Kia EV9: o novo SUV elétrico de 7 lugares
Aí está o novo Kia EV9 um elétrico de sete lugares com um rol incrível de tecnologia…e de espaço. Não há muitos carros elétricos de sete lugares, embora várias marcas já tenham aponta a agulha para a questão, mas a KIA chega agora com um SUV familiar, que é caro, mas também tem atributos a condizer. Chega agora a Portugal. Tem autonomia de até 563 km (WLTP); carregamento ultrarrápido assegura 239 km em apenas 15 minutos, a sustentabilidade não foi esquecida e as alternativas ao couro, biomateriais e plástico reciclado são novo passo da Kia na utilização de materiais sustentáveis. Para Portugal vêm duas versões, a 1st Edition e GT-Line, com preços a partir de €77.000 para particulares e €60.990 (+IVA) para empresas.
Um design bem diferente do habitual, mais arrojado, muito mais tecnologia, maior versatilidade, são novos argumentos que o EV9, novo SUV 100% elétrico da Kia tem.
Este é o segundo modelo incluído nesta estratégia – depois do EV6 – o EV9 é o primeiro com a possibilidade de sete lugares e três filas de bancos. Uma versatilidade que é sublinhada pela elevada autonomia de até 563 km, de acordo com a norma WLTP.
Em pouco mais de três anos, a marca prevê integrar no seu portefólio 14 modelos EV.
Para João Seabra, diretor-geral da Kia Portugal, sublinha que “o EV9 eleva a Kia a um novo patamar. Colocando em prática o seu know-how tecnológico, a Kia apresenta uma proposta que se assume como uma referência em variados aspetos num segmento de elevada exigência, ao mesmo tempo que reafirma um profundo compromisso com o caminho que definiu em matéria de mobilidade sustentável”.
O Kia EV9 chega ao mercado nacional em duas versões – 1st Edition e GT-Line – com preços a partir de, respetivamente, €77.500 e €89.900. Para o mercado empresarial, os valores de comercialização iniciam-se em €60.990 e €67.990, acrescidos de IVA.De acordo com o atual enquadramento fiscal para empresas, a versão 1st Edition beneficia de IVA totalmente dedutível e de 0% de tributação autónoma.
Com as primeiras entregas previstas para meados de novembro, o Kia EV9 entra num dos segmentos de maior crescimento dentro do mercado de EV – o E-SUV – que registou um acréscimo de mais de 50% nas vendas desde o início de 2023.
385 cv, 239 km de autonomia em 15 minutos
As duas versões para o mercado nacional distinguem-se pela motorização, sistema de tração e por alguns elementos de equipamento adicionais incorporados de série na variante GT-Line. Ambas incluem uma bateria com uma capacidade de 99,8 kWh, com tecnologia de quarta geração da Kia, permitindo carregamento ultrarrápido de 800V.
A 1st Edition está equipada com um motor com 204 cv (150 kW) de potência e 350 Nm de binário máximo, com tração às rodas traseiras (RWD). Com uma velocidade máxima de 185 km/h, esta variante regista uma aceleração de 0 a 100 km/h em 9,4 segundos.
A autonomia totalmente elétrica é de até 563 km, de acordo com a norma WLTP, sendo possível carregar energia para 249 km em apenas 15 minutos, com recurso ao carregamento ultrarrápido. O consumo em ciclo combinado cifra-se em 20,2 kWh/100 km.
A versão GT-Line de tração integral (AWD) é alimentada por dois motores elétricos de 141 kW, um em cada eixo, perfazendo um total de 385 cv e 700 Nm. A velocidade máxima é de 200 km/h e a aceleração dos 0 aos 100km/h cumpre-se em apenas 5,3 segundos. Com um consumo em ciclo combinado de 22,8 kWh/100 km, a autonomia é de 505 km (norma WLTP).
O EV9 está equipado com carregamento bidirecional, o que significa que não só é possível carregar a bateria,como também utilizar a energia armazenada para alimentar aparelhos eletrónicos (Vehicle-to-Load, V2L) ou mesmo, no futuro, a casa (Vehicle-to-Home, V2H) ou a rede elétrica (Vehicle-to-Grid,V2G).
Comportamento referencial
O Kia EV9 é um verdadeiro SUV, projetado para enfrentar terrenos desafiantes, mas também afinado para proporcionar equilíbrio entre desempenho e conforto em estrada.
A integração direta da bateria de tração na Plataforma Modular Global Elétrica (E-GMP) da Kia, sobre a qual o modelo foi desenvolvido, contribui para este efeito, ao conferir um baixo centro de gravidade, que resulta em maior estabilidade e num comportamento em curva de elevado nível para um veículo das suas dimensões.
Dotado de uma nova suspensão Multi-Link na traseira com sistema auto-nivelante em função da carga, o EV9 possui quatro modos de condução: Eco, que maximiza a eficiência; Sport, que eleva a curva de potência para melhor desempenho; Normal, para o melhor equilíbrio entre desempenho e eficiência; e My Drive, cujos parâmetros podem ser personalizados.
Na versão com tração integral, o sistema Terrain Mode Select permite selecionar os modos Lama, Areia ou Neve, ajustando automaticamente a gestão do motor, a distribuição de binário e o chassis.
Sistemas de segurança de última geração
O Kia EV9 está equipado com os mais avançados sistemas de assistência ativa à condução.Será o primeiro da marca a apresentar o Highway Driving Pilot (HDP) da Kia, disponível a partir de meados de 2025, inicialmente na Alemanha. Juntamente com o AutoMode, o HDP fornecerá ao EV9 condução autónoma condicional de nível 3.
Os inúmeros sistemas presentes de série incluem funcionalidades como a manutenção de distância e velocidade em relação ao veículo da frente, apoio à mudança de faixa, correções de trajetória, aviso de baixa atenção do condutor, iluminação inteligente, entre muitas outras.Dependendo da situação, o sistema poderá emitir um aviso, aplicar um golpe de direção evasivo ou efetuar uma travagem de emergência para evitar uma colisão.
Neste conjunto, a título de exemplo, o Smart Parking Assist 2(RSPA 2) permite que o EV9 estacione sozinho sem necessidade de intervenção do condutor, dentro ou fora do veículo, sendo o procedimento iniciado através da chave inteligente da Kia. Adicionalmente, a chave do EV9 pode ser integrada com o smartphone, conhecida como Digital Key 2, passando esse a ser utilizado para abrir/fechar o veículo e ligá-lo, sem necessidade da chave física para tal.
Já em plena condução, o sistema Blind View Monitor (BVM) representa um grande acréscimo de segurança ao ativar a respetiva câmara para apresentar a vista lateral traseira quando o sinal de mudança de direção é acionado, oferecendo assim uma visibilidade adicional durante as mudanças de faixa.
O completo sistema de câmaras, designado SurroundView Monitor (SVM), oferece uma visualização 360 graus de toda a zona envolvente do veículo.
Novo Design exterior
O EV9 é um automóvel com uma presença visual marcante, decorrente da nova filosofia de design ‘Opposites United’ da Kia.
O exterior é caracterizado por uma geometria sólida, linhas limpas e um perfil SUV arrojado.
Detalhes como a última geração da Digital Tiger Face, com distintivos faróis verticais na dianteira, ou a assinatura luminosa “star map” nos LED posteriores, destacam-se no Kia EV9.
O EV9 estará disponível em cinco cores com acabamento brilhante: Snow White Pearl, Aurora Black Pearl, Flare Red, Pebble Grey e Iceberg Green. A cor Ivory Silver brilhante é um exclusivo do EV9 “1st Edition”, enquanto a Ocean Blue, cor herdada do Concept EV9, pode ser aplicada na versão GT-Line.
Habitáculo: muito espaço e tecnologia
Graças à arquitetura da plataforma totalmente plana, é proporcionado um espaço amplo para todos os ocupantes, em ambiente de “lounge”que se alarga pelas três filas de bancos. Os bancos de relaxamento disponíveis de série na fila dianteira, aquecidos e ventilados, oferecem conforto superior e podem ser reclinados, contando com um apoio para os pés que pode ser estendido durante o estacionamento ou o carregamento.
Além do amplo espaço disponível para os passageiros, o Kia EV9 tem uma capacidade da bagageira de 828 litros na configuração de 5 bancos e de 333 litros no formato de 7 lugares. Na dianteira, sob o capô, existe uma zona adicional, com uma capacidade de 90 litros na versão com tração traseira e de 52 litros na versão com tração integral.
Ao entrar no Kia EV9, destaca-se desde logo o Panoramic Wide Display, que incorpora um painel de instrumentos de 12,3 polegadas, um monitor de infotainment também de 12,3 polegadas e, entre estes, um sistema de controlo de climatização de 5,3 polegadas.
Destaque também para o sistema de som Meridian Premium, com 14 altifalantes distribuídos pelo habitáculo, alimentados por um amplificador dedicado, incluído de série em ambas as versões do EV9.
Por fim, embora não estejam para já disponíveis em Portugal, os Espelhos Laterais Digitais (Digital Side Mirrors, DSM) ligados a câmaras, expandem o campo de visão do condutor, aumentando a segurança e a comodidade.
Movimento sustentável com um interior ecológico
No âmbito da sua transformação enquanto fornecedor de soluções de mobilidade sustentável, a Kia definiu uma Estratégia de Sustentabilidade de Design para integrar materiais mais ecológicos nos seus automóveis. Em concreto, o plano abrange a eliminação progressiva da utilização de couro de origem animal, a aplicação de dez itens sustentáveis “indispensáveis” nos interiores dos seus veículos e a inovação contínua de novos materiais de base biológica.
O Kia EV9 representa a primeira etapa nesta jornada, com a inclusão de materiais interiores ecológicos. Exemplos são a alternativa ao couro feita de Biopoliuretano, que é parcialmente derivado do milho, o PET reciclado (tereftalato de polietileno) e o TPO (olefina termoplástica), bem como os tecidos e tapetes feitos de PET reciclado e de redes de pesca recicladas ou a utilização de tinta sem BTX.
Tabela de preços – Portugal
1st Edition/GT-Line: Particular (IVA incluído)* €77.000/€88.900
Empresas (acresce IVA) ** €60.990*** €67.990
*Acrescem despesas logísticas e administrativas e pintura metalizada
**Preços chave na mão
*** IVA 100% dedutível / 0% de tributação autónoma
Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
0 comentários