Lamborghini Countach LP 400, chassis #001 de 1974 na Auto e Moto d’Epoca Bologna

By on 27 Outubro, 2023

A Automobili Lamborghini está em destaque na 40ª edição do Salão de Automóveis Clássicos Auto e Moto d’Epoca e pela primeira vez em Bolonha. No ano do seu 60º aniversário, a casa de Sant’Agata Bolognese decidiu participar no evento, que, a partir deste ano, tem lugar na capital da sua terra Natal. O stand do Lamborghini Polo Storico, apresentará dois ícones de Sant’Agata Bolognese: o primeiro Countach LP 400 produzido e a carroçaria de um Espada atualmente em restauro, em exibição como um work in progress.

“A Automobili Lamborghini, representada por Polo Storico, participará oficialmente neste evento, pela primeira vez, este ano, na área conhecida como Motor Valley”, disse Alessandro Farmeschi, Diretor de Pós-Venda da Automobili Lamborghini. “No stand de Bolonha, apresentamos dois carros, que simbolizam a preservação do património da empresa e o serviço de restauro do Polo Storico: o primeiro Countach, o LP 400 habitualmente em exposição nosso museu em Sant’Agata Bolognese, e um Espada Série 3, propriedade de um entusiasta japonês que está atualmente a ser restaurado.”

Inaugurado em 2015, o Polo Storico é o departamento da Automobili Lamborghini que supervisiona o património da empresa. Em particular, é responsável por preservar a história da empresa com sede em Sant’Agata e dos seus carros, através da gestão e estudo dos arquivos da empresa,pela restauração de carros clássicos,pela certificação de Lamborghinis clássicos, incluindo o Diablo, e pela organização de eventos dedicados a colecionadores da Lamborghini.

1974 Countach LP 400, chassis #001

O Countach mais antigo que existe, com chassi número: 1120001, que foi apresentado no Salão Automóvel de Genebra a 15 de março de 1973. É bastante diferente do primeiro Countach produzido, o show car LP 500 exibido em Genebra em 1971, e é uma peça importante na história da Lamborghini.Originalmente, foi pintado de vermelho, e usado para inúmeros testes de desenvolvimento depois do salão de Genebra, e embora já fosse bastante semelhante ao carro de produção, que chegaria em 1974, tinha muitos detalhes diferentes. Em junho de 1973, o chassi Countach 1120001, foi retratado numa famosa sessão fotográfica que apareceu numa das principais revistas britânicas da época, enquanto o piloto de testes Bob Wallace o conduzia para Sant’Agata Bolognese. Em setembro de 1973, este carro parecia ter desaparecido. Em eventos subsequentes, apareceu um LP 400 na cor Verde Medio, que muitos pensaram ser um segundo carro. A verdade completa sobre o Countach 001, só foi revelada em 2003, quando um LP 400 foi encontrado na Suíça. Levado de volta a Sant’Agata Bolognesee estudado atentamente durante os trabalhos de restauro que preservaram a sua originalidade, descobriu-se que sob o verde, ainda havia a tinta vermelha e o que se presumia serem dois carros diferentes eram, na verdade, umsó.

1972 Espada Series 3, chassis #8824

Revelado em 1968, o Espada foi o primeiro carro de quatro lugares produzido pela Automobili Lamborghini. Muito baixo e extremamente inovador, este carro de 12 cilindros com motor dianteiro, podia acomodar, confortavelmente, quatro passageiros,além de uma quantidade substancial de bagagem, permanecendo ultrarrápido. Em 1970, foi apresentada a segunda série Espada S2, e em 1972 chegou o S3, a versão final que permaneceu em produção até 1978. O carro exposto no stand da Lamborghini, com o número de chassis 8824, foi entregue a 28 de setembro de 1972 ao concessionário Lamborghini da época na região de Milão e depois enviado ao seu primeiro proprietário no Japão. É apresentado nesta exposição, enquanto está a ser restaurado pelo Polo Storico, apresentando-se apenas em “chapa”, e com sinais de preparação de pintura, enquanto se conclui o restauro, quando será devolvido ao seu colecionador e proprietário japonês. Originalmente numa bela combinação de cores, bronze com um interior de cor mostarda, este Espada passou pelos testes finais de fábrica em 11 de setembro de 1972.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)