Novo Hyundai IONIQ 9: novos horizontes para o SUV topo de gama 100% elétrico
Mercedes dá insights exclusivos sobre pesquisa e tecnologias futuras

Mazda2: design revisto e repleto de conteúdos

By on 16 Outubro, 2023

O Mazda2 foi renovado, tem agora um novo visual exterior, a gama foi reestruturada com novos níveis de equipamento e uma nova palete de cores. O bloco a gasolina de 1,5 litros mantém-se disponível com 3 níveis de potência: 75, 90 e 115 cv. tem preços a partir dos 20.860 € , correspondente à versão de entrada na gama.

O Mazda2 sublinha o seu regresso ao mercado nacional dos pequenos hatchbacks, apostando num visual substancialmente revisto, num novo estilo exterior e num novo tratamento ao nível do habitáculo.

Apresentando-se em quatro novos níveis de equipamento – Centre-Line, Homura, Exclusive-Line e Homura Aka–a Geração 2023 do Mazda2 adopta, entre outros,uma nova grelha dianteira, pára-choques de design mais elegante e duas cores exteriores que fazem a sua estreia na paleta do pequeno compacto citadino: AeroGreye Air Stream Blue. Já no interior, as alterações passam por uma conjugação de cores, nomeadamente nos painéis de instrumentos, de acordo com a cor exterior do modelo escolhida pelo cliente.

Os designers da Mazda concentraram-se em novas características de design que conferem às diferentes versões do modelo um visual mais distinto, permitindo aos clientes reflectir a sua individualidade com uma escolha mais ampla de combinações de cores ao longo dos quatro níveis de equipamento. Tal resultou numa redefinição de personalidades, com os Mazda2 Centre-Line e Exclusive-Line a focarem-se num conceito mais prático, enquanto os Mazda2 Homura e a Homura Aka apostam num carácter mais desportivo.

Extensível a toda a gama, destaca-se uma nova grelha, passando a moldura em forma de asa Mazda por detrás e não por baixo da matrícula, deixando espaço para acentuar essa nova forma e acabamento mais desportivo do pára-choques inferior. Para um visual mais vincado, essa moldura recorta orebordo dianteiro dos faróis dianteiros e as abas de cor de colocação assimétrica apresentam-se quer na grelha dianteira, quer no pára-choques traseiro.

“O Mazda2 pode ser o automóvel mais pequeno que produzimos, mas conta na sua essência com os mesmos valores de estilo, envolvência do condutor e qualidade que caracterizam todos os nossos modelos. Oferece aos nossos clientes uma individualidade extra, com versões mais distintas, maior leque de escolha de cores e um estilo renovado”, refere Luís Morais, Diretor Geral da Mazda Motor de Portugal. “Com o Mazda2 comercializado em paralelo com o Mazda2 Hybrid, damos aos clientes do segmento compacto a possibilidade de escolha de dois modelos distintos, de acordo com as suas necessidades”.

Através destes dois pequenos hatchbacks – Mazda2 e Mazda2 Hybrid – a Mazda conta com um par de propostas distintas e de conteúdos premium para o segmento B, modelos de características mais urbanas, na que é a mais ampla escolha neste sector do mercado.

A maior sobriedade Centre-Line e Exclusive-Line

Os Mazda2 Centre-Line e Exclusive-Line contam com uma secção frontal que integra um grande painel colorido na secção inferior da grelha, que uma vez combinado com os demais elementos – pára-choques dianteiro de novo design e uma secção inferior da grelha mais proeminente, com uma moldura em preto brilhante – lhes confere um novo e inconfundível visual.

Visando oferecer aos clientes novas combinações, o painel da grelha tem a mesma cor da carroçaria nas versões Soul Red Crystal, Snowflake White, Platinum Quartz, PolymetalGrey e também no novo tom Air Stream Blue; nas versões Machine Grey, Deep Crystal Blue, Ceramic Metallic e no novo Aero Grey, esse painel é na cor Jet Black, cor também da própria grelha.Esta conta com um pequeno elemento em amarelo, que se repete no friso em preto do pára-choques traseiro de novo design, colocado a toda a sua largura.

De série, as versões Centre-Line contam com jantes de ferro de 15 polegadas com tampões a duas cores, enquanto as versões Exclusive-Line as têm em preto brilhante, com medida de 16 polegadas.

Ao nível dos interiores, os Mazda2 Centre-Line e Exclusive-Line exibem uma combinação de cores semelhante, nomeadamente no novo painel de instrumentos, de acordo com as cores exteriores escolhidas pelos clientes: em menta nas versões Air Stream Blue e Ceramic Metallic; em branco puro nos Mazda2 nas cores Soul Red Crystal, Snowflake White, Platinum Quartz e Polymetal Grey; e preto espelhado nas restantes cores exteriores.

O conceito desportivo Homura e Homura Aka

Adotando uma abordagem diferente, os níveis de equipamento Homura e o Homura Aka foram concebidos numa interpretação mais desportiva do Mazda2. Tirando partido do bem proporcionado design Kodo e do novo desenho mais elegante dos pára-choques, a versão Homura adopta uma grelha preta, em favo de mel e com um detalhe em vermelho, espelhos retrovisores exteriores em preto brilhante, jantes de liga leve de 16 polegadas pretas e uma antena de tejadilho,do tipo barbatana de tubarão, na mesma cor. Na traseira, o detalhe em vermelho surge à direita, quase no limite do friso preto do pára-choques.

Colocando-se no topo da gama Mazda2, o patamar Homura Aka adota essa mesma configuração ao nível da grelha e dos retrovisores exteriores, mas as jantes de liga leve de 16 polegadas maquinadas, em preto, contando, também, com um tejadilho em preto brilhante, cores contrastantes que realçam, ainda mais, o seu visual desportivo.

Passando para os interiores, as versões Homura adoptam bancos em tecido preto, com detalhes em vermelho – a mesma cor dos rebordos das saídas de ventilação – contrastando com um painel de instrumentos em preto brilhante. Nas versões Homura Aka os bancos são em meia pele preta, com detalhes ao centro e rebordo em vermelho, contando com um painel de instrumentos preto de toque suave e um volante aquecido em pele, ambos com pespontos vermelhos.

Como tem sido apanágio da gama Mazda2, esta mais recente geração apresenta excelentes conteúdos de série, extensíveis a toda a gama, como sejam o Rotary Commander dos diferentes sistemas colocado no meio dos bancos da frente, para controlo dos sistemas de áudio, de navegação e das definições do veículo, bem como Apple Car Play e Android Auto sem fios, cruise control, Bluetooth integrado e controlo da climatização, entre outros elementos, nomeadamente em prol da segurança, ativa e passiva, de conforto e de conectividade.

Três níveis de potência para objetivos distintos

Em termos mecânicos, a Geração 2023 do Mazda2 mantém a aposta no bloco Skyactiv G de 1,5 litros, com três níveis de potência (75, 90 e 115 cv), sempre associada à caixa manual Skyactiv MT de seis velocidades .

A entrada na gama faz-se através do motor Skyactiv-G de 75 cv, bloco que é exclusivo das variantes Centre-Line. Já o motor mild-hybrid e-Skyactiv G de 90 cv está disponível para os níveis Exclusive-Line, Homura e HomuraAka. A unidade mild-hybrid e-Skyactiv G de 115 cv é exclusiva do Mazda2 Homura Aka. Os dois blocos mais potentes contam com as vantagens da tecnologia M Hybrid da Mazda, sendo sublinhadas pelo emblema e-Skyactiv G aposto na traseira das respetivas versões.

As atualizações introduzidas em 2022 no bloco a gasolina de 1,5 litros, nomeadamente uma taxa de compressão aumentada de 13,1 para 15,1 e um coletor de escape melhorado de 4-1 para 4-2-1,proporcionaram melhorias consideráveis em termos de eficiência, soluções que integram o Mazda2 de 2023. Em resultado e de acordo com os três níveis de potência, as emissões de CO2 baixaram para o intervalo 110 a 113g/km. A título de exemplo, um Mazda2 Homura de 90 cv e caixa manual de seis velocidades emite 107 g/km, face aos 120 g/km da equivalente versão Sport anterior a 2022.

Modelo compacto reconhecido pelo seu comportamento, a configuração dinâmica da mais recente Geração 2023 Mazda2 integra o sistema G-Vectoring Control Plus (GVC Plus) da Mazda, versão evoluída do sistema GVC da Mazda, agora utilizando os travões para aplicar o controlo direto do movimento de guinada, para além do sistema de controlo do motor anteriormente adotado.

Destaque ainda para os vastos conteúdos de segurança e de conectividade, alinhados de acordo com os quatro níveis de equipamento da Geração 2023 do Mazda2.

Resumo da gama nacional do Mazda2 2023

• Carroçarias: Hatchback do segmento B

• Níveis de equipamento: Centre-Line, Homura, Exclusive-Line e Homura Aka (Edição Especial)

• Motores (todos mild-hybrid a gasolina):

o 1.5 Skyactiv-G de 75 cv

Potência máxima: 75 cv/55 kW às 6000 rpm

Binário máximo: 143 Nm às 3500 rpm

Tracção: às rodas da frente

o 1.5 e-Skyactiv G (MHEV) de 90 cv

Potência máxima: 90 cv/66 kW às 6000 rpm

Binário máximo: 151 Nm às 3500 rpm

Tracção: às rodas da frente

o 1.5 e-Skyactiv G(MHEV) de 115 cv

Potência máxima: 115 cv/85 kW às 6000 rpm

Binário máximo: 151 Nm às 3500 rpm

Tracção: às rodas da frente

• Caixa de velocidades:

o Skyactiv MT (manual) de 6 velocidades

• Principais registos(Valores combinados WLTP):

o 1.5 Skyactiv-G

Velocidade máxima: 171 km/h

Reprise dos 0 aos 100 km/h: 11,3 seg.

Consumos: 4,8 l/100 km

Emissões de CO2: 109 g/km

o 1.5e-Skyactiv G(MHEV) de 90 cv

Velocidade máxima: 183 km/h

Reprise dos 0 aos 100 km/h: 9,8 seg.

Consumos: 4,7 l/100 km

Emissões de CO2: 107 g/km

o 1.5e-Skyactiv G(MHEV) de 115 cv

Velocidade máxima: 200 km/h

Reprise dos 0 aos 100 km/h: 9,1 seg.

Consumos: 5,0 l/100 km

Emissões de CO2: 113 g/km

• Preços de Venda ao Público :

o Centre-Line (6 configurações): 20.860 € a 24.775 €

o Homura (4 configurações): 25.580 € a 26.130 €

o Exclusive-Line (6 configurações): 26.395 € a 30.050 €

o Homura Aka(5 configurações): 27.795 € a 31.050 €

• Cores de carroçaria :

o Sólida: Arctic White (sem custo)

o Metalizadas: Snowflake White Pearl, Jet Black, Deep Crystal Blue, Ceramic White, Polymetal Gray, Platinum Quartz, Aero Gray e Air Stream Blue (550 €)

o Metalizadas Especiais: Machine Gray (750 €), Soul Red Crystal (850 €)

• Interiores:

o Centre-Line: Pretos / Estofos em tecido preto c/ elementos em menta / branco puro / preto brilhante (consoante as cores exteriores)

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)