de 32 países, que avaliaram um amplo conjunto de modelos de diversos fabricantes mundiais.
Ainda no primeiro trimestre de 2023, a KIA Portugal confirmou que iria competir em duas frentes com automóveis elétricos. Um Kia EV6 e um Kia Niro EV passavam a disputar o FIA Eco Rally Cup e o Campeonato de Portugal de Novas Energias.
Depois de alguns teasers e pequenos detalhes revelados, a marca sul-coreana divulgou as primeiras imagens do Kia EV9. O novo SUV entrou diretamente para o topo da oferta da marca, com um modelo de sete lugares e 100% elétrico. Com um estilo arrojado e uma série de características inteligentes e tecnologia de assistência ao condutor, segundo a marca, o EV9 tem uma autonomia superior a 541 km com uma única carga e um alcance de 239 km após 15 minutos de carga ultrarrápida de 800 V.
O EV9 apresenta várias configurações de motorização elétrica com base na Plataforma Modular Global Elétrica (E-GMP), recorrendo à tecnologia de baterias de quarta geração da Kia. O modelo base de tração traseira (RWD) integra em exclusivo uma bateria de 76,1 kWh, enquanto as variantes de grande autonomia RWD e tração integral (AWD) possuem uma bateria de 99,8 kWh. O modelo de maior autonomia RWD utiliza um motor elétrico de 150 kW / 350 Nm, permitindo ao SUV acelerar dos 0 aos 100 km/h em 9,4 segundos (dados preliminares). Também alimentado por um único motor elétrico, embora numa variante mais potente de 160 kW / 350 Nm, o EV9 de base RWD consegue acelerar dos 0 aos 100 km/h em 8,2 segundos.
A variante AWD está equipada com dois motores elétricos que, em conjunto, debitam uma potência total de 283 kW e um binário combinado de 600 Nm, numa poderosa conjugação que permite ao SUV acelerar dos 0 aos 100 km/h em apenas 6,0 segundos. Para um nível de desempenho ainda mais apurado está disponível a função “Boost”, um opcional que pode ser adquirido posteriormente na Kia ConnectStore. Neste caso, o binário máximo combinado atinge 700 Nm, permitindo que o EV9 acelere dos 0 aos 100 km/h em apenas 5,3 segundos.
O modelo estreou-se no Festival de Velocidade em Goodwood ao mesmo tempo que eram conhecidos os preços para o mercado português. O novo modelo topo de gama da marca ficou disponível em duas versões – 1st Edition e GT-LINE – com a preços a partir de, respetivamente, €79.052 e €90.956, para o segmento de clientes particulares. O EV9 obteve cinco estrelas nos testes de segurança do Euro NCAP, a mais elevada classificação atribuída por esta organização europeia independente.
Prelúdio do próximo modelo elétrico da Kia e a marcar uma nova direção estética para o design Kia EV, a marca revelou o ‘concept’ revelou EV5, uma espécie de ‘irmão’ compacto do EV9. Mais pequeno que o EV9, com um estilo semelhante que antecipa o futuro SUV compacto elétrico. Primeiro foi lançado na China e depois será a vez do resto do mercado mundial.
Também em abril, durante o ‘CEO Investor Day’, a KIA atualizou a meta de vendas anuais para 2030, passando a ser de 4,3 milhões de unidades, das quais 2,38 milhões corresponderão a veículos eletrificados. Enquanto isso, os números das vendas continuaram a demonstrar que a KIA aumentou a sua presença em vários mercados, depois dos dados publicados pela Associação dos Construtores Europeus de Automóveis que davam conta de uma subida de 2,23% no primeiro trimestre do ano.
A KIA também revelou alterações estéticas para o modelo Sorento e apresentou a nova versão do Picanto, o pequeno citadino com um visual repensado e mais moderno.
O novo Picanto tem duas motorizações à escolha: um motor a gasolina de 1,0 litros ou de 1,2 litros, equipado de série com um sistema de navegação com ecrã tátil “flutuante” de 8,0 polegadas e um ecrã digital de alta resolução de 4,2 polegadas no painel de instrumentos do condutor. O sistema de navegação com ecrã tátil de 8.0 polegadas do veículo inclui a multi-conexão Bluetooth, o que significa que os utilizadores podem emparelhar até dois dispositivos móveis ao mesmo tempo – um para utilização de telefone e multimédia em modo mãos-livres e o outro apenas para utilização multimédia. O sistema inclui Apple CarPlay e Android Auto de série.
A Kia anunciou em 2023 o seu plano de desenvolvimento de uma gama de veículos elétricos alargada, com preços entre os 30 mil e os 80 mil Euros, recorrendo não só aos modelos existentes (tais como o EV6 e o EV9), mas também a propostas futuras destinadas aos populares segmentos B e C. Nesse sentido, a marca pretende introduzir EV de menores dimensões – como o EV5, o EV4 e o EV3 – tendo em vista acelerar a adoção generalizada de automóveis elétricos. Na Europa, a marca concentrar-se-á na produção de elétricos de pequena e média dimensão, enquanto na China o ênfase será colocado em modelos de média e grande dimensão.
Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
0 comentários