Salão Automóvel Híbrido e Elétrico de 2024: Stellantis leva novidades
Peugeot E-408: Disponível para encomenda a partir dos 43 395€

Peugeot em 2023: Marca do leão manteve posição de liderança

By on 30 Dezembro, 2023

2023 foi um ano positivo para a Peugeot, que manteve a sua posição de destaque no mercado nacional. Com novas propostas para os clientes, a Peugeot manteve a sua aposta alargada com veículos para todos os gostos, quer na tipologia, quer nas motorizações usadas. A aposta na eletrificação mantém-se de forma vincada e o futuro é claramente elétrico.

O ano começou com uma proposta a assinalar esse rumo. O grupo Stellantis tem estado a desenvolver um novo sistema híbrido destinado a fazer parte de uma gama eletrificada, que já inclui versões híbridas plug-in, soluções 100% elétricas e até automóveis equipados com pilha de combustível. E para o estrear, foram escolhidos os modelos 3008 e 5008 da Peugeot. O sistema Peugeot Hybrid 48V inclui um novo motor a gasolina, mas também um elétrico integrado na caixa de velocidades, que é outra das novidades estreadas com este sistema. Trata-se de um sistema híbrido dos que não tem de ser ligado a uma tomada para ser recarregado, mas que consegue circular em modo 100% elétrico em momentos de pouca exigência.

O motor térmico destinado a este sistema é um novo bloco Puretech de 1,2 litros com três cilindros. Tem uma potência máxima de 136 cavalos e um binário de 230 Nm, disponíveis a partir das 1.750 rpm. Para um melhor desempenho, inclui um turbocompressor de geometria variável e funciona com uma corrente na distribuição, em vez da tradicional correia, o que contribui para uma redução nos custos de manutenção. Já o motor elétrico, conta com 28 cavalos de potência e um binário de 55 Nm, atuando como gerador nas desacelerações, com o objetivo de carregar a bateria de 48V.

Além do novo motor, este sistema também inclui uma nova caixa de velocidades eletrificada e-DCS6 de seis relações, dupla embraiagem e sem quebras de binário, que foi desenvolvida especificamente para fazer parte de sistemas híbridos deste género. Tem incorporado o motor elétrico, o inversor e a ECU, otimizando o peso do conjunto e o desempenho do sistema.

Não foi preciso esperar muito tempo para termos outra novidade e em fevereiro chegou o novo 508. Com a introdução de novos modelos, o Peugeot 508 começava a ficar desatualizado, pelo que a marca decidiu rejuvenescê-lo com todas as novidades já incluídas nos modelos mais recentes.

Além de toda a tecnologia que continua a chegar diariamente ao mundo automóvel também a estética da maioria dos modelos está a ser transformada e no caso da Peugeot, depois da introdução do seu novo logo, todos os modelos têm vindo a receber um visual mais agressivo, mas muito apelativo, que se inspira no passado da marca, mas que a transporta diretamente para o futuro. E agora, depois do 308 e dos SUV 3008 e 5008, é a vez do 508 receber esta atualização considerável, com o estilo dos modelos mais recentes.

Como esperado, está na oferta dos diversos sistemas híbridos plug-in, que começam com a versão de 180 cavalos e tração dianteira e seguem para a opção de 225 cavalos, também com duas rodas motrizes. Mas no caso do Peugeot 508 há ainda uma terceira opção, com a assinatura da PSE, ou seja, a Peugeot Sport Engineering. Com esta opção, todo o conjunto assume uma imagem e uma dinâmica mais desportiva, mas, neste caso, o sistema híbrido plug-in já conta com dois motores elétricos, um em cada eixo, dando origem a um sistema de quatro rodas motrizes com uma potência máxima combinada de 360 cavalos. Comum aos três sistemas é a bateria de iões de lítio com uma capacidade de 12,4 kWh. Em alternativa aos sistemas híbridos, o novo Peugeot ainda conta com uma versão equipada exclusivamente com um motor térmico, um diesel de 1,5 litros e 130 cavalos de potência, em conjunto com a caixa de velocidades automática EAT8 de oito relações.

As boas notícias do lado da marca do leão mantiveram-se em março com o 408 GT PHEV a ser galardoado com o prémio “Híbrido Plug-in do Ano 2023” na edição do “Carro do Ano / Troféu Volante de Cristal”

Ainda em março o mundo viu as primeiras imagens do Peugeot Inception Concept, a visão do futuro da marca, foi visto pela primeira vez na Europa, em Paris. A Peugeot entende que o futuro deve ser imaginado com estilo, criatividade e ambição, numa abordagem centrada no ser humano e é essa visão otimista do futuro que é expressa pelo Peugeot Inception Concept, um atrativo concept-car felino e vanguardista, segundo a Peugeot com sensações de condução inéditas e tecnologias 100% elétricas que combinam desempenho e eficiência.

Maio trouxe novidades também no 2008. Com uma gama baseada em três versões – ACTIVE, ALLURE, GT – e quatro motorizações, incluindo um novo propulsor 100% elétrico de 115kW/156 cv com 406 km de autonomia (ciclo combinado WLTP), a gama será alargada em 2024 com a chegada de uma nova motorização híbrida.

A meio do ano tivemos a chegada de mais uma proposta para reforçar o “contingente elétrico” da marca. Um dos modelos mais vendidos na Europa e o segundo mais vendido em Portugal tem uma nova versão 100% elétrica. O E- 208 é um dos trunfos da Peugeot e apresenta agora uma autonomia de 400 km, e um design reinventado.

Em pouco mais de três anos, produziram-se cerca de 1.000.000 de unidades do 208 em todo o mundo. Em 2021 e 2022, o Peugeot 208 foi o automóvel mais vendido na Europa, no conjunto de todos os segmentos. Isto diz muito da importância deste modelo para a marca francesa que tratou de repensar um dos seus trunfos. Este sucesso deve-se, em grande parte, ao sucesso do E-208. Em 2022, o E-208 tornou-se no automóvel elétrico mais vendido na Europa, no segmento B. A nova versão estará à venda a partir de novembro deste ano

O novo E-208 passou a oferecer uma potência elétrica de 115 kW/156 cv, combinada com uma bateria de 51 kWh, proporcionando-lhe uma autonomia de 400 km (WLTP, em ciclo combinado; em homologação). Estão disponíveis dois tipos de carregadores de bordo, aptos para todas as utilizações e soluções de carregamento: de série, um carregador monofásico de 7,4 kW e, em opção, um carregador trifásico de 11 kW. Os tempos de recarga estimados de 20% a 80% são inferiores a 25 minutos a partir de um carregador rápido (100 kW), de 4 horas e 40 minutos a partir de uma Wallbox (7,4 kW) e de 11 horas e 10 minutos a partir de uma tomada reforçada (3,2 kW).

Existem também duas novas motorizações HYBRID 48V, compostas por um motor a gasolina PureTech de última geração, de 100 cv ou de 136 cv, associado a uma caixa de 6 velocidades eletrificada de dupla embraiagem e-DCS6, que integra um motor elétrico. Graças a uma bateria que se recarrega durante a condução, esta tecnologia oferece um binário suplementar a baixas rotações e um consumo de combustível até 15% inferior. Em condução urbana, os novos 208 HYBRID 100 e HYBRID 136 podem funcionar mais de 50% do tempo em modo 100% elétrico, com emissões zero.

Para quem procura ainda soluções térmicas, a nova gama 208 propõe dois motores:

· PureTech 75: Motor a gasolina de 3 cilindros, de 1,2 litros com 75 cv, equipado com sistema Stop & Start, associado a uma caixa manual de cinco velocidades.

· PureTech 100: Motor a gasolina de 3 cilindros, de 1,2 litros com 100 cv, equipado com sistema Stop & Start, associado a uma caixa manual de seis velocidades.

A juntar-se ao rol de novidades chegou o novo 3008. Um dos carros mais vendidos da Peugeot desde o seu lançamento como SUV em 2016, que ganhou novo fôlego para 2024.

O novo 3008, com 4540 mm de comprimento, é quase 100 mm mais comprido do que a geração atual. Optando por um estilo fastback, o que tem sido agora uma moda com cada vez mais força nos SUV, o espaço de bagageira não ficou prejudicado com 520 litros, é idêntico ao do modelo existente com uma configuração de tração dianteira, enquanto o espaço da bagageira no modelo com tração às quatro rodas é ainda maior, com 470 litros, contra os atuais 395 litros.

A marca francesa apresentou três propostas de grupos propulsores EV diferentes com uma autonomia de até 700 km:

Electric 210 — 1 motor dianteiro, 157 kW (213 cv) e 343 Nm, bateria de 73 kWh, autonomia de 525 km;

Electric 230 Long Range — 1 motor dianteiro, 170 kW (231 cv) e 343 Nm, bateria de 98 kWh, autonomia de 700 km;

Electric 320 Dual Motor AWD — 2 motores (um por eixo), 240 kW (326 cv) e 343+166 Nm, bateria de 73 kWh, autonomia de 525 km.

Uma das mais recentes novidades foi o novo E-RIFTER, disponível em 2 versões, com 5 e 7 lugares em cada um dos dois comprimentos: Standard (4,40 m) e Longo (4,75 m). Este último acrescenta comprimento tanto em termos de distância entre eixos como das projeções, para uma habitabilidade ainda maior.

A tudo isto adiciona-se a presença no primeiro lugar no mercado nacional, com o 2008 a ser o carro preferido dos portugueses em 2023.

O 208 é o segundo modelo mais vendido da Peugeot, contando, até ao momento, com 5.947 unidades matriculadas. O modelo compacto 308 – que acaba de lançar a variante 100% elétrica –fecha o top 3 da Peugeot, contabilizando um total de 2.988 unidades comercializadas.

A liderança da Peugeot estende-se, também, ao mercado dos VCL, onde o Partner se assume como o furgão preferido das empresas e dos profissionais com um total de 3.849 unidades. Tudo isto quando ainda falta conferir os números do mês de dezembro. Um 2023 com nota positiva para a marca francesa.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)