ETHAN JAMES GREEN É O FOTÓGRAFO DO CALENDÁRIO PIRELLI 2025
TIMELESS’: O CALENDÁRIO PIRELLI 2024, ASSINADO POR PRINCE GYASI

“Timeless”, o 50.º calendário Pirelli adota o selo único de Prince Gyasi

By on 15 Setembro, 2023

O artista visual ganês Prince Gyasi é o fotógrafo escolhido para o 50 º Calendário Pirelli

O ano de 2024 marcará o 60.º aniversário do Calendário Pirelli e também a sua 50ª edição. A empresa contratou o jovem artista gráfico ganense Prince Gyasi para dirigir o trabalho que marcará estes importantes marcos. Sob o título “Timeless” (eterno), será exibida uma obra única com um elenco ímpar, composto por supermodelos como Naomi Campbell a antigos jogadores de futebol, como Marcel Desailly, escritoras e até reis. Todos os retratos foram captados entre Londres e Gana, em julho passado.

O elenco do Calendário Pirelli 2024 é notável, contando com personalidades tão distintas e marcantes como a Sua Majestade Otumfuo Osei Tutu II, Rei do histórico Império Asante da África Ocidental, e a lenda de Hollywood Angela Bassett. Todos os participantes atestam a visão do artista visual Prince Gyasi que, aos 28 anos, se torna num dos fotógrafos mais jovens a assinar o icónico almanaque, embora goze de grande aclamação internacional pelo seu trabalho vívido e ousado.

A sua escolha como autor do Calendário foi, nas suas próprias palavras, “uma lição de humildade”, referindo o seguinte: “Sou um dos mais jovens a consegui-lo e é incrível, incrível.” Gyasi escolheu o seu elenco com base no impacto que essas pessoas tiveram na sua vida e nos seus pensamentos: “Alguns deles são amigos, e eu senti-me como se estivesse a trabalhar em família, por causa da conexão que sentimos no estúdio”.

A lista inclui velhos amigos, como Naomi Campbell, que Gyasi fotografou em Lagos, na Nigéria, em 2021, para a capa da revista Madame Figaro, e que o artista visual ganense definiu nas redes sociais como um “Ícone da Moda”. Por certo, esta será a quinta aparição de Campbell no Calendário Pirelli.

Também aparecem amigos mais recentes de Gyasi, como Margot Lee Shetterly, autora do livro Hidden Figures: a história desconhecida das mulheres afro-americanas que ajudaram a vencer a corrida espacial, e a escritora Amanda Gorman, que recitou o seu poema “The Hill We Climb” durante a proclamação do presidente dos EUA, Joe Biden, em 2021.

No final da sessão fotográfica, Gyasi sentiu que tinha completado a sua jornada pessoal, uma jornada vibrante ao lado de antigos e novos colegas para criar uma obra de arte dinâmica e desafiadora.

Parte do elenco do The Call de 2024 participou em três sessões em Londres, que contaram com as atuações ao vivo de DJ Juls, JAE5, Tiffany Calver e Mercedes Benson, criando uma atmosfera única para retratar a cantora, a compositora e atriz nigeriana Tiwa Savage, mais conhecida como a Rainha do Afrobeat. Gyasi conversou e dançou com a sua equipa, enquanto esperava a estrela terminar a sua longa sessão de cabelo com o renomado cabeleireiro Isaac Poleon, que criou um penteado de tranças que chegavam até o chão.

Também passaram pelo set de Londres o ator e DJ britânico Idris Elba, estrela de filmes como “Thor”, “Vingadores: Guerra Infinita”, “Mandela: Do Mito ao Homem” e “Molly’s Game”; a atriz Angela Bassett, vencedora de dois Globos de Ouro pela sua interpretação de Tina Turner, no filme “Tina” e, 28 anos mais tarde, pela sua participação em “Pantera Negra 2”; e o escritor, diretor, compositor e produtor musical britânico Jeymes Samuel. Além de passarem pelo salão de cabeleireiro Poleon, todos contaram com a atenção do famoso cabeleireiro Olaoluwa Ebiti e da maquilhadora londrina Mata Marielle e as suas respetivas equipas.

Gyasi, que ganhou fama comm as suas impressionantes obras fotográficas que retratam a vida na sua cidade natal, Accra, Gana, concluiu o trabalho no Calendário de 2024 com uma sessão fotográfica no seu país. Nas palavras de Gyasi, foi a ocasião perfeita para representar o Gana, e proporcionar a oportunidade de aprender sobre a sua cultura e apreciar os seus recursos naturais, como o cacau ou o ouro. Foi aí que Sua Majestade Otumfuo Osei Tutu II agraciou o cenário juntamente com a sua delegação real. Participaram também a artista contemporânea ganense Amoako Boafo, a cantora norte-americana Teyana Taylor, que também trabalhou como atriz, dançarina, modelo e coreógrafa, e que já colaborou com Kanye West; e o ex-futebolista profissional Marcel Desailly, ganês de nascimento, mas criado em França, e que atuou em equipas como o AC Milan e o Chelsea, entre outros, além de se sagrar campeão mundial em 1998 com os gauleses.

Gyasi permaneceu fiel às suas raízes ao elaborar o Calendário Pirelli. O artista autodidata captou muitas das imagens em Accra, especificamente em num dos seus bairros mais humildes, Jamestown, de onde a sua mãe é proveniente, antes de se tornar uma famosa cantora gospel e estilista. O trabalho de Gyasi é conhecido por ser profundamente pessoal. O próprio autor aparece até numa imagem, à qual acrescenta outra de uma criança que o representa quando era mais novo. Mas esta abordagem criativa única significa que muitas das estrelas do Calendário aparecem como nunca antes vistas, em cenários imaginativos e com visuais únicos.

Ao descrever as reações do seu casting no set, Gyasi afirmou o seguinte: “É emocionante ver que todos apreciam a obra de arte concluída na vida real, porque é fácil enviar-lhes renderizações 3D do que vão fazer, mas quando vêm o trabalho real, é realmente possível apreciar a emoção. Portanto, direi que o sentimento mais comum tem sido o amor.”

O Calendário Pirelli, publicado pela primeira vez em 1964, comemora o seu 60.º aniversário e sua 50.ª edição em 2024. Gyasi sucede a Emma Summerton, cujo almanaque 100% feminino foi intitulado “Cartas de Amor à Musa”, e o tema musical de 2022, de Bryan Adams. A longa lista de autores ilustres do almanaque também inclui Richard Avedon, Helmut Newton e Annie Leibovitz, entre muitos outros.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)