Toyota considerada a marca mais valiosa do mundo no setor Automóvel
Carlos Tavares: “O que foi decidido a nível europeu foi um erro crasso”

Toyota defende uso de diferentes tipos de baterias

By on 19 Dezembro, 2023

Nas baterias, tal como na nova mobilidade, não há apenas um caminho a percorrer. O radicalismo não “rima” como mobilidade sustentável e as várias soluções à disposição devem ser tidas em conta. Nas baterias, a Toyota defende a mesma abordagem.

As baterias de estado sólido têm sido olhadas como a grande solução para os veículos elétricos, mas a Toyota, muito mais cautelosa nas afirmações que faz quanto aos elétricos, defende uma abordagem com vários tipos de bateria, apesar de ser uma das marcas que melhor domina a tecnologia.

As baterias de estado sólido, que utilizam um eletrólito sólido entre o ânodo e o cátodo em vez de um eletrólito líquido, são capazes de produzir densidades de energia mais elevadas, reduzindo o tamanho e o peso da bateria – e, consequentemente, o seu custo. As baterias de estado sólido, que utilizam um eletrólito sólido entre o ânodo e o cátodo em vez de um eletrólito líquido, são capazes de produzir densidades de energia mais elevadas, reduzindo o tamanho e o peso da bateria – e, consequentemente, o seu custo. Mas existem vários desafios, nomeadamente a capacidade de as produzir em grande escala. É uma tecnologia que ainda dá os primeiros passos, e que precisa de ser mais desenvolvida para chegar ao nível desejado. Apesar de já conhecer bem a tecnologia, a Toyota defende que outras soluções para baterias também devem ser tidas em conta:

“Não pensamos que as baterias de estado sólido venham a ser um fator de mudança só porque as temos”, disse o CEO Koji Sato à Automotive News Europe numa entrevista à margem do Japan Mobility Show em Tóquio, em outubro. “As baterias também poderão percorrer vários caminhos”

Sato afirmou que a empresa irá recorrer a baterias bipolares de iões de lítio com eletrólitos líquidos para aumentar a autonomia e a eficiência antes de as baterias de estado sólido entrarem em ação. A Toyota diz, de forma clara, que várias soluções devem ser pensadas e utilizadas para chegar aos objetivos propostos.

A marca japonesa já olha para baterias com 1000km de autonomia. Mas mais que isso, a Toyota mostra uma postura muito realista quando aos veículos elétricos e a forma como se inserem no mundo atual. A Toyota tem apostado numa abordagem variada com soluções diferentes, para diferentes necessidades. E o caminho certo é esse, pois devemos pensar no mundo de amanhã, mas não podemos esquecer o mundo de hoje.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)