Clássicos, Lohner-Porsche (1899): O primeiro híbrido
Jacob Lohner era um carroçador de Viena, na Áustria, que produziu carros elétricos entre 1898 e 1906. Entre os seus empregados, estava um tal de Ferdinand Porsche. Um dia, o promissor engenheiro desenvolveu um sistema baseado num motor elétrico acoplado a cada uma das quatro rodas. Estes veículos, que não necessitavam por isso de transmissão, ficaram conhecidos por Lohner-Porsche e não apenas foram os primeiros híbridos, como os primeiros a possuirem tração às quatro rodas. Eram híbridos porque, para lá dos quatro motores elétricos, possuíam um motor a gasolina suplementar – que não fornecia qualquer tração, simplesmente permitia carregar as baterias. Ao volante de um destes carros, que podiam atingir uns estonteantes 56 km/h, o próprio Ferdinand Porsche participou na edição de 1900 da rampa de Semmering. Estes carros, apesar de fiáveis, não tiveram sucesso, pois eram demasiado caros para a época – cerca de 15 mil coroas austríacas. Sobre Lohner, foi ele quem fabricou a carreta que transportou o corpo do arquiduque Francisco Fernando, cujo assassínio levou ao início da I Grande Guerra, em 1914.
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