Quais foram os desafios para criar o Suzuki S-Cross? Os responsáveis pelo projeto explicam
Oito coisas que precisa saber sobre a nova geração do Suzuki S-Cross

Suzuki S-Cross perto da ‘maioridade’…

By on 2 Dezembro, 2023

A um passo de atingir a maioridade, o crossover Suzuki, que foi lançado em 2006 com o nome SX4 e evoluiu para o atual S-Cross, posiciona-se por direito próprio como um dos mais modelos emblemáticos da marca.

A sua última geração, que acaba de cumprir dois anos no mercado, já representa cerca de 25% das vendas da gama Suzuki no nosso país.

Disponível em 3 versões, com 2 motores híbridos e disponibilizando o conhecido sistema de tração Suzuki AllGrip Select, a última geração do S-Cross é um dos modelos mais equilibrados do seu segmento.

Este modelo condensa todas as tecnologias da marca, tanto em termos de segurança, como de hibridização e conectividade, oferecendo os serviços Suzuki Connect.

O Suzuki S-Cross, lançado em 2014, pode ser considerado a evolução natural do Suzuki SX4, modelo pioneiro que inaugurou a nova categoria dos crossovers compactos, lançado no mercado em 2006. No nosso país, e prestes a atingir a maioridade, o crossover Suzuki posiciona-se, por direito próprio, como um dos modelos mais emblemáticos da marca.

O S-Cross é a versão crossover do espírito aventureiro da Suzuki, que pode ser visto à primeira vista no seu design, e é comprovado ao volante graças ao sistema de tração integral AllGrip Select, à sua distância ao solo e à robustez da sua carroçaria e suspensões.

Este modelo possui duas tecnologias híbridas, Strong Hybrid e Mild Hybrid de 48V, para se adaptar às necessidades dos utilizadores.

O S-Cross Strong Hybrid combina o novo motor a gasolina Dualjet de 1,5 litros com 102 CV de potência, com um motor elétrico de 24,6 KW de potência (33,4 CV). Graças a isto, este modelo consegue reduzir os seus consumos e emissões, e circular em modo 100% elétrico em viagens curtas.

A variante Mild Hybrid equipa um eficiente sistema híbrido ligeiro que não só reduz o consumo de combustível entre 15% a 20%, mas também aumenta o prazer de condução com uma resposta mais enérgica ao acelerador.

Ambos estão disponíveis com tração dianteira ou com a tração AllGrip Select 4×4. Este sistema, que concentra os mais de 50 anos de experiência da Suzuki em tração integral, permite selecionar entre quatro modos de condução: Auto, Sport, Snow e Lock.

O novo S-Cross disponibiliza ainda os sistemas de assistência à condução Suzuki Safety Support, que incluem elementos como o sistema de travagem de emergência autónoma Dual Sensor Brake Support (DSBS), o cruise control adaptativo com função Stop&Go ou o assistente de mudança de faixa, o alerta anti fadiga, o reconhecimento de sinais de trânsito, a deteção do ponto morto, o controle de retenção em pendentes e o alerta de tráfego posterior.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)