Dacia Duster Extreme ECO-G Bi-Fuel 100 – Ensaio Teste
A Dacia começou a ser apenas uma proposta de carros a preço muito mais acessível, com veículos baseados em produtos anteriores do Grupo Renault. Essa falta de alma era visível nos primeiros Sanderos, que interessaram apenas a clientes que procuravam uma solução menos onerosa para o seu transporte. Mas o tempo tem feito bem à Dacia, de tal forma que apesar da honestidade acima referida, conseguem surpreender com argumentos que não seriam, à partida, expectáveis. A renovação da imagem da marca também ajudou e o restyling trouxe pontos positivos.
No mercado desde 2010 ao preço de um citadino, o Duster veio abanar o segmento dos SUV. Com mais de 2 milhões de unidades vendidas, desde 2019, o Duster tornou-se num dos mais vendidos do seu segmento e os argumentos que apresenta são agora mais fortes.
Com a marca a querer dar salto, procurando ser mais do que apenas fabricante de carros low-cost, apontando à Jeep como objetivo, dando ainda mais foco ao off-road, a Dacia tem o Duster como principal proposta. Depois de termos ensaiado o Dacia Duster Dci 115, foi a vez do Duster ECO-G Bi-Fuel 100 na versão Extreme. Ou seja, o carro vem com dois depósitos, um para gasolina e outro para GPL, uma opção que faz sentido nestes dias em que os preços dos combustíveis são cada vez mais exorbitantes.
Versatilidade
Espaço
Boa relação qualidade/preço
Conforto do bancos
Consumos
Exterior
O Novo Duster adota as características da nova identidade visual da Dacia, vista, pela primeira vez, nos novos Sandero, Sandero Stepway e no Logan. Os novos faróis incluem luzes diurnas em Y, um novo formato que inspirou os relevos 3D na nova grelha cromada do radiador. O novo logótipo da Dacia dá um toque de modernidade, há muito exigido e que consegue o objetivo com muito sucesso. A iluminação, sempre presente à frente (do tipo ECOLED) e atrás, encarna a nova assinatura de LED da Dacia. O Duster é o primeiro modelo da Dacia a ser equipado com indicadores de mudança de direção LED dianteiros. Esta tecnologia é também utilizada para os faróis de médios (com ativação automática de máximos de série) e para as luzes da placa de matrícula. Para além do menor consumo de eletricidade, os LED oferecem melhor iluminação, tanto de dia como de noite, proporcionando uma melhor visibilidade, tanto para o condutor como para outros utilizadores da estrada. Tendo uma generosa altura ao solo, apresenta características que podem fazer dele um “off roader” decente, mesmo nas versões de duas rodas motrizes. No geral, o Dacia mantém-se fiel à sua imagem, com um novo toque de modernidade. As formas primordiais do Duster mantêm-se intocadas, o que acrescenta à honestidade do conceito. Não é certamente o carro mais bonito do mundo, mas tem caráter próprio, o que é de salientar. Na versão ensaiada, a Extreme, com a cor Caqui Lichen (seja lá o que isso for), o Duster ficou ainda melhor com pormenores estéticos interessantes como os espelhos cor bronze, jantes pretas num conjunto que resulta muito bem.
Interior
Os estofos dos bancos no Duster são relativamente confortáveis, um pouco para o firme. O tecido e o formato dos novos encostos de cabeça melhoram a ergonomia e são fáceis de manter. O primeiro impacto pode mostrar que entramos no mundo do plástico, mas a qualidade de construção é boa e os plásticos, apesar de duros, têm qualidade. Não há ruídos parasitas, mas esse teste é preferível fazer depois de alguns quilómetros, pois a idade poderá não ajudar. Mas fica a clara sensação que o interior é robusto. O novo restyling trouxe um toque de modernidade, com as saídas de ar com a forma do novo logótipo da marca, nesta versão em cor bronze. Pequenos pormenores que fazem a diferença e tornam o interior mais bonito. Para os passageiros no banco traseiro, há espaço mais que suficiente para três pessoas. Aliás, o espaço é o ponto forte do Duster, com muito espaço de arrumação e com uma bagageira generosa, que se torna ainda maior. O habitáculo é agradável Q.B., espaçoso e com ar robusto.
Equipamento
O equipamento de série inclui o ecrã do computador de bordo, a ativação automática de máximos e um limitador de velocidade com controlos iluminados no volante. O ar condicionado automático com visor digital, cruise-control com comandos no volante. Como não há muitos menus para nos perdermos, encontramos facilmente a informação pretendida e os botões de acesso são fáceis de usar. Simples e eficiente. O tablier inclui um novo ecrã tátil de 8”. O sistema de infotainment está longe de ser o mais rico e o mais agradável à vista, mas é eficiente. Nesta versão contamos ainda com Assistência à travagem de emergência, ESP + Sistema de ajuda ao arranque em subida (HSA), sensores de chuva e de luminosidade, ar condicionado automático, 2 entradas USB nos lugares dianteiros + 2 nos lugares traseiros, teto de abrir elétrico. O nível de equipamento é muito interessante para um veículo com este preço e não ficamos com a sensação que pagamos pouco e por isso, temos pouco. Pelo contrário, pelo preço, há uma lista de equipamento boa com pequenos extras que acrescentam. Este Duster não difere em muito dos outros, sendo que a opção que mais interessa é a Bi-Fuel que iremos explorar mais adiante.
Consumos
Tratando-se de um carro que circula com dois tipos de combustível, há duas médias de consumos a ter em conta. A média obtida no consumo de gasolina foi de 7,2l/100km. Não é uma média particularmente interessante, mas é também verdade que neste ensaio enfrentamos muito trânsito e pouca estrada aberta, o que comprometeu os números finais. No que diz respeito ao consumo de GPL, no pouco tempo que utilizamos, e também com trânsito à mistura, fizemos uma média de 8l/100km. Não são números estonteantes, mas são interessantes.
Ao Volante
O Duster faz tudo o que é esperado dele, sem espantar, mas sem desiludir também. A direção não é muito direta, mas é agradável, especialmente a baixas velocidades em que se torna muito leve, o que ajuda nas manobras em cidade e fora de estrada. Na estrada e na autoestrada, a direção fica mais dura e, por isso, um pouco mais direta. Como é expetável num SUV, a suspensão não está pensada para enfrentar curvas de forma mais desportiva, mas o Duster tem firmeza suficiente, até mais do que outros modelos. Assim, não temos a sensação que navegamos por águas agitadas. O Duster enfrenta estradas mais danificadas com grande facilidade e absorve lombas sem problema, numa experiência agradável. Fora de estrada, apresenta os mesmos argumentos. No geral, é um carro com uma condução agradável, com uma suspensão que apesar de não ser o último grito, cumpre com eficiência, uma direção eficiente, especialmente para manobras, com um raio de viragem de 10,4 metros, que lhe dá uma boa agilidade. A caixa de seis velocidades está bem escalonada, e é agradável de utilizar. A posição de condução é elevada e as proporções do carro não assustam. Apesar de ser um carro relativamente grande, não temos essa sensação ao volante. A diferença de performance quando se usa gasolina ou GPL é marginal, e não irá notar grandes disparidades. À distância de um botão, pode mudar o combustível a usar, sem complicações.
Motor
O motor é um 1.0 de 100 CV, que chega muito bem para o que o Duster pode fazer. O motor tem um som agradável, mas não se ouve em demasia dentro do habitáculo. É um motor vivo, que mostra vontade mesmo a baixas rotações. Não tem a parcimónia do dCi a Gasóleo e por isso dá um pouco mais de vivacidade à experiência de condução. Como já referido, diferenças de performance entre gasolina e GPL praticamente impercetíveis. Com este motor, nesta configuração Bi-Fuel passa a ter um carro com uma boa autonomia (ultrapassando 1300km com os dois depósitos). Podendo optar pelo combustível que mais lhe interessa. Tendo em conta que, no momento em que este artigo está a ser escrito, o preço da gasolina está a 1.851 € e o preço do GPL está a 0.854 €, o Duster pode até tornar-se no melhor amigo da sua carteira para as deslocações do dia a dia.
Balanço Final
O balanço final deste ensaio com o Duster é amplamente positivo. Para quem não pretende ter os gadgets de última geração, uma experiência de condução imersiva e entusiasmante e quer apenas um veículo que lhe permita ir de A a B, com conforto e espaço, sem gastar muito, o Duster é uma excelente opção. Tem uma boa base de equipamento, mas não oferece alguns sistemas de segurança ativa presentes na maioria dos carros novos. Mas essa postura é claramente assumida pela marca, que aposta na segurança passiva de proteção de passageiros, sem apostar em sistemas como a Assistência de manutenção na faixa. Esta versão, apesar de ser a mais cara, no modelo ensaiado temos um preço final de 22 mil euros, e tem a vantagem de estar já pronto a receber GPL, uma opção que cada vez mais pessoas pondera para fazer frente às subidas incessantes dos combustíveis.
Concorrentes
Neste segmento não há concorrência com GPL
Ficha Técnica
Velocidade máxima 168 km/h
Consumo WLTP – Combinado 6,4 l/100 km (obtido – 7.2)
Consumo WLTP GPL – Combinado 7.8 l/100km (obtido – 8)
Comprimento 4.341 mm
Largura 1.804 mm
Altura 1.693 mm
Peso 1.331 kg
Depósito de combustível – Gasolina 50 l /GLP 49.8 litros
Volume da mala 445 litros (1.478 litros com bancos traseiros rebatidos)
Potência máxima 101 CV / 74 kW
Binário máximo 170 Nm
Número de cilindros 3
Tração Dianteira
Caixa Manual de seis velocidades
Equipamento de Série:
- Personalização exterior:
Barras de tejadilho longitudinais modulares Retrovisores exteriores em castanho cobre Antena shark
- Segurança:
Deteção da pressão dos pneus Airbags laterais, airbag central dianteiro, cortinas Chamada de emergência E-Call Assistência à travagem de emergência (AFU) ESP + Sistema de ajuda ao arranque em subida (HSA)
- Condução
Sensores de chuva e de luminosidade Câmara Multiview Quadro de instrumentos TFT 3,5″ Volante em couro Volante regulável em altura e profundidade Vidros laterais e óculo traseiro sobreescurecidos Infotraffic 3 anos atualização mapas navegação Regulador e limitador de velocidade
- Iluminação
Luzes diurnas em LED Faróis de nevoeiro em LED Iluminação na bagageira Iluminação de teto
- Climatização
Ar condicionado automático
- Conforto
Elevadores elétricos dos vidros traseiros Elevadores elétricos dos vidros dianteiros com função de impulso do lado do condutor Compatível com Android Auto™ e/ou Apple CarPlay™ 2 entradas USB nos lugares dianteiros + 2 nos lugares traseiros Banco traseiro rebatível 1/3-2/3 Cartão Mãos-Livres Consola central semi-elevada com apoio de braços e local de arrumação
Mais/Menos
Mais
Versatilidade
Espaço
Boa relação qualidade/preço
Menos
Conforto do bancos
Consumos
Preços
Preço da versão ensaiada (Euros): 22.125€
Preço da versão base (Euros): 21.650€
Exterior
O Novo Duster adota as características da nova identidade visual da Dacia, vista, pela primeira vez, nos novos Sandero, Sandero Stepway e no Logan. Os novos faróis incluem luzes diurnas em Y, um novo formato que inspirou os relevos 3D na nova grelha cromada do radiador. O novo logótipo da Dacia dá um toque de modernidade, há muito exigido e que consegue o objetivo com muito sucesso. A iluminação, sempre presente à frente (do tipo ECOLED) e atrás, encarna a nova assinatura de LED da Dacia. O Duster é o primeiro modelo da Dacia a ser equipado com indicadores de mudança de direção LED dianteiros. Esta tecnologia é também utilizada para os faróis de médios (com ativação automática de máximos de série) e para as luzes da placa de matrícula. Para além do menor consumo de eletricidade, os LED oferecem melhor iluminação, tanto de dia como de noite, proporcionando uma melhor visibilidade, tanto para o condutor como para outros utilizadores da estrada. Tendo uma generosa altura ao solo, apresenta características que podem fazer dele um “off roader” decente, mesmo nas versões de duas rodas motrizes. No geral, o Dacia mantém-se fiel à sua imagem, com um novo toque de modernidade. As formas primordiais do Duster mantêm-se intocadas, o que acrescenta à honestidade do conceito. Não é certamente o carro mais bonito do mundo, mas tem caráter próprio, o que é de salientar. Na versão ensaiada, a Extreme, com a cor Caqui Lichen (seja lá o que isso for), o Duster ficou ainda melhor com pormenores estéticos interessantes como os espelhos cor bronze, jantes pretas num conjunto que resulta muito bem.
Interior
Os estofos dos bancos no Duster são relativamente confortáveis, um pouco para o firme. O tecido e o formato dos novos encostos de cabeça melhoram a ergonomia e são fáceis de manter. O primeiro impacto pode mostrar que entramos no mundo do plástico, mas a qualidade de construção é boa e os plásticos, apesar de duros, têm qualidade. Não há ruídos parasitas, mas esse teste é preferível fazer depois de alguns quilómetros, pois a idade poderá não ajudar. Mas fica a clara sensação que o interior é robusto. O novo restyling trouxe um toque de modernidade, com as saídas de ar com a forma do novo logótipo da marca, nesta versão em cor bronze. Pequenos pormenores que fazem a diferença e tornam o interior mais bonito. Para os passageiros no banco traseiro, há espaço mais que suficiente para três pessoas. Aliás, o espaço é o ponto forte do Duster, com muito espaço de arrumação e com uma bagageira generosa, que se torna ainda maior. O habitáculo é agradável Q.B., espaçoso e com ar robusto.
Equipamento
O equipamento de série inclui o ecrã do computador de bordo, a ativação automática de máximos e um limitador de velocidade com controlos iluminados no volante. O ar condicionado automático com visor digital, cruise-control com comandos no volante. Como não há muitos menus para nos perdermos, encontramos facilmente a informação pretendida e os botões de acesso são fáceis de usar. Simples e eficiente. O tablier inclui um novo ecrã tátil de 8”. O sistema de infotainment está longe de ser o mais rico e o mais agradável à vista, mas é eficiente. Nesta versão contamos ainda com Assistência à travagem de emergência, ESP + Sistema de ajuda ao arranque em subida (HSA), sensores de chuva e de luminosidade, ar condicionado automático, 2 entradas USB nos lugares dianteiros + 2 nos lugares traseiros, teto de abrir elétrico. O nível de equipamento é muito interessante para um veículo com este preço e não ficamos com a sensação que pagamos pouco e por isso, temos pouco. Pelo contrário, pelo preço, há uma lista de equipamento boa com pequenos extras que acrescentam. Este Duster não difere em muito dos outros, sendo que a opção que mais interessa é a Bi-Fuel que iremos explorar mais adiante.
Consumos
Tratando-se de um carro que circula com dois tipos de combustível, há duas médias de consumos a ter em conta. A média obtida no consumo de gasolina foi de 7,2l/100km. Não é uma média particularmente interessante, mas é também verdade que neste ensaio enfrentamos muito trânsito e pouca estrada aberta, o que comprometeu os números finais. No que diz respeito ao consumo de GPL, no pouco tempo que utilizamos, e também com trânsito à mistura, fizemos uma média de 8l/100km. Não são números estonteantes, mas são interessantes.
Ao volante
O Duster faz tudo o que é esperado dele, sem espantar, mas sem desiludir também. A direção não é muito direta, mas é agradável, especialmente a baixas velocidades em que se torna muito leve, o que ajuda nas manobras em cidade e fora de estrada. Na estrada e na autoestrada, a direção fica mais dura e, por isso, um pouco mais direta. Como é expetável num SUV, a suspensão não está pensada para enfrentar curvas de forma mais desportiva, mas o Duster tem firmeza suficiente, até mais do que outros modelos. Assim, não temos a sensação que navegamos por águas agitadas. O Duster enfrenta estradas mais danificadas com grande facilidade e absorve lombas sem problema, numa experiência agradável. Fora de estrada, apresenta os mesmos argumentos. No geral, é um carro com uma condução agradável, com uma suspensão que apesar de não ser o último grito, cumpre com eficiência, uma direção eficiente, especialmente para manobras, com um raio de viragem de 10,4 metros, que lhe dá uma boa agilidade. A caixa de seis velocidades está bem escalonada, e é agradável de utilizar. A posição de condução é elevada e as proporções do carro não assustam. Apesar de ser um carro relativamente grande, não temos essa sensação ao volante. A diferença de performance quando se usa gasolina ou GPL é marginal, e não irá notar grandes disparidades. À distância de um botão, pode mudar o combustível a usar, sem complicações.
Concorrentes
Neste segmento não há concorrência com GPL
Motor
O motor é um 1.0 de 100 CV, que chega muito bem para o que o Duster pode fazer. O motor tem um som agradável, mas não se ouve em demasia dentro do habitáculo. É um motor vivo, que mostra vontade mesmo a baixas rotações. Não tem a parcimónia do dCi a Gasóleo e por isso dá um pouco mais de vivacidade à experiência de condução. Como já referido, diferenças de performance entre gasolina e GPL praticamente impercetíveis. Com este motor, nesta configuração Bi-Fuel passa a ter um carro com uma boa autonomia (ultrapassando 1300km com os dois depósitos). Podendo optar pelo combustível que mais lhe interessa. Tendo em conta que, no momento em que este artigo está a ser escrito, o preço da gasolina está a 1.851 € e o preço do GPL está a 0.854 €, o Duster pode até tornar-se no melhor amigo da sua carteira para as deslocações do dia a dia.
Balanço final
O balanço final deste ensaio com o Duster é amplamente positivo. Para quem não pretende ter os gadgets de última geração, uma experiência de condução imersiva e entusiasmante e quer apenas um veículo que lhe permita ir de A a B, com conforto e espaço, sem gastar muito, o Duster é uma excelente opção. Tem uma boa base de equipamento, mas não oferece alguns sistemas de segurança ativa presentes na maioria dos carros novos. Mas essa postura é claramente assumida pela marca, que aposta na segurança passiva de proteção de passageiros, sem apostar em sistemas como a Assistência de manutenção na faixa. Esta versão, apesar de ser a mais cara, no modelo ensaiado temos um preço final de 22 mil euros, e tem a vantagem de estar já pronto a receber GPL, uma opção que cada vez mais pessoas pondera para fazer frente às subidas incessantes dos combustíveis.
Versatilidade
Espaço
Boa relação qualidade/preço
MenosConforto do bancos
Consumos
Ficha técnica
Velocidade máxima 168 km/h
Consumo WLTP – Combinado 6,4 l/100 km (obtido – 7.2)
Consumo WLTP GPL – Combinado 7.8 l/100km (obtido – 8)
Comprimento 4.341 mm
Largura 1.804 mm
Altura 1.693 mm
Peso 1.331 kg
Depósito de combustível – Gasolina 50 l /GLP 49.8 litros
Volume da mala 445 litros (1.478 litros com bancos traseiros rebatidos)
Potência máxima 101 CV / 74 kW
Binário máximo 170 Nm
Número de cilindros 3
Tração Dianteira
Caixa Manual de seis velocidades
Equipamento de Série:
- Personalização exterior:
Barras de tejadilho longitudinais modulares Retrovisores exteriores em castanho cobre Antena shark
- Segurança:
Deteção da pressão dos pneus Airbags laterais, airbag central dianteiro, cortinas Chamada de emergência E-Call Assistência à travagem de emergência (AFU) ESP + Sistema de ajuda ao arranque em subida (HSA)
- Condução
Sensores de chuva e de luminosidade Câmara Multiview Quadro de instrumentos TFT 3,5″ Volante em couro Volante regulável em altura e profundidade Vidros laterais e óculo traseiro sobreescurecidos Infotraffic 3 anos atualização mapas navegação Regulador e limitador de velocidade
- Iluminação
Luzes diurnas em LED Faróis de nevoeiro em LED Iluminação na bagageira Iluminação de teto
- Climatização
Ar condicionado automático
- Conforto
Elevadores elétricos dos vidros traseiros Elevadores elétricos dos vidros dianteiros com função de impulso do lado do condutor Compatível com Android Auto™ e/ou Apple CarPlay™ 2 entradas USB nos lugares dianteiros + 2 nos lugares traseiros Banco traseiro rebatível 1/3-2/3 Cartão Mãos-Livres Consola central semi-elevada com apoio de braços e local de arrumação
Preço da versão base (Euros): 21.650€
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