VW GOLF 1.0 TSI 110CV SPORTLINE – Ensaio Teste
O nome Golf representa muito mais do que um modelo da marca VW. O Golf é uma referência, que fez sonhar muitos jovens que queriam o seu primeiro carro, que viajou com famílias e que fez parte da vida de muitos. O Golf há de ser para sempre um dos grandes símbolos do mundo automóvel e da mobilidade. A oitava geração do Golf, introduzida em 2020, trouxe linhas mais elegantes e discretas, abandonando as linhas mais curvas para trazer contornos mais retos e vincados. No resto, o Golf Mk8 tratou de respeitar os pergaminhos do nome.
Com mais de 35 milhões de unidades vendidas, a oitava geração levou o Golf para o mundo digital e da eletrificação. Mas na versão ensaiada, a 1.0 TSI de 110Cv encontramos um compromisso interessante entre o aspeto exterior aprimorado e um motor que chega para as encomendas, um compromisso interessante, num veículo que faz um pouco de tudo. E bem!
Conforto
Versatilidade
Espaço para os passageiros
Sistema infotainment
Bagageira algo pequena para o segmento
Exterior
A versão SPORTLINE tem um nome apelativo, mas não se trata de um desportivo “à moda” dos Golf que fizeram história. Trata-se do modelo base, com apetrechos estéticos que dão mais vida e cor ao exterior do Golf. É um modelo que é apelativo e, na versão ensaiada, pintada com a cor Amarelo- Lime, ganhou ainda mais vivacidade. O Golf nunca teve versões muito exuberantes nas suas linhas, mas esta versão Sportline mistura a sobriedade das linhas desta geração, com um toque desportivo, numa mistura que fica bem. As suas dimensões compactas foram mantidas: 4284 mm de comprimento, 1789 mm de largura e 1456 mm de altura. A distância entre eixos é de 2636 mm.
Interior
O interior segue a filosofia que VW tem aplicado na sua gama de produtos, com uma visão minimalista, mas não em exagero no caso do Golf. As linhas simples e sóbrias destacam-se na consola central, onde se realça o ecrã do infotainment. O interior do Golf dá boas sensações e mantém a coerência com o exterior. A qualidade de construção é boa, tal como a insonorização, e o espaço nos bancos da frente é generoso. Atrás, não encontramos o espaço de outras opções SUV, que ganham ao Golf, mas neste ensaio foram várias vezes que o banco traseiro foi ocupado por duas pessoas e nunca ninguém se queixou de falta de espaço. Quatro pessoas viajam confortavelmente. Cinco pessoas pode ser já mais complicado. A volumetria do porta-bagagens é de 380 litros, enquanto com o rebatimento assimétrico das costas dos bancos o volume de carga aumenta até 1237 litros. Talvez seja este um dos pontos mais fracos do Golf, uma mala algo pequena para o seu segmento.
Globalmente, o Golf é um espaço muito agradável, com a luz ambiente a dar um toque de modernidade, sem exagero, com qualidade e simplicidade.
Equipamento
O Golf vem com uma lista interessante de equipamento com o AC Climatronic, Faróis dianteiros em LED, Pacote Lights& Vision, Rádio “Ready 2 Discover” 10′, Sistema Keyless Start, Vidros traseiros escurecidos, Volante multifunções em couro e We connect plus, o Digital Cockpit Pro. Além disso, conta com as ajudas à condução como o Travel Assist, Cruise Control Adaptativo, Side Assist, Lane Assist. Há muitas opções de série, numa lista de equipamentos interessante. A única questão com o equipamento é o sistema de infotainment e o seu uso, que já foi muito criticado e que não pode ser colocado de parte. A utilização nem sempre é a mais fácil e a experiência dos comandos digitais, nem sempre é a melhor.
Consumos
Os consumos foram interessantes, com o motor 1.0 TSI de 110 CV a devolver 6,2L aos 100km, um valor interessante, com potencial para baixar um pouco mais. Em viagens por autoestrada, o valor cai para os 5,4l/100km.
Ao Volante
A experiência ao volante do Golf não desiludiu. A suspensão revelou-se firme o suficiente para dar boas sensações em traçados mais sinuosos, não descurando a capacidade de absorção de irregularidades. É um carro confortável, pronto para qualquer desafio. Sejam viagens longas, onde demonstrou ser confortável, seja em cidade, onde foi ágil, seja em condução mais desportiva, onde devolveu confiança e o motor não pecou muito. O Golf mantém os trunfos que fizeram dele… o Golf. Muito capaz em vários cenários, apenas pecou pela embirração do sistema de infotainment e uma visibilidade traseira algo reduzida. Claro que a moda dos SUV está cada vez mais forte, mas o Golf é ainda uma solução muito válida para quem quer um carro que pode ser familiar, com um toque desportivo e que dá conforto em viagens mais longas. Quanto à condução propriamente dita, a posição ideal é muito fácil de encontrar, a caixa manual é ótima e bem escalonada, complementando muito bem o motor. É um carro agradável de conduzir, agradável para os passageiros, num carro que tem uma versatilidade digna de nota.
Motor
O motor 1.0 TSI de 110 CV acabou por ser uma boa surpresa, entregando tudo o que lhe pedimos de forma expedita. Poderíamos pensar que um motor 1.0 num Golf seria quase um sacrilégio, mas a forma como a pequena unidade resolveu os desafios propostos com boa nota faz desta proposta uma com muito potencial para compradores que pretendam apenas o suficiente. Não ficamos colados ao banco nas acelerações nem temos as performances dos modelos mais bem apetrechados, mas este motor revelou-se num excelente compromisso.
Balanço Final
O Golf não desiludiu. Mantém todos os pontos fortes do passado e mesmo com um motor que há alguns anos seria impensável, mostrou ser um carro capaz, confortável, versátil e até divertido. Este pequeno familiar tem tudo para ser um bom companheiro de viagem, ou do dia a dia, cumprindo sempre a sua tarefa com eficiência. Não é a versão mais entusiasmante do Golf, longe disso, mas é talvez a que faz mais sentido para o uso quotidiano.
Concorrentes
Audi A3 Sportback 30 TFSI 81 kW (110 CV) Advanced – Desde 31.900€
BMW 116i (109CV) – Desde 32 016,20 €
Mazda Mazda3 2.0 e-SKYACTIV G 90 kW (122 CV) Prime Line – Desde 35 755,17 €
Opel Astra GS 1.2 Turbo 96 kW (130 CV) – Desde 30 780 €
Peugeot 308 1.2 Pure Tech (130CV) – Desde 33.300€
Ficha Técnica
Ficha Técnica
Velocidade máxima 202 km/h
Consumo WLTP
Combinado 5,4 l/100 km (obtido – 6.2)
Número de portas 5
Comprimento 4.284 mm
largura 1.789 mm
Altura 1.456 mm
Peso 1.264 kg
Depósito de combustível
Gasolina 50 l
Volume da mala – 380l (1240 com bancos traseiros rebatidos)
Potência máxima 110 CV / 81 kW
Binário máximo 200 Nm
Combustível Gasolina
Número de cilindros 3
Disposição de los cilindros Em linha
Tração Dianteira
Caixa Manual
Número de velocidades 6
Principais equipamentos de série
AC Climatronic
App Connect
ACC
Faróis dianteiros em LED
Jantes em liga leve 17′ “Ventura”
Luz ambiente 10 cores
Pacote Lights& Vision
Rádio “Ready 2 Discover” 10′
Sistema Keyless Start
Vidros traseiros escurecidos
Volante multifunções em couro
We connect plus
Equipamento opcional
Pintura Metalizada – Amarelo Lime
Mais/Menos
Mais
Conforto
Versatilidade
Espaço para os passageiros
Menos
Sistema infotainment
Bagageira algo pequena para o segmento
Preços
Preço da versão ensaiada (Euros): 29434€
Preço da versão base (Euros): 30051€
Exterior
A versão SPORTLINE tem um nome apelativo, mas não se trata de um desportivo “à moda” dos Golf que fizeram história. Trata-se do modelo base, com apetrechos estéticos que dão mais vida e cor ao exterior do Golf. É um modelo que é apelativo e, na versão ensaiada, pintada com a cor Amarelo- Lime, ganhou ainda mais vivacidade. O Golf nunca teve versões muito exuberantes nas suas linhas, mas esta versão Sportline mistura a sobriedade das linhas desta geração, com um toque desportivo, numa mistura que fica bem. As suas dimensões compactas foram mantidas: 4284 mm de comprimento, 1789 mm de largura e 1456 mm de altura. A distância entre eixos é de 2636 mm.
Interior
O interior segue a filosofia que VW tem aplicado na sua gama de produtos, com uma visão minimalista, mas não em exagero no caso do Golf. As linhas simples e sóbrias destacam-se na consola central, onde se realça o ecrã do infotainment. O interior do Golf dá boas sensações e mantém a coerência com o exterior. A qualidade de construção é boa, tal como a insonorização, e o espaço nos bancos da frente é generoso. Atrás, não encontramos o espaço de outras opções SUV, que ganham ao Golf, mas neste ensaio foram várias vezes que o banco traseiro foi ocupado por duas pessoas e nunca ninguém se queixou de falta de espaço. Quatro pessoas viajam confortavelmente. Cinco pessoas pode ser já mais complicado. A volumetria do porta-bagagens é de 380 litros, enquanto com o rebatimento assimétrico das costas dos bancos o volume de carga aumenta até 1237 litros. Talvez seja este um dos pontos mais fracos do Golf, uma mala algo pequena para o seu segmento.
Globalmente, o Golf é um espaço muito agradável, com a luz ambiente a dar um toque de modernidade, sem exagero, com qualidade e simplicidade.
Equipamento
O Golf vem com uma lista interessante de equipamento com o AC Climatronic, Faróis dianteiros em LED, Pacote Lights& Vision, Rádio “Ready 2 Discover” 10′, Sistema Keyless Start, Vidros traseiros escurecidos, Volante multifunções em couro e We connect plus, o Digital Cockpit Pro. Além disso, conta com as ajudas à condução como o Travel Assist, Cruise Control Adaptativo, Side Assist, Lane Assist. Há muitas opções de série, numa lista de equipamentos interessante. A única questão com o equipamento é o sistema de infotainment e o seu uso, que já foi muito criticado e que não pode ser colocado de parte. A utilização nem sempre é a mais fácil e a experiência dos comandos digitais, nem sempre é a melhor.
Consumos
Os consumos foram interessantes, com o motor 1.0 TSI de 110 CV a devolver 6,2L aos 100km, um valor interessante, com potencial para baixar um pouco mais. Em viagens por autoestrada, o valor cai para os 5,4l/100km.
Ao volante
A experiência ao volante do Golf não desiludiu. A suspensão revelou-se firme o suficiente para dar boas sensações em traçados mais sinuosos, não descurando a capacidade de absorção de irregularidades. É um carro confortável, pronto para qualquer desafio. Sejam viagens longas, onde demonstrou ser confortável, seja em cidade, onde foi ágil, seja em condução mais desportiva, onde devolveu confiança e o motor não pecou muito. O Golf mantém os trunfos que fizeram dele… o Golf. Muito capaz em vários cenários, apenas pecou pela embirração do sistema de infotainment e uma visibilidade traseira algo reduzida. Claro que a moda dos SUV está cada vez mais forte, mas o Golf é ainda uma solução muito válida para quem quer um carro que pode ser familiar, com um toque desportivo e que dá conforto em viagens mais longas. Quanto à condução propriamente dita, a posição ideal é muito fácil de encontrar, a caixa manual é ótima e bem escalonada, complementando muito bem o motor. É um carro agradável de conduzir, agradável para os passageiros, num carro que tem uma versatilidade digna de nota.
Concorrentes
Audi A3 Sportback 30 TFSI 81 kW (110 CV) Advanced – Desde 31.900€
BMW 116i (109CV) – Desde 32 016,20 €
Mazda Mazda3 2.0 e-SKYACTIV G 90 kW (122 CV) Prime Line – Desde 35 755,17 €
Opel Astra GS 1.2 Turbo 96 kW (130 CV) – Desde 30 780 €
Peugeot 308 1.2 Pure Tech (130CV) – Desde 33.300€
Motor
O motor 1.0 TSI de 110 CV acabou por ser uma boa surpresa, entregando tudo o que lhe pedimos de forma expedita. Poderíamos pensar que um motor 1.0 num Golf seria quase um sacrilégio, mas a forma como a pequena unidade resolveu os desafios propostos com boa nota faz desta proposta uma com muito potencial para compradores que pretendam apenas o suficiente. Não ficamos colados ao banco nas acelerações nem temos as performances dos modelos mais bem apetrechados, mas este motor revelou-se num excelente compromisso.
Balanço final
O Golf não desiludiu. Mantém todos os pontos fortes do passado e mesmo com um motor que há alguns anos seria impensável, mostrou ser um carro capaz, confortável, versátil e até divertido. Este pequeno familiar tem tudo para ser um bom companheiro de viagem, ou do dia a dia, cumprindo sempre a sua tarefa com eficiência. Não é a versão mais entusiasmante do Golf, longe disso, mas é talvez a que faz mais sentido para o uso quotidiano.
Conforto
Versatilidade
Espaço para os passageiros
Sistema infotainment
Bagageira algo pequena para o segmento
Ficha técnica
Ficha Técnica
Velocidade máxima 202 km/h
Consumo WLTP
Combinado 5,4 l/100 km (obtido – 6.2)
Número de portas 5
Comprimento 4.284 mm
largura 1.789 mm
Altura 1.456 mm
Peso 1.264 kg
Depósito de combustível
Gasolina 50 l
Volume da mala – 380l (1240 com bancos traseiros rebatidos)
Potência máxima 110 CV / 81 kW
Binário máximo 200 Nm
Combustível Gasolina
Número de cilindros 3
Disposição de los cilindros Em linha
Tração Dianteira
Caixa Manual
Número de velocidades 6
Principais equipamentos de série
AC Climatronic
App Connect
ACC
Faróis dianteiros em LED
Jantes em liga leve 17′ “Ventura”
Luz ambiente 10 cores
Pacote Lights& Vision
Rádio “Ready 2 Discover” 10′
Sistema Keyless Start
Vidros traseiros escurecidos
Volante multifunções em couro
We connect plus
Equipamento opcional
Pintura Metalizada – Amarelo Lime
Preço da versão base (Euros): 30051€
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