ACEA: pela 1ª vez, vendas de carros elétricos na UE atingiram os 20% de quota mensal
Segundo a ACEA, os registos de automóveis novos na União Europeia cresceram 21 % em agosto face ao mesmo mês do ano passado, sendo que os veículos elétricos ultrapassaram pela primeira vez na história a marca dos 20% de quota mensal.
Este é o 13º mês seguido em que o mercado cresce e apesar de agosto ser tipicamente um mês mais lento para as vendas de automóveis, os ganhos de dois dígitos indicam que o mercado da UE está a recuperar da escassez de componentes do ano passado.
Já no acumulado, de janeiro a agosto de 2023, os registos de automóveis novos na UE cresceram substancialmente (+17,9%), totalizando 7,1 milhões de unidades.
Apesar desta melhoria no acumulado do ano, o mercado está aquém do nível pré-covid-pandemia de 9 milhões de unidades vendidas em 2019.
Em Portugal, até este momento foram vendidos mais 36.8% de carros entre janeiro e agosto, face ao mesmo período do ano passado, um número enganador, pois a comparação certa deve ser feita a 2019 e quando olhamos para esses números percebemos que o mercado em Portugal está atualmente 14,6 por cento atrás do que era em 2019, mas sabendo que no final de 2022 o mercado tinha registado uma queda de 30,8 por cento em comparação com o ano de 2019, significa que o mercado nacional está a recuperar, pois passou duma queda de 30,8%, para os atuais (jan/ago) 14,6%.
Ainda em Portugal, os carros a diesel são os únicos que estão negativos face a 2022, 6.4%, pois todos os outros crescem, alguns muito bem: gasolina +23.5%, híbridos, 29.7s%, híbridos plug-in 72.2% e elétricos, 124.2%.
Por muito que nas redes sociais o que se veja maioritariamente nas caixas de comentários sejam exemplos destes “Quando já ninguém os quiser, até irão oferecê-los”, ou “Nem dados”, a realidade que ‘silenciosa’ é bem diferente…
0 comentários