Preços dos elétricos deverá descer substancialmente em 2024
Um dos grandes problemas dos novos veículos elétricos é o seu preço. A tecnologia ainda recente e o preço das matérias-primas motivaram preços pouco convidativos para os novos elétricos a entrarem no mercado. Mas a Goldman Sachs prevê uma queda significativa dos preços, já em 2024.
Segundo a Goldman Sachs Research preço das baterias deverá chegar aos 99 dólares por quilowatt-hora (kWh) de capacidade de armazenamento até 2025 – uma descida de 40% em relação a 2022 (a previsão anterior apontava para uma descida de 33%). A redução do preço dos materiais como o lítio, o níquel e o cobalto deverá ser o motor da queda destes preços. É estimada uma queda dos preços ao rimto de 11% por ano entre 2023 e 2030, segundo Nikhil Bhandari, codiretor do departamento de Investigação de Recursos Naturais e Energia Limpa da Goldman Sachs Research na Ásia-Pacífico, no dito relatório.
Segundo a Goldman Sachs, o valor atual das baterias ronda os 170 $/ kW/h e deverá cair para os 120. Convém notar que este valor é atribuído ao conjunto de células (baterias) e não das células individuais. Cada fabricante constrói baterias de forma diferente (o que implica preços diferentes). Assim, poderemos ter fabricantes que poderão já ter o preço de armazenamento de energia mais baixo. O que este estudo mostra é que a tendência é de descida acentuada nos próximos dois anos.
0 comentários