Passeio dos Alemães: Máquinas germânicas na estrada com a chancela ACP
Grupo Volkswagen pretende reavivar o icónico Scirocco como automóvel desportivo elétrico

Volkswagen considera produzir modelo elétrico com preço mais acessível do que o planeado ID.2

By on 15 Novembro, 2023

Em março passado a Volkswagen revelou os planos para a produção de um automóvel compacto, com preço abaixo dos 25.000 Euros, apresentando o concept ID.2 all, com tração dianteira, autonomia de até 450 quilómetros, uma nova linguagem de design Volkswagen, baseada na plataforma MEB Entry e um dos dez novos modelos elétricos que os germânicos vão lançar até 2026. No entanto, e depois de algumas movimentações no mercado europeu, nomeadamente com a confirmação do lançamento da Renault de um novo Twingo, 100% elétrico e abaixo dos 20.000 Euros, o CEO da Volkswagen demonstrou ter vontade de entrar nesta ‘luta’, mas apenas na segunda parte desta década, acreditando que o custo das baterias vai baixar até essa altura.

A Volkswagen ainda não tomou uma decisão oficial sobre a produção de um carro elétrico com preços base de 20.000 Euros, mas o CEO do grupo, Oliver Blume, está convencido que com a redução dos custos das baterias, isso pode acontecer na segunda metade da década, disse na conferência Süddeutsche Zeitung Der Wirtschaftsgipfel, em Berlim.

Quando o ID.2 all foi apresentado, a marca confirmou estar a trabalhar num veículo de 20.000 Euros, mas sem avançar mais dados. Agora, Blume clarifica que a Volkswagen tem “a responsabilidade de colocar no mercado os produtos certos ao preço certo. Depois de termos chegado aos primeiros utilizadores de automóveis elétricos, precisamos agora que a tecnologia convença os consumidores que não têm a possibilidade de instalar uma estação de carregamento em casa”. O diretor executivo da marca explicou ainda que a inflação, a falta de carregadores e a quebra nos apoios para aquisição deste tipo de veículos, tem vindo a diminuir a procura dos consumidores pelos elétricos.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)