Sinais negativos na Tesla? Memorando interno aponta para despedimentos
Vamos ter, ou não, um Tesla a 25 mil euros?

Tesla bate recordes, mas fica aquém das expectativas… de Elon Musk

By on 30 Dezembro, 2023

A Tesla continua a vender e a bater recordes, mas ainda assim ficou longe das expectativas de Elon Musk. A marca norte-americana entregou até aqui 1.82 milhão de carros em todo o mundo em 2023, o que significa um aumento de 37 por cento em relação a 2022.

Os números explicam-se pela redução dos preços dos seus quatro modelos, a nível mundial em 2023, com destaque para a China, onde a empresa perdeu quota de mercado para as marcas locais, especialmente a BYD. Não querendo acompanhar esta guerra de preços, marcas como a Ford recuaram nos seus planos de eletrificação, e com isso a Tesla aproveitou para se tornar ainda mais líder indiscutível nos EUA.

Em 2024, o mercado de veículos elétricos vai enfrentar a perda de créditos fiscais federais em alguns dos seus automóveis nos EUA, bem como na Alemanha, onde o governo está a terminar prematuramente o seu programa de subsídios para veículos elétricos, o que pode pode levar a mais cortes nos preços, o que deve ser também potenciado com a esperada baixa nos preços dos materiais das baterias.

Ainda assim, os analistas apontam para que em 2024 a Tesla passe a fasquia dos dois milhões de carros vendidos num só ano, mesmo num contexto em que a Tesla lida com maior escrutínio regulatório de seus sistemas de direção autónoma, existindo nos EUA casos em tribunal. Isso levou a empresa a iniciar a recolha de quase todos os seus 2 milhões de veículos nas estradas dos EUA para instalar software com novas salvaguardas e Musk insiste que a condução totalmente autónoma (FSD – Full Self Driving) poderá um dia representar a maior parte do valor da Tesla.

Os analistas asseguram ainda que o recém-lançado Cybertruck e um Model 3 atualizado não são suficientes para aumentar a procura à marca, enquanto os restantes modelos vão baixando as vendas conforme o passar do tempo. Só novos carros significarão novo aumento de procura.

Isso poderá ser conseguido quando a Tesla lançar uma plataforma automóvel mais barata.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)