Vendas na Europa: Dacia Sandero ‘vence’ outubro, Tesla Model Y em queda…
As contas finais estão quase fechadas, o processo é sempre moroso, mas o Dacia Sandero está cada vez mais perto de ser o automóvel mais vendido na Europa. Caso se confirme, será a terceira vez que o consegue em 2023, em que temos top do mês e o YTD, ‘Year to Date’ vendas até este momento.
São dois modelos muito distintos, o Dacia Sandero e o Tesla Model Y, mas têm sido estes dois automóveis a dividir entre si a liderança mensal, com a exceção Volkswagen T-ROC em julho.
O Sandero ‘venceu’ duas vezes e o Tesla, seis, sendo muito provavelmente (quase de certeza) o Sandero a ‘vencer’ em outubro.
Por outro lado, as vendas do Tesla Model Y continuam a cair fortemente, desta feita caiu para o 24º lugar pelo que o agregado do ano ainda pode mudar bastante. Neste momento, o Sandero está à frente por 184.088 a 183.799, com base nos números preliminares.
O concorrente mais próximo do Sandero para o título de vendas de outubro é o Renault Clio, que está mais de 6.600 vendas atrás do seu ‘primo’. A fechar o top 3 está o Toyota Yaris Cross, que poderá ascender a nº 2 do mês, uma vez contabilizadas todas as vendas da região.
O Peugeot 2008 e o Citroen C3 também têm o segundo lugar ao seu alcance, uma vez que apenas 361 vendas separam o segundo do quinto lugar, posições que podem mudar por completo até dezembro. Outra corrida renhida é pelo sétimo lugar, com o Volkswagen Polo à frente do Ford Puma por apenas 57 vendas, com base nos mesmos números preliminares.
Outros automóveis que deverão registar grandes aumentos de vendas em outubro são o Fiat Panda (+30%), o Kia Sportage (+27%) e o Audi A3 (+21%).
Os mais vendidos na Europa em cada mês:
janeiro — Dacia Sandero
fevereiro — Tesla Model Y
março — Tesla Model Y
abril — Dacia Sandero
maio — Tesla Model Y
junho — Tesla Model Y
julho — VW T-Roc
agosto — Tesla Model Y
setembro — Tesla Model Y
outubro — Dacia Sandero
Fonte: Dataforce
Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
0 comentários