Volkswagen apresenta terceira geração do Tiguan
A Volkswagen estreou mundialmente a nova geração do Tiguan com muitas novidades, trazendo ainda novas motorizações híbridas plug-in, que permitem uma autonomia elétrica de cerca de 100 quilómetros e carregamento rápido em corrente contínua. Como aconteceu com o novo ID.3, o novo interior com o Digital Cockpit, ecrã de infotainment, head-up display e seletor de experiência de condução de utilização intuitiva é baseado no feedback dos clientes.
O novo modelo chegará a Portugal no segundo trimestre de 2024.
O Tiguan é o modelo mais vendido da Volkswagen em todo o mundo e a marca alemã relançou o seu ‘bestseller’ com novas tecnologias e características premium, como os faróis LEDMatrix HD e o novo controlo adaptativo do chassis. Já foram vendidos mais de 7,4 milhões de unidades do modelo em todo o mundo e a terceira geração do modelo estará disponível com um sistema de controlo ativo da suspensão recentemente desenvolvido e com características de grande dimensão, como os faróis LED Matrix HD. Baseia-se na nova geração da plataforma modular transversal, a MQB evo.
A nova plataforma possibilitou a implementaçao de vários tipos de propulsão no Tiguan. Por exemplo, estarão disponíveis motores Diesel sobrealimentados (TDI), motores a gasolina sobrealimentados (TSI), motores a gasolina sobrealimentados com tecnologia mild hybrid (eTSI) e sistemas híbridos plug-in (eHybrid) que serão propostos no futuro exclusivamente em conjunto com a caixa de velocidades automática (DSG). Tal como nos modelos Volkswagen ID. e no novo Passat, a posição do seletor da caixa de velocidades será futuramente alterada através de um comando na coluna de direção, à direita do volante, com um princípio de funcionamento intuitivo. O comando é rodado para a frente para “D”, para conduzir em frente, e para trás para “R” para se poder fazer marcha-atrás, enquanto o travão de estacionamento é ativado premindo a parte lateral do manípulo. Todos os modelos Tiguan dispõem adicionalmente de patilhas atrás do volante.
Os novos motores híbridos terão, garante a Volkswagen, uma autonomia totalmente elétrica de cerca de 100 km e o carregamento AC será mais rápido em todas as versões eHybrid, e o carregamento rápido DC de série também será possível pela primeira vez.
É também a base para uma nova geração de tecnologias de controlo de chassis, uma vez que a marca germânica renovou o controlo de chassis adaptativo DCC, o novo DCC Pro opcional com amortecedores com configuração de duas válvulas. Além disso, o novo modelo está equipado de série com o Vehicle Dynamics Manager, que fez a sua estreia no atual Golf GTI. O sistema controla as funções dos bloqueios eletrónicos do diferencial (XDS) e os componentes de dinâmica lateral dos amortecedores controlados no sistema DCC Pro. As aplicações de força de travagem específicas para cada roda e as alterações seletivas na dureza dos amortecedores, proporcionam maior conforto ao rolar e melhor desempenho em curvas mais dinâmicas.
Um Digital Cockpit de design simplificado, com base na MIB4, a plataforma de infotainment modular de quarta geração, oferece o nível de informação mais elevado e inclui serviços digitais e aplicações a bordo. A função de massagem pneumática para os bancos dianteiros ou os faróis IQ.LIGHT LED MAtrix HD2 – utilizados pela primeira vez no Tiguan – são derivados do modelo premium, o Touareg.
No exterior, o SUV compacto apresenta um design completamente novo. A frente apresenta os novos faróis LED e uma faixa horizontal coberta de vidro. As aberturas da grelha do radiador estão agora localizadas nos lados exteriores do para-choques, onde as cortinas de ar asseguram um ótimo direcionamento do ar. A extremidade dianteira de design limpo destaca o facto de o coeficiente de resistência aerodinâmica ter melhorado de 0,33 para 0,28. Esta silhueta é caracterizada por arcos atléticos sobre as cavas das rodas (com jantes até 20 polegadas).
Também no interior, o Tiguan apresenta um conceito e um design completamente novo. Os módulos incluem o novo Digital Cockpit (instrumentos digitais com revestimento antirreflexo em formato tablet tipo landscape), um ecrã de infotainment que pode medir até 38 centímetros (15 polegadas) e que possui uma estrutura de menus e um grafismo totalmente novos, um novo head-up display (projeção no para-brisas) e um novo seletor multifunções de experiência de condução com ecrã OLED integrado. Este novo comando rotativo com o seu próprio mini ecrã, pode ser utilizado para controlar o perfil de condução, o volume do rádio ou também as cores da iluminação de fundo. Por outro lado, há inúmeras funções do veículo e do sistema de infotainment que podem ser facilmente ajustadas através de linguagem natural, com o novo assistente de voz IDA.
O Tiguan está equipado de série com um grande número de sistemas de conforto e assistência. Para além do Side Assist (sistema de mudança de faixa), Front Assist (travagem de emergência autónoma), Lane Assist (sistema de manutenção da faixa de rodagem) e câmara traseira, estes incluem também o reconhecimento de sinais de trânsito. Estará também disponível uma vasta gama de sistemas opcionais. Estes incluem, entre outras, as tecnologias Park Assist Pro, com capacidade de estacionamento remoto (para entrada e saída automática de lugares de estacionamento controladas pelo condutor a partir do exterior do veículo através de uma aplicação para smartphone) ou ainda a Trailer Assist (para manobras assistidas com atrelado).
O novo Tiguan aumentou o seu comprimento em cerca de três centímetros. A altura, a largura e a distância entre eixos permanecem praticamente idênticas às do antecessor. E, embora o SUV seja apenas ligeiramente mais comprido, a sua capacidade da bagageira aumentou 37 litros para 652 litros (quando carregado até à altura dos encostos do banco traseiro).
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