Marcas desaparecidas: Reliant
Marcas desaparecidas: Plymouth

Marcas desaparecidas: Jowett

By on 4 Novembro, 2023

Fundada por Benjamin e Williams Jowett – que se tinham lançado anteriormente no negócio das bicicletas e criaram um motor de dois cilindros em V para motorizar maquinaria – a Jowett nasceu em Bradford em 1906. O seu primeiro carro foi lançado em 1906, mas a pequena oficina estava sempre ocupada com todas as diversas atividades da empresa e as experiências com diversos tipos de motor não permitiram desenvolvimentos. O modelo só entrou em produção em 1910, com um motor de dois cilindros refrigerado a ar, 816 c.c. de cilindrada e uma caixa de três velocidades. A carroçaria era um roadster de dois lugares. Doze carros foram feitos até chegar uma versão mais avançada, já com volante, em 1913 da qual foram produzidas mais 36 unidades.

A primeira guerra mundial veio estragar os planos dos Jowett e a sua oficina passou a fabricar munições. Regressaram ao negócio automóvel com uma nova fábrica nos arredores de Bradford e um novo modelo, o Jowett 7. Ainda com o motor de 816 c.c., o modelo foi um sucesso e a marca insistiu e realizou várias versões diferentes.

Seguiram-se o Jowett Kestrel (com caixa de 4 velocidades) e em 1935 o Weasel. No ano seguinte a marca concebeu o primeiro motor de quatro cilindros com 1166 c.c. e duplo carburador aplicado no Jowett Ten.

A produção parou em 1940, depois dos fundadores se terem retirado. A empresa foi comprada por Charles Clore em 1945 e revendida em 1947 aos banqueiros Lazard Brothers. A produção reiniciou-se depois da Segunda Guerra Mundial, com carros completamente diferentes e avançados: suspensão dianteira independente com barra estabilizadora frente e trás e uma antevisão do que são hoje os monoblocos. O Jowett Javellin era um carro rápido, seguro e desejável e por isso os volumes de produção ultrapassaram tudo o que era expectável. Esse facto levou a um excesso de otimismo e isso acabou com a Jowett: problemas de fiabilidade, prontamente resolvidos, deixaram marcas e a incapacidade de cumprir com os pedidos de novos modelos, levaram a Jowett a mudar-se para o negócio aeronáutico. EM 1963, a Jowett acabou de vez, quando o negócio dos aviões entrou em recessão.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)