Clássicos, Lancia Beta Montecarlo: A inspiração do 037
O Beta foi o primeiro Lancia realizado debaixo do controlo da Fiat Auto, tendo o carro sido lançado em 1972. Cumprindo a tradição de Vicenzo Lancia de usar letras do alfabeto grego, o modelo recebeu um nome que já tinha sido usado em 1908 numa berlina e em1953 num autocarro.
A letra Alpha não foi escolhida, embora já tivesse sido usada, pois em 1972 a confusão com a Alfa Romeo, igualmente debaixo do chapéu da Fiat Auto, era evidente.
Assim, ficou Lancia Beta. Conheceu diversas variantes, embora a mais conhecida tenha sido a berlina de quatro portas. Seguiu-se o Beta Trevi, o Beta Coupé e Spider, seguindo-se o HPE, uma espécie de “shooting-brake” quem misturava o chassis da berlina, a frente e as portas do coupé. O modelo de que falamos hoje foi a variante final do Beta. Desenhado e construído por Pininfarina, era um coupé radical com um estilo interessante e duas portas. O nome era Beta Montecarlo (tudo pegado para não fazer confusão com o Principado do Mónaco). Tinha motor central traseiro, tração atrás e dois lugares apenas.
Como era habito na época – e ainda hoje assim é – o Beta Montecarlo tinha muitas peças comuns com os outros modelos Beta e este por sua vez com modelos Fiat. A Pininfarina realizou versões coupé e spider. O modelo esteve para se chamar Fiat, pois era encarado como o sucessor do X1/9, tendo ficado com o nome de código X1/20. OM modelo estava aparentado com a gama Beta por questões comerciais, pois muitas coisas eram comuns, mas o estilo era totalmente diferente.
Os primeiros modelos foram comercializados entre 1975 e 1978 e tinham o nome Beta Montecarlo. Depois de dois anos de pausa na produção, o modelo regressou (1980-1981) com o nome Lancia Montecarlo, mantendo o motor de dois litros com injeção e 122 CV. Foram construídos 7595 carros. Mas o que ficou foi a inspiração para aquele que seria um dos mais deliciosos carros de rali de sempre, o Lancia 037. O estilo é semelhante – igualmente saído do lápis de Pininfarina – o habitáculo é decalcado do Beta, sendo tudo o resto diferente pois o 037 recorria a umchassis tubolar.A versão de estrada do 037 era muito semelhante ao Beta Montecarlo, pelo que este poderá ser chamado como a musa do 037.
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