Polestar 4: o carro com menor impacto de carbono da marca
As marcas automóveis estão cada vez mais a preocupar-se com a Avaliação do Ciclo de Vida dos seus automóveis. A Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) é um processo que permite avaliar o impacto ambiental de um produto ao longo de todo o seu ciclo de vida, desde a extração das matérias-primas, passando pela produção, utilização e fim de vida. A ACV pode ser utilizada para identificar oportunidades de melhoria da sustentabilidade de um produto e é isso o ponto mais importante.
Hoje em dia não conta somente o impacto que os automóveis fazem quando rodam na estrada, mas sim desde o ‘estirador’.
Ao realizar uma ACV dos seus automóveis, as marcas podem identificar áreas onde podem reduzir o impacto ambiental dos seus veículos. Por exemplo, podem reduzir o peso dos veículos utilizando materiais mais leves, podem melhorar a eficiência do motor ou podem desenvolver sistemas de reciclagem mais eficazes.
A Polestar publicou a primeira Avaliação do Ciclo de Vida (LCA) do Polestar 4 e esta revela que o Polestar 4 tem a pegada de carbono mais baixa de todos os automóveis Polestar até à data, 19,4 toneladas de CO2e no lançamento.
O Polestar 4 é produzido na fábrica SEA da Geely Holdings na Baía de Hangzhou, na China, que combina eletricidade verde com o certificado de energia hidroelétrica I-REC, com eletricidade fotovoltaica do telhado da fábrica. Uma maior utilização de alumínio com baixo teor de carbono proveniente de fundições que utilizam eletricidade hidroelétrica ajuda a reduzir ainda mais o impacto climático. Além disso, foram incluídos na avaliação, pela primeira vez, dados relativos à quota de alumínio reciclado.
Disponível inicialmente na China, o Polestar 4 com motor único da gama Standard tem uma pegada de carbono de 19,4 tCO2e. A versão de motor único da gama longa tem uma pegada de carbono de 19,9 tCO2e, enquanto a versão de motor duplo da gama longa tem uma pegada de carbono de 21,4 tCO2e. O alumínio representa 23-24% da pegada de carbono, enquanto o aço e o ferro constituem 20%, e os módulos de bateria representam a maior percentagem da pegada de carbono da produção e refinação de materiais, com 36-40%.
Fredrika Klarén, Directora de Sustentabilidade da Polestar, afirma: “Para apoiar o nosso objetivo de emissões líquidas nulas, estabelecemos orçamentos de carbono para todos os nossos automóveis.
Ao longo do desenvolvimento do produto Polestar 4, o seu orçamento de carbono influenciou tudo, desde as escolhas de materiais às fontes de energia da fábrica. A partilha da ACV permite-nos mostrar que podemos lutar pelo zero líquido – uma tonelada de CO2e de cada vez.”
A Polestar publica todos os pormenores da pegada de carbono de todos os seus modelos. O fabricante sueco de veículos eléctricos acredita que a indústria automóvel deve ser uma força motriz na mudança para a mobilidade sustentável e que a transparência é um fator essencial.
Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
0 comentários