Lancia e Departamento Heritage da Stellantis certificam o Lancia Delta de Miki Biasion
No Heritage Hub da Stellantis, Luca Napolitano, CEO da marca Lancia, e Roberto Giolito, Diretor do Departamento Heritage da Stellantis, atribuíram o Certificado de Autenticidade a um automóvel que fez história no mundo automóvel e, em especial, nos desportos motorizados: o Lancia Delta 4WD de 1986, propriedade de Massimo “Miki” Biasion, um dos pilotos de ralis mais bem-sucedidos de todos os tempos.
O Lancia Delta, nas suas várias versões, dominou o mundo dos desportos motorizados desde o final dos anos 80 até ao início dos anos 90, conquistando seis títulos mundiais de construtores, quatro títulos de pilotos e mais de 40 vitórias individuais, confirmando a sua posição como o carro de ralis mais vitorioso de todos os tempos.
Também graças ao Delta, a Lancia continua a ser a marca mais coroada de sempre nos ralis, com quinze Campeonatos do Mundo de Ralis, três Campeonatos do Mundo de Construtores de Resistência, uma 1000 Miglia, duas Targa Florio e uma Carrera Panamericana, Miki Biasion é uma figura importante na história dos desportos motorizados da Lancia, graças às suas vitórias consecutivas nos Campeonatos do Mundo de 1988 e 1989 com o Delta da equipa Martini Racing.
A certificação obtida verifica a autenticidade do veículo e resulta de um exame técnico e histórico exaustivo efetuado pelo construtor. Este processo envolve uma estreita colaboração entre os técnicos do Heritage e da Marca para estabelecer peremptoriamente a identidade do veículo. Os proprietários de automóveis que passam com sucesso este exame recebem uma documentação detalhada, incluindo o “Certificado de Autenticidade”, a placa de certificação “Lancia Classiche” e um dossier que engloba a história do veículo, critérios de intervenção e fotografias dos componentes avaliados.
O Lancia Delta é um dos automóveis mais emblemáticos da história da marca, incluindo do ponto de vista do design. Os seus elementos essenciais entraram no inconsciente coletivo e orientaram o design dos futuros automóveis da Lancia: as suas formas primárias brutais e eficientes e as geometrias radicais são ambas parte da história do design da marca.
Como parte do seu plano estratégico a 10 anos, a Lancia lançará três novos modelos, um a cada dois anos, começando em 2024 com o Novo Ypsilon. A partir de 2026, a Lancia lançará apenas modelos 100% elétricos e, a partir do lançamento do Delta em 2028, comercializará apenas automóveis 100% elétricos. O plano estratégico prestará grande atenção à sustentabilidade, como demonstrado pela utilização de materiais inovadores: 50% das superfícies táteis serão eco sustentáveis.
0 comentários