3,69 milhões de carregamentos estimados em 2023
O número de carregamentos de Veículos Elétricos tem aumentado ao longo do tempo. À medida que os carros elétricos começam a ganhar força um pouco por todo o mundo, também as necessidades de carregamento vão aumentando e com isso aumenta o número de operações feitas.
Segundo a ERSE, em 2022, foram realizados 2,20 milhões carregamentos, num total de 6 716 pontos de carregamento. Mas os números tendem a aumentar e para 2023, que ainda não terminou, espera-se um aumento dos carregamentos feitos. A ERSE estima 3,69 milhões de carregamentos até ao final do ano. Mas as estimativas para 2024 mostram um crescimento significativo. Prevê-se que em 2024 a rede de
mobilidade elétrica atinja cerca de 4,98 milhões de carregamentos, representando um aumento de 33% face à estimativa de 2023. Números que já mostram a importância dos elétricos no mercado nacional.
Para o ano de 2024, a ERSE aprovou uma redução de 4,2% das tarifas aplicáveis aos Comercializadores de eletricidade para a mobilidade elétrica (CEME) e aos Operadores de ponto de carregamento (OPC) e uma redução de 3,2% das tarifas aplicáveis aos detentores de pontos de carregamento (DPC), face às tarifas praticadas no ano 2023. A análise da ERSE, quanto ao impacto das tarifas da EGME (aplicáveis a CEME e a OPC) pela realização de carregamentos na rede Mobi.E, mostra que estas tarifas representarão entre 10% e 11% do preço final pago pelos UVE em 2024. Segundo a ERSE, deverá registar-se uma diminuição do custo dos carregamentos para os utilizadores de veículos elétricos, conjugando a diminuição das tarifas da ERSE e a diminuição do custo da energia no mercado.
0 comentários