Citroën em 2023: Ano marcado pela apresentação do ë-C3 e novas propostas híbridas e elétricas
Citroën teve um ano repleto de novas propostas para o mercado, sendo uma delas muito importante para o segmento B. O novo ë-C3 apresentando em outubro é uma aposta da marca francesa para um mercado que estava a ser bastante explorado pelos concorrentes chineses e com anúncios de outras marcas para essa fatia crítica do mercado. A Citroën revelou o “primeiro automóvel 100% elétrico e acessível da Europa”, como designou o ë-C3, mas não se ficou por aí em 2023.
A Citroën começou o ano de 2023 com a sua proposta para um mundo de calma e conforto, chegando ao mercado o novo Citroën ë-C4 X. Situado num patamar entre um familiar e um SUV, com traços de ‘fastback’ e equipado com um sistema totalmente elétrico, o novo Citroën ë-C4 X está equipado com um motor elétrico de 136 cavalos no eixo dianteiro e oferece uma autonomia máxima de 360 quilómetros. Para carregar a bateria de 50 kWh bastam cerca de 30 minutos para alcançar o valor de 80% usando um carregador rápido com uma potência até de 100 kW, mas se usar uma simples Wall Box de 7,4 kW e de 32ª, o tempo de carga passa para as cinco horas com uma alimentação trifásica, ou para as 7,5 horas com uma ligação monofásica.
Em termos de preços e equipamentos, o novo ë-C4 X tem quatro hipóteses de escolha (Feel, Feel Pack, Shine e Shine Pack), sendo que o preço base é de 40.191 euros. No outro extremo da tabela, a versão Shine Pack mais equipada tem um PVP de 44.191 euros.
Ainda no primeiro mês do ano, a marca francesa anunciou que foi já ultrapassada a fasquia das 500 mil unidades produzidas do Citroën C3 Aircross. Mas seria no mês seguinte que a Citroën fez saber que as gamas C4, ë-C4 e C5 X sofreriam algumas atualizações importantes.
No caso do ë-C4, por exemplo, tratou-se de uma nova opção de configuração de cores para a carroçaria, enquanto foi confirmado que a gama C4 – motores térmicos e a versão 100% elétrica – vai também receber o My Citroën Drive Plus.
O Citroën C5 X recebeu uma importante novidade para o nosso mercado, uma vez que foi disponibilizada a versão de 180 cavalos, que se juntou à de 225cv.
Em março, a Citroën celebrou os 30 anos da apresentação no Salão de Genebra do Xantia. Foram produzidas mais de 1,3 milhões de unidades ao longo de nove anos, desde o dia em que foi apresentado no Salão de Genebra de 1993. A base deste projeto começou a ser desenvolvida no centro de estilo italiano da Bertone, tendo sido finalizado pela equipa de Daniel Abramson, já no centro de estilo da Citroën.
No mês seguinte, o Citroën C3 dos mercados indiano, asiático e sul-americano foi distinguido com o troféu de “World Urban Car 2023” (“Carro Urbano Mundial do Ano 2023”), entregue no âmbito do Salão Internacional do Automóvel de Nova Iorque, após votação de um painel composto por mais de 100 peritos automóveis de 32 países, incluindo Portugal.
Em maio, a marca francesa anunciou que iria disponibilizar 50 My Ami Buggy em Portugal. Desde o seu lançamento comercial internacional, em abril de 2020, o Citroën Ami surpreendeu o mercado da micromobilidade graças ao seu design atípico, numa proposta fácil de utilizar porque é ultracompacta, com apenas 2,41 metros de comprimento. Sendo um veículo 100% elétrico, pode ser recarregado em apenas 4 horas através de uma tomada normal de 220V, como acontece num eletrodoméstico.
No mesmo mês, a Citroën passou a disponibilizar uma nova proposta no seu portfólio, com a introdução da nova tecnologia Hybrid 48V no C5 Aircross. A bateria do novo C5 Aircross Hybrid 136 recarrega-se durante determinadas fases de condução, e por um motor a gasolina PureTech de 136 cv, desenvolvido especificamente para se adaptar a este novo sistema híbrido, conjunto acoplado a uma nova caixa de velocidades ë-DCS6 e a um motor elétrico de 21 kW.
40% dos componentes do motor a gasolina 1.2 PureTech são novos, com três cilindros e 1199 cm3, que desenvolve 136 cv (100 kW) às 5.500 rpm e um binário de 230 Nm às 1.750 rpm.
O motor elétrico síncrono de ímanes permanentes, capaz de desenvolver uma potência de pico de 21 kW (28 cv) e um binário de 55 Nm, permite que o C5 Aircross seja conduzido em modo 100% elétrico em situações de necessidade de binário reduzido, a baixas velocidades, em manobras ou em desaceleração, e auxilia o motor a gasolina nas fases de arranque. Durante a desaceleração atua como um gerador para recarregar a bateria, reduzindo simultaneamente o desgaste dos travões.
Os modos de condução e a recuperação de energia são geridos automaticamente, pelo que até 50% das deslocações em cidade podem ser efetuadas em modo 100% elétrico e sem emissões.
O C5 Aircross Hybrid 136 tem um preço a partir de 39.380 €.
Ainda em maio, a Citroën celebrou o 55º aniversário do Méhari, viatura apresentada a 16 de maio de 1968. Entre 1968 e 1987 foram produzidas 144.953 unidades, maioritariamente na fábrica Citroën de Forest, na Bélgica. Mas esta é também uma história feita em Portugal, já que 19.749 unidades foram produzidas na Fábrica de Mangualde, de 1969 a 1983.
Em junho confirmou-se que a Citroën preparava o lançamento da versão elétrica do C3, prometendo CEO da marca francesa que seria uma “inovação no mercado”, sendo lançada com um preço abaixo dos 25 mil euros. Mas enquanto isso, os Citroën ë-C4 E ë-C4 X ganharam novas opções de motorização.
Equipados com um novo grupo propulsor capaz de proporcionar uma autonomia máxima de 420 km segundo o ciclo WLTP, significava um aumento de autonomia de quase 17% relativamente à primeira geração. Com uma nova bateria de 54 kWh e um novo motor mais eficiente e potente que desenvolve 115 kW (156 cv) de potência.
O mítico Citroën 2 CV fez 75 anos em julho. Este icónico carro francês foi apresentado pela primeira vez em 1948 e rapidamente tornou-se um sucesso mundial. Teve um enorme sucesso comercial, mas deixou de ser produzido em 1990. O último 2 CV saiu da fábrica de Mangualde, em Portugal, 42 anos após o seu lançamento, às 16h30 do dia 27 de julho de 1990. A Fábrica portuguesa contribuiu para o sucesso do 2 CV, tendo produzido 81.882 unidades.
Também em julho, Thierry Koskas assumiu o cargo de CEO da Citroën.
Em outubro, a Citröen apresentou a nova edição limitada Citroën C5 X Hypnos, uma versão topo de gama do C5 X. No exterior, o C5 X Hypnos apresenta uma nova cor Azul Eclipse, realçada por alguns elementos gráficos em vermelho Infrared, enquanto o interior apresenta um novo ambiente luminoso e arejado, com cores e materiais distintos que criam uma atmosfera serena e relaxante no habitáculo. A sensação de conforto é reforçada por características como um teto de abrir em vidro, o sistema de som de alta-fidelidade, os bancos dianteiros aquecidos e ventilados, com massagem, ajuste lombar elétrico e ainda tapetes especiais. Todos estes elementos contribuem para uma sensação única de bem-estar a bordo do C5 X, sem esquecer a suspensão ativa e os bancos Citroën Advanced Comfort, bem como o elevado nível de isolamento sonoro, com vidros dianteiros e traseiros acústicos.
Disponível com o propulsor híbrido plug-in 225 ë-EAT8, o C5 X Hypnos chegará ao mercado no início de 2024 com um um P.V.P. de 53.540 €.
No entanto, ainda estava reservado para esse mês um dos mais importantes anúncios da marca francesa durante o ano de 2023. A Citroën apresentou o ë-C3 com autonomia até 320 km e preços a partir de 23.000€. Designado como o “primeiro automóvel 100% elétrico e acessível da Europa”, vai enfrentar a ofensiva chinesa no Velho Continente, com preços a partir de 23.300 Euros, mas com a promessa de um ë-C3 ainda mais acessível para 2025, com 200 km de autonomia e com preços a partir dos 19.990 Euros.
Pela primeira vez na Europa, a Citroën construiu o novo ë-C3 em torno de uma plataforma concebida para acomodar um grupo motopropulsor 100% elétrico. A base do automóvel é uma versão da altamente flexível plataforma global ‘Smart Car’ da Stellantis, tendo permitido à Citroën tornar o novo ë-C3 acessível aos clientes, a preços a partir dos 23.300 euros. Com uma autonomia de 320 km, a gama ë-C3 será proposta em muitos mercados da Europa a preços mais baixos do que estamos acostumados com os elétricos, com duas versões bem equipadas, denominadas You e Max. Um Citroën ë-C3 com 200 km de autonomia irá chegar em 2025 com preços a partir dos 19.900 euros.
Com uma autonomia máxima de 320 km WLTP, o ë-C3 apresenta um motor de 83 kW (113 CV) e uma transmissão totalmente automática que acelera o automóvel dos 0 aos 100 km/h em cerca de 11 segundos, e uma velocidade máxima (provisória) de 135 km/h, o suficiente em ambientes urbanos e suburbanos.
A série de entrada ‘You’ conta com um elevado nível de equipamento de série, incluindo faróis LED dianteiros, Suspensão Citroën Advanced Comfort, Active Safety Brake (sistema de travagem de emergência), novo sistema Citroën Head Up Display, sistema My Citroën Play com Smartphone Station para infotainment, espelhos retrovisores elétricos, iluminação automática, radar de estacionamento traseiro, spoiler traseiro, cruise control, ar condicionado manual e seis airbags.
O topo de gama Max acrescenta jantes de liga leve de 17 polegadas com corte diamantado, pintura bi-tom Citroën, com tejadilho contrastante, barras de tejadilho decorativas, chapas de proteção à frente e atrás, ecrã tátil a cores de 10,25 polegadas com espelhamento de smartphone, bancos Citroën Advanced Comfort®, limpa para-brisas automático, retrovisores exteriores elétricos e aquecidos, volante em pele, banco da segunda fila rebatível 60/40 e regulação do banco do condutor em altura, luzes traseiras LED, vidros traseiros escurecidos, bancos em TEP/Tecido, ar condicionado automático, sistema de navegação 3D, carregamento sem fios, câmara traseira, espelho retrovisor eletrocromático e vidros traseiros elétricos.
Em relação ainda ao ë-C3, foram efetuadas 10.000 reservas em apenas um mês, tendo ainda triunfado, em dezembro, no prémio ‘Ecobest 2024’ da Autobest, um prémio que distingue os veículos que se destacam em termos de ecologia, eficiência energética e redução do impacto ambiental. O júri reconheceu o ë-C3 como o mais relevante novo automóvel elétrico para 2024.
A Citroën mostrou, durante o mês de outubro, imagens teaser do sucessor do pequeno SUV C3 Aircross, que deverá ser lançado em 2025 como um modelo de sete lugares. Quem o afirmou foi o CEO da Citroën, Thierry Koskas, que mostrou imagens da dianteira do futuro modelo, bem como um plano superior da disposição dos lugares, que mostravam uma disposição 2+3+2.Em novembro, a Citroën modernizou a sua versão My Ami Pop com um novo design. Conserva todos os elementos de estilo exterior que contribuíram para o seu sucesso, mas muda de cor, com a introdução da tonalidade Infrared (Infravermelho) como cor predominante. Com efeito, os autocolantes nas soleiras das portas e nos vidros laterais traseiros passaram do laranja para o vermelho Infrared, uma verdadeira cor de assinatura da gama Citroën.
Disponibilizado sem alteração de preço, ou seja, 8.890 euros a pronto pagamento (IVA incluído), as primeiras entregas do My AMI pop serão efetuadas durante o primeiro trimestre de 2024.
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