Bentley: novas funcionalidades no Bentayga S e Azure
São muitas as novidades na gama Bentley! O Bentayga S e o Azure incluem agora quatro rodas direcionais de série; que é opcional nos outros modelos. Os bancos traseiros com Ajuste de Postura e Climatização Automática, estão agora disponíveis em todos os modelos Bentayga. Há melhorias na assistência ao condutor através de uma nova arquitetura elétrica. Novas funcionalidades Connected Car, de qualidade do ar e de conforto. Os materiais de alcatifa são 100% reciclados e sustentáveis. Foi introduzido o “Bang & Olufsen for Bentley” na gama Bentayga.
O ‘Bentayga Styling Specification’ está disponível para a versão Extended Wheelbase, com distância entre eixos alargada.
Há agora novas pinturas exteriores, incluindo sete cores acetinadas e novas jantes de 21″ multiraios, com três opções de acabamento.
A Bentley Motors anunciou a introdução de uma coleção de novas funcionalidades que tornam a sua gama SUV de luxo ainda mais apelativa. A segunda geração do Bentayga foi apresentada em 2020 e com a adição de mais versões de performance e luxo, a gama Bentayga continua a ser a gama SUV de luxo de maior sucesso até à data.
Com o exterior do automóvel a manter-se atualizado, a margem para uma maior personalização foi ainda mais alargada, através de uma cor exterior adicional, sete novas pinturas acetinadas e uma nova opção de jantes de 21″ com três acabamentos diferentes possíveis. Foi dada prioridade à experiência do condutor e dos passageiros com uma nova tecnologia de chassis, uma nova arquitetura elétrica e funcionalidades adicionais, incluindo uma grelha do radiador dianteiro com novo perfil. A introdução das quatro rodas direcionais no Bentayga Extended Wheelbase, beneficiou o comportamento e a capacidade de manobra, além de ter reduzido o círculo de viragem em quase um metro. Este sistema vem agora incluído de série nos modelos Bentayga Azure e ‘S’, sendo opcional na restante gama.
Um em cada dois clientes da versão Extended Wheelbase opta pela Airline Seat Specification, a qual inclui o Ajuste de Postura e a Climatização Automática dos bancos, tecnologia líder mundial que está agora disponível como opção em todos os Bentayga com distância entre eixos de série.
Depois de o passageiro do banco traseiro selecionar a temperatura desejada entre sete níveis diferentes, o banco com climatização automática deteta a temperatura do passageiro e a humidade da superfície com uma precisão de 0,1 °C a cada 25 milissegundos. O sistema pode então determinar se aplica calor, ventilação ou ambos simultaneamente para manter o passageiro num conforto térmico ideal.
Simultaneamente, o sistema de ajuste da postura procede automaticamente a microajustes da posição do passageiro no banco e dos pontos de pressão, utilizando um algoritmo desenvolvido em colaboração com um quiroprático. O sistema pode aplicar 177 alterações de pressão individuais em seis zonas totalmente independentes durante um período de três horas, melhorando o conforto e minimizando a fadiga ao longo de uma viagem. Ao alterar subtilmente a forma das superfícies do banco ao longo do tempo, nenhuma área do corpo sofre fadiga de pressão durante um período prolongado – o que significa que o passageiro está sempre confortável.
As funcionalidades de assistência ao condutor também foram melhoradas com a inclusão Intelligent Park Assist (inclui estacionamento remoto), 3D Surround View e Emergency Assist. Os sistemas Adaptive Cruise Control, Lane Departure Warning e Bentley Safeguard também foram aperfeiçoados.
Várias destas novas assistências ao condutor são apresentadas no painel de instrumentos que também oferece agora três novos estilos de mostradores, com uma apresentação adicional específica para o modelo Bentayga. O novo painel de instrumentos do condutor também inclui uma visualização em tempo real da estrada à sua frente, uma representação em 3D dos objetos detetados (incluindo uma imagem do Bentayga com luzes exteriores interativas) e a indicação do estado das funcionalidades de assistência ao condutor.
As funcionalidades do Connected Car, incluem agora o sistema de assistência remota ao estacionamento que permite ligar e desligar o motor e manobrar o automóvel a uma distância de 3,5 metros, através de um smartphone.
Para o conforto do habitáculo, o sistema de ar condicionado também foi melhorado. O novo sistema utiliza o sensor de partículas para medir a qualidade do ar no interior e no exterior do automóvel. Esta informação é apresentada no ecrã central de infotainment e ativa automaticamente o “modo de recirculação”, impedindo a entrada de ar poluído no habitáculo. O sistema volta a ativar o modo de ar novo quando necessário. O novo sistema é desativado automaticamente quando não são detetados passageiros traseiros, reduzindo o ruído do fluxo de ar para a retaguarda e o consumo de energia.
Utilizando dados cartográficos, o sistema sabe quando o automóvel está prestes a entrar num túnel e, por conseguinte, onde se prevê uma maior poluição. Dez segundos antes de entrar no túnel, o sistema muda para o modo de recirculação para evitar que os poluentes entrem no habitáculo. À saída, o sistema volta ao modo de ar novo, exceto se houver mais um túnel no espaço de 20 segundos.
Os tapetes de série do habitáculo em todos os modelos também se tornaram mais sustentáveis. O novo revestimento do habitáculo é agora 100 % em nylon reciclado, proporcionando o mesmo nível de conforto e toque dos tapetes anteriores.
O habitáculo isolado cria um palco sonoro perfeito para a mais recente solução de áudio do Bentayga, “Bang & Olufsen for Bentley”. O design icónico do altifalante B&O – com acabamento em alumínio e orifícios perfurados em tamanhos e ângulos variáveis e com um padrão de orifícios “Fibonacci” com design exclusivo – é apresentado em cada painel da porta interior. Os orifícios angulares são colocados da forma mais justa possível, para obter a melhor transparência acústica e para criar um contraste com a superfície polida com pérola de vidro.
Novidade para o Bentayga EWB, a Styling Specification, um spoiler traseiro de maiores dimensões prolonga a linha do tejadilho em perfil e proporciona uma maior estabilidade aerodinâmica em velocidades elevadas. Este é complementado por retrovisores exteriores em fibra de carbono de alto brilho e soleiras laterais com um emblema exterior exclusivo. Ambos os para-choques receberam adições em fibra de carbono, com um divisor na dianteira e um difusor na traseira.
Foram também introduzidas oito novas cores de pintura exterior em toda a gama. O Topaz, uma mistura intensa de azul e verde que cria um efeito de joias turquesa cintilantes, vem juntar-se às 112 cores já disponíveis.
Para além das paletas padrão e alargada, a Mulliner, criou uma gama premium de tintas acetinadas. Proporcionando um aspeto alternativo, as novas tintas oferecem um acabamento de superfície mate nas sete cores adicionais: Royal Ebony, Light Sapphire, Orange Flame, Alpine Green, British Racing Green, Cricket Ball e Candy Red.
Foi recentemente apresentado também um novo design de jante elegante e contemporânea de 21″ com múltiplos raios. Com um design mais sofisticado, a jante é mais adequada aos modelos de inspiração luxuosa e está disponível com três acabamentos diferentes. A jante com detalhes intrincados, está disponível em cinzento e preto com acabamento brilhante maquinado, bem como num acabamento polido.
A família Bentayga abrange agora uma gama de 10 modelos, cada um com uma ênfase diferente, para facilitar a escolha do cliente. O emblemático Bentayga Extended Wheelbase Mulliner, situa-se no topo da gama. Os clientes que desejem concentrar-se no prazer de condução podem especificar o Bentayga S, que oferece uma performance dinâmica excecional sem prejuízo das suas capacidades grand touring. Para aqueles que dão prioridade ao bem-estar e ao conforto a bordo, a gama Azure oferece uma solução focada no luxo.
Junta-se à família uma nova linha adicional. O novo modelo, simplesmente designado por ‘A’, oferece aos clientes (em determinadas regiões) um primeiro passo no caminho de luxo entre um automóvel de série e um Azure.
Dinâmica superior
A direção com controlo eletrónico às quatro rodas foi introduzida pela primeira vez no Bentayga Extended Wheelbase, preservando a reputação do SUV de luxo pela sua capacidade dinâmica. Proporcionou duas vantagens altamente desejáveis e não compromete a confiança a alta velocidade e a comodidade a baixa velocidade. Agora, esta caraterística, também está disponível em todos os modelos Bentayga, sendo de série nos modelos S e Azure e opcional em todos os outros.
A velocidades mais elevadas em autoestrada, o sistema realiza pequenos ajustes na direção do deslocamento das rodas traseiras, em sintonia com as instruções de direção do condutor para as rodas dianteiras. Isto aumenta a estabilidade a alta velocidade – tornando as manobras de ultrapassagem e de mudança de faixa mais seguras – e melhora a manobrabilidade ao conduzir em estradas com muitas curvas.
A baixas velocidades, a direção às quatro rodas tem o efeito de “encurtar” a distância entre eixos, reduzindo o círculo de viragem e aumentando a agilidade em ambientes urbanos apertados, tornando o estacionamento visivelmente mais fácil. Isto é conseguido através da direção das rodas traseiras na direção oposta à das rodas dianteiras. O ângulo máximo de viragem das rodas traseiras é de +/- 4,8 graus em relação à linha central do automóvel, com o limite entre o funcionamento lento e rápido estabelecido aos 59 km/h. O sistema permite reduzir o círculo de viragem em cerca de 7% ou 1 metro.
Bang & Olufsen for Bentley
Os clientes que escolhem a mais recente tecnologia áudio para o Bentayga, beneficiam do design icónico das grelhas para altifalantes B&O – com acabamento em alumínio com orifícios perfurados em tamanhos e ângulos variáveis e com um padrão de orifícios Fibonacci de design exclusivo. Os orifícios angulares são colocados da forma mais justa possível para obter a melhor transparência acústica e para criar um contraste com a superfície polida com pérola de vidro.
Outro destaque é a iluminação LED dos orifícios, que dá as boas-vindas ao condutor quando o sistema é ligado. O logótipo Bang & Olufsen, completa o design exclusivo dos altifalantes e está gravado em relevo no couro junto às grelhas.
A interface apresenta um design em eclipse e, ao mover um marcador digital branco, o utilizador escolhe entre quatro ambientes diferentes. Isto permite ao utilizador ajustar a música de acordo com a sua disposição atual – com uma paleta de cores por trás do eclipse que reflete o modo de som escolhido. A intensidade do som surround também pode ser ajustada com um gesto de beliscar no display BeoSonic. Definições adicionais podem otimizar todo o sistema para os passageiros dos bancos dianteiros ou traseiros.
O Bang & Olufsen BeoSonic One-Touch Experience, proporciona quatro ambientes áudio distintos: Bright, Energetic, Warm e Relaxed. A afinação sonora dos ambientes é ajustada às preferências do condutor através de um ecrã tátil háptico de fácil utilização, integrado no sistema multimédia.
Materiais luxuosos e sustentáveis
De série nos modelos Azure e A, os novos tapetes de pelo profundo, são mais luxuosos do que nunca. Utilizando 100 % de lã pura, os tapetes Wilton de pelo profundo têm um toque excecionalmente luxuoso e aveludado. É utilizada uma variedade de lã especialmente selecionada devido à sua limpeza e pureza de cor, que é testada para garantir que os padrões de qualidade são cumpridos antes da utilização. A cor é aplicada através do método de tingimento em lâminas, que permite um melhor controlo da qualidade do corante e assegura uma melhor correspondência de cores, conforme necessário. Durante o processo de fabrico, não é utilizada lixívia, pelo que o resultado é um tapete de lã pura com um acabamento de grande qualidade. Os tapetes de pelo profundo também estão disponíveis como opção quando não são de série.
Os tapetes de habitáculo de série em todos os modelos, também se tornaram mais sustentáveis. A nova alcatifa é agora 100 % feita de nylon reciclado, proporcionando o mesmo nível de conforto e toque da alcatifa anterior que utilizava 100 % de Nylon virgem.
Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
0 comentários