BYD ATTO 3 e ORA Funky Cat com 5 estrelas Green NCAP
O Green NCAP divulgou os resultados de dois novos automóveis elétricos chineses, um da BYD e outro da ORA, que foram recentemente introduzidos no mercado europeu. Estes dois veículos obtiveram as pontuações máximas do Green NCAP na avaliação.
O Green NCAP também divulga novos resultados para veículos com motores a gasóleo e a gasolina produzidos por fabricantes europeus estabelecidos Mercedes-Benz, Audi, Škoda e Dacia – mostrando que o progresso ainda é possível e pode ser alcançado com a tecnologia de motor mais tradicional.
O último colocado nesta edição é o Ford Ranger Raptor, uma pick-up frequentemente utilizada como veículo “utilitário” familiar.
Estes resultados referem-se a automóveis de diferentes classes e tipos de propulsão – desde pequenos automóveis familiares, passando por limusinas executivas, até uma pick-up; e desde os puramente elétricos, passando pelos híbridos, até aos grandes grupos motopropulsores a gasolina e diesel.
Todos os automóveis testados foram submetidos à mais completa série de testes laboratoriais e de estrada baseados no desempenho ambiental da Europa. Os resultados – medições que incluem parâmetros regulamentados e não regulamentados – são resumidos através de três índices importantes: ar limpo, eficiência energética e gases com efeito de estufa. Para facilitar a comparação entre veículos, as pontuações variam entre 0 e 10, sendo que quanto maior for, melhor será a pontuação.
“Alguns dos veículos testados demonstram claramente os progressos alcançados pela indústria na procura de automóveis mais limpos e menos prejudiciais para o clima, mesmo que ainda sejam alimentados por motores convencionais. Com resultados como estes, a futura regulamentação Euro 7 não deverá constituir um grande desafio para os fabricantes dos actuais veículos com melhor desempenho. E as elevadas pontuações dos recém-chegados chineses de cinco estrelas mostram que estão prontos para competir pela quota de mercado”, disse Aleksandar Damyanov, Diretor Técnico do Green NCAP.
A chinesa BYD foi a marca mais vendida a nível mundial de veículos eléctricos e híbridos plug-in no ano passado, mas ainda é relativamente desconhecida na Europa. É provável que esta situação mude rapidamente, uma vez que a BYD está atualmente a introduzir no mercado uma gama de modelos eléctricos competitivos, incluindo o ATTO 3 do ano passado, um SUV (veículo utilitário desportivo) compacto com uma potência máxima de 150 kW e uma capacidade de bateria de 60 kWh. Nos testes do Green NCAP, destacou-se o baixo consumo de energia do automóvel em condições climatéricas frias.
Isto deve-se ao seu sistema de aquecimento bem concebido, que utiliza uma bomba de calor e uma gama de diferentes fontes de calor residual para proporcionar o nível correto de conforto no habitáculo.
Por outro lado, a eficiência de saída da rede para a bateria do veículo, de 87%, é média e poderia ter sido maior com um comportamento optimizado do carregador e da carga/descarga da bateria.
No geral, o BYD ATTO 3 continua a ser uma excelente escolha de automóvel elétrico, alcançando uma pontuação média de 97% e 5 estrelas verdes.
O fabricante chinês Great Wall Motors, não menos ambicioso, produz o ORA Funky Cat, que obteve um resultado igualmente robusto nos testes do Green NCAP. O ORA Funky Cat é um veículo familiar compacto com uma unidade de tração totalmente eléctrica, uma potência máxima de 126 kW e uma bateria com capacidade de 63 kWh.
Em contraste com o ATTO 3, o seu rendimento da rede em relação à bateria é de uns impressionantes 93,2%, um número nunca antes registado nos testes do Green NCAP. Isto permite que o automóvel reduza os seus valores de consumo global e, por conseguinte, com uma Pontuação Média de 97%, o ORA Funky Cat também alcança confortavelmente 5 ‘Estrelas Verdes’.
Mas há mais inovações de desempenho ambiental no mercado do que a eletrificação por bateria.
O Green NCAP testou a carrinha Mercedes-Benz E300d 4MATIC, equipada com um motor diesel de dois litros.
Este automóvel, dado o seu peso e tamanho, tira verdadeiro partido da eficiência da sua unidade de tração diesel, que é apoiada por um sistema mild-hybrid de 48 V, mas as elevadas emissões de gases com efeito de estufa não são suficientes para um resultado melhor do que 1,9 em 10 nesta parte da avaliação.
No entanto, o maior feito dos engenheiros da Mercedes é visível no Índice de Ar Limpo: com um resultado de 9,3 em 10, o Classe E a gasóleo torna-se no automóvel de combustão menos poluente que o Green NCAP testou até agora.
O automóvel obtém uma Pontuação Média de 50% e 3 Estrelas Verdes.
O Audi A6 50 TDI quattro é uma limusina executiva de tamanho normal e foi testado com um motor diesel turbo de três litros, com 210 kW de potência máxima. Utilizando combustível fóssil, tem um potencial limitado para minimizar as emissões de gases com efeito de estufa.
No entanto, o seu grupo motopropulsor a gasóleo é mais eficiente do que o seu homólogo a gasolina. A sua massa elevada de duas toneladas também torna mais difícil manter o consumo e as emissões de CO2 baixos. O desempenho do automóvel no Índice de Ar Limpo é impressionante, demonstrando emissões de partículas invulgarmente baixas e um excelente controlo de outros poluentes em geral. Infelizmente, as suas emissões aumentam significativamente acima dos limites de excedência bruta do Green NCAP em condições de autoestrada. Globalmente, o 50 TDI quattro obtém uma Pontuação Média de 37% e 2 Estrelas Verdes.
O Škoda Kamiq é um SUV compacto com um motor a gasolina turbocomprimido de um litro.
Devido às suas boas pontuações globais, o automóvel qualifica-se para testes de robustez adicionais em condições mais exigentes. O Índice de Eficiência Energética de 5,2 é bem merecido, mas um apoio elétrico adicional pode melhorar ainda mais os valores de consumo e as correspondentes emissões de CO2.
O Kamiq obtém uma pontuação de 3,8 num máximo de 10 no Índice de Gases com Efeito de Estufa.
No geral, o Škoda termina os testes do Green NCAP com uma pontuação média de 53% e coleta facilmente 3 estrelas verdes.
O modelo 2023 do Dacia Jogger Hybrid está equipado com um motor a gasolina de 1,6 litros naturalmente aspirado, motor de tração elétrica e transmissão automática.
Este é um veículo polivalente destinado a compradores que procuram conforto, funcionalidade e espaço no dia a dia a um preço acessível. O grupo motopropulsor híbrido do Jogger parece ser uma escolha particularmente desejável e, de facto, proporciona valores de consumo de combustível aceitáveis – um valor de 4,6 l/100 km é habitual para uma viagem combinada em condições reais.
O automóvel obtém resultados ligeiramente acima da média no Índice de Ar Limpo, onde os resultados poderiam ser melhorados através de um melhor controlo das partículas e do CO e de um desempenho mais robusto em condições de tempo frio. Com um bom desempenho global, o Jogger recebe uma classificação média de 51% e obtém 3 estrelas verdes.
A Ford Ranger Raptor é uma pick-up com um motor a gasolina V6 twin-turbo de três litros. Está homologada como veículo comercial e, por conseguinte, não necessita de cumprir os mesmos requisitos legislativos rigorosos que um automóvel de passageiros normal. As carrinhas pick-up não são nem de perto nem de longe tão comuns na Europa como o são nos EUA e na Austrália, mas continuam a ser uma escolha popular como veículo “utilitário” familiar para um segmento fiel do mercado. Devido ao seu elevado consumo e emissões de CO2, não recebe pontos nos Índices de Eficiência Energética e de Gases com Efeito de Estufa.
O seu desempenho no Índice de Ar Limpo é medíocre, deixando margem para melhorar as emissões de partículas e a produção de amoníaco (NH3) mas, sobretudo, as emissões de CO em condições de elevada exigência de potência. Estes resultados apresentam o automóvel com um Índice de Ar Limpo de 3,5 em 10. O Raptor termina com uma Pontuação Média de 11% e recebe apenas 1 estrela Verde.
Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
0 comentários