McLaren revela o sucessor do GT: o novo GTS é mais leve e potente
A McLaren revelou o novo GTS, que se junta à gama McLaren como substituto do GT e que estará disponível a partir de 2024. O GTS apresenta um bloco V8 que debita 635 cv de potência, sendo mais leve que o seu antecessor.
O GTS foi pensado e concebido para agradar aos condutores gostam de uma condução dinâmica, mas ao mesmo tempo não querem perder o conforto e o espaço para bagagem adequados às viagens de rotina e às viagens longas. Oferece ainda uma maior oferta de especificações exteriores e interiores.
Na frente do GTS, o estilo de assinatura “cabeça de martelo” foi atualizado com uma nova secção inferior do para-choques dianteiro. Esta área do automóvel apresenta novas entradas de ar esculpidas que são mais pronunciadas, com entradas mais largas para canalizar mais ar para o sistema de radiador do automóvel. As lâminas de entrada de ar dianteiras podem ser opcionais em fibra de carbono brilhante. Nos guarda-lamas traseiros, novas entradas de ar mais altas – também disponíveis em fibra de carbono brilhante – estão situadas nos ombros do automóvel. Tal como a dianteira redesenhada, as melhorias nos guarda-lamas traseiros são funcionais, permitindo um maior fluxo de ar para o motor V8 biturbo de 4,0 litros. O GTS inclui um difusor traseiro de grandes dimensões e escapes duplos, fazendo parte de um pacote que proporciona uma banda sonora de supercarro a pedido com o sistema de escape desportivo opcional.
De série, o GTS vem com um acabamento em preto brilhante no acabamento do escape, nas capas dos espelhos retrovisores e nas molduras das janelas. Os novos emblemas GTS, incluindo os novos emblemas laterais, podem ser pintados com um acabamento preto e as opções visuais em fibra de carbono incluem um pack de carbono para a parte inferior da carroçaria, que inclui o splitter dianteiro, as saias laterais, a parte inferior do para-choques traseiro e o difusor. Os pormenores exteriores, como as lâminas da entrada de ar dianteira, as entradas de ar do guarda-lamas traseiro e as capas dos espelhos retrovisores, também podem ser acabados em fibra de carbono.
O GTS é sustentado pelo chassis monocoque MonoCell II-T em fibra de carbono, que apresenta uma construção forte e ultra-leve e a rigidez exigida por um supercarro McLaren de motor central. O tejadilho de série em material compósito é feito de fibra de carbono reciclada, uma das muitas soluções de redução de peso na construção do GTS que contribui para otimizar o desempenho e a dinâmica do veículo, solução experimentada já no carro da equipa de Fórmula 1. Estas escolhas são fundamentais para permitir que o GTS proporcione uma emocionante experiência de condução de supercarro leve, sem deterioração da qualidade de condução.
Pesa apenas 1.520 kg apresentando uma relação peso-potência de 418 cv por tonelada. A potência do motor V8 M840TE de 4,0 litros com turbocompressor duplo foi elevada para 635 cv às 7.500 rpm, sendo que os 15 CV adicionais provêm do aumento do binário da cambota, possibilitado por um faseamento da combustão mais agressivo e por uma regulação da ignição. Uma função de controlo de arranque de série, quando ativada, o GTS atinge os 0-100 km/h em apenas 3,2 segundos e os 0-200 km/h em apenas 8,9 segundos. A velocidade máxima do GTS é de 326 km/h.
Apresenta uma transmissão SSG de sete velocidades que proporciona mudanças suaves, contínuas e rápidas no modo Comfort por defeito desde o arranque. O condutor pode melhorar a sua experiência de supercarro com dois modos de condução adicionais – Sport e Track – através do painel. O modo Sport introduz um maior dramatismo, proporcionando passagens de caixa mais rápidas e agressivas. O modo Track eleva ainda mais este nível, maximizando o desempenho da caixa de velocidades com uma perda mínima de binário entre mudanças. O controlo manual das mudanças é possível utilizando as patilhas de mudança de velocidades montadas no volante em qualquer um dos modos de condução.
A afinação do sistema de direção eletro-hidráulica, a suspensão de série com amortecimento adaptativo com controlo proativo do amortecimento e o potente sistema de travagem em carbono-cerâmica são todos exclusivos do GTS. Estes elementos otimizam a posição central do motor V8, dando prioridade ao equilíbrio e à agilidade.
O espaço da bagageira, atrás da célula de passageiros, tem 420 litros de capacidade, complementada por um compartimento de 150 litros no frente do automóvel. O espaço total de carga de 570 litros faz do McLaren GTS um supercarro prático.
O habitáculo utiliza uma mistura de materiais selecionados para proporcionar um ambiente de desempenho e luxo. Os interruptores e comandos em alumínio polido e serrilhado estão espalhados pelo interior, incluindo as patilhas de mudança de velocidades montadas no volante, juntamente com contornos em preto brilhante para o ecrã de infoentretenimento, seletor de velocidades na consola central, caixas das saídas de ar e interruptores das janelas. Os packs visuais opcionais em fibra de carbono incluem um fecho do volante com acabamento em carbono acetinado e patilhas de mudança de velocidades alargadas, e contornos interiores, juntamente com acabamentos nas soleiras com a marca McLaren.
De série, os bancos Comfort do GTS são estofados em pele Nappa, juntamente com um volante revestido a pele. Os novos esquemas interiores Performance e TechLux apresentam um design renovado. O acabamento Performance é desportivo, elegante e técnico, com bancos estofados em pele Softgrain Aniline e Alcantara em Jet Black ou Barolo, com debrum contrastante. O Performance inclui também bancos com memória e aquecimento com regulação elétrica. O novo esquema interior TechLux simboliza a elegância clássica, embora com um toque moderno da McLaren.
O ecrã de instrumentos digital de 10,25 polegadas apresenta as informações vitais para o condutor, como a velocidade, a seleção de velocidades e as rotações do motor, e integra-se com o sistema de navegação de série. O GTS também inclui um sistema de infoentretenimento com ecrã tátil central de 7 polegadas, com orientação vertical, com o seu menu e método de introdução ao estilo de smartphone. Tem navegação por satélite e informações de trânsito em tempo real, Bluetooth e o streaming de multimédia, bem como a receção de rádio digital DAB são equipamento de série. Um sistema de áudio premium da Bowers & Wilkins com 12 altifalantes, juntamente com woofers subgraves em fibra de carbono e unidades de transmissão de gama média em Kevlar está disponível como opção.
O teto panorâmico em vidro está disponível com um painel de vidro electrocrómico, que substitui o tejadilho preto brilhante composto por fibra de carbono de série. O painel permite ao condutor selecionar um de cinco níveis de transmissão de luz com o toque de um botão. Na sua configuração mais escura, o tejadilho electrocrómico proporciona um nível de transmissão de luz de 0,6%.
A jante de série para o GTS é uma jante de liga leve de 10 raios duplos, também disponível em prata, preto brilhante com efeito Diamond Cut, juntamente com uma opção exclusiva em tungsténio. Ambos os designs de jantes podem ser combinados com os novos parafusos de bloqueio opcionais em titânio, que são 35% mais leves do que os parafusos de série, reduzindo a massa não suspensa.
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