Mazda CX-5 2.2 Skyactiv-D 184 cv – Ensaio Teste
Mazda CX-80: O topo de gama para sete pessoas, a partir de 63.000€

Lexus, Subaru e Mazda apostam no desportivismo no Salão da Mobilidade do Japão

By on 13 Outubro, 2023

A Lexus, a Subaru e a Mazda planeiam revelar concept cars desportivos na Japan Mobility deste mês, apontando para um futuro eletrificado em possíveis sucessores do LFA, WRX e MX-5 Miata.

A Lexus planeia revelar um concept car que prevê um desportivo totalmente elétrico baseado na sua nova plataforma EV dedicada que chegará em 2026.

Capots compridos, silhuetas elegantes, faróis traseiros divertidos. Estes são os sinais tentadores de uma série de carros desportivos que a Lexus, a Mazda e a Subaru vão apresentar no Salão da Mobilidade do Japão deste mês.

Os três fabricantes de automóveis japoneses apresentaram os seus modelos esta semana, enquanto anunciavam os planos para a exposição automóvel, a reencarnação moderna do grande Salão Automóvel de Tóquio.

As três marcas fazem parte da esfera de influência da Toyota Motor. A Lexus é a contraparte premium da marca de mercado de massas Toyota. E a empresa-mãe da Toyota também detém ações minoritárias na Subaru e na Mazda Motor, mantendo as três empresas aliadas.

A Lexus planeia destacar as suas ambições de eletrificação com modelos conceptuais que anteveem a sua próxima geração de veículos totalmente elétricos, planeados para uma nova plataforma que chegará em 2026.

Uma imagem com luz de fundo, olhando para o nariz de um destes modelos misteriosos, mostra a postura inconfundível de um carro construído para a velocidade. O capot profundamente recuado, o habitáculo baixo, os guarda-lamas dianteiros elevados e os faróis tipo swoosh da marca Lexus evocam memórias do super automóvel LFA.

O carro é provavelmente o prenúncio de um espantoso coupé desportivo inspirado no LFA, que teria um tempo de 0 aos 100km/h na casa dos dois segundos e seria um veículo de referência. Há rumores de que esse veículo poderá ser fornecido numa versão puramente elétrica, híbrida e até mesmo numa versão de combustão interna normal para corridas GT.

Espera-se que o design se baseie no conceito Toyota GR GT3 apresentado em janeiro de 2022.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)