Seat Arona 1.0 TSI 110cv DSG Xperience – Ensaio Teste
O Seat Arona está inserido num nicho de mercado muito apetecido. Um SUV compacto com proporções ideais para fazer frente à vida citadina, sem abdicar do espaço interior. Desde a sua introdução em 2017, o Arona tem sido um sucesso, afirmando-se como um modelo-chave na gama da marca. O Arona não mudou muito desde a sua primeira aparição e as novidades que chegaram em 2021… já não são novidade. No entanto, o Arona mantém um ar ainda atual, sem ter “envelhecido mal” ao contrário de outros modelos. Já tínhamos ensaiado o Seat Arona 1.0 TSI FR e o Seat Arona 1.5 TSI DSG sendo agora a vez do Arona 1.0 TSI 110cv DSG Xperience.
Agilidade
Facilidade de uso
Comportamento em estrada
Interior algo desinspirado
Suspensão firme
Conforto
Exterior
O Arona é uma espécie de irmão do Ibiza que foi ao ginásio e por isso tem um porte um pouco maior. Entra na categoria dos SUV compactos, um segmento cada vez mais procurado, e com cada vez mais oferta. As linhas do Arona não mudaram muito e apenas alguns pormenores se alterram desde a primeira versão até ao facelift de 2021. Recebeu de série faróis com tecnologia 100% LED, uma frente atualizada com novo desenho do para-choques, incluindo novas luzes de nevoeiro, um novo spoiler e difusor traseiro, enquanto a escolha de novas jantes e a legenda do nome manuscrita, conjuntamente com o novo logo SEAT com acabamento em dois tons de cromado evidenciam a renovação estética. De resto não há muito mais a declarar. É um carro que apesar de não ser visualmente um espanto, tem linhas agradáveis e vão resistindo à passagem do tempo sem parecerem demasiado ultrapassadas. Não é propriamente o SUV Segmento B mais entusiasmante da atualidade, mas não compromete.
Interior
No interior, temos um tablier com muito plástico à vista, nem sempre com a melhor sensação ao toque, mas sem ter um ar demasiado pobre. Não é um interior propriamente inspirado, mas é de utilização simples e intuititva, com todos os botões bem à vista, sem grandes complicações nem embirrações com a tecnologia. O interior é facilmente reconhecível, pois tem toques claros Seat, que se podem encontrar noutros modelos, com um painel de instrumentos digital (opcional) generoso onde toda a informação está bem visível, sendo configurável à vontade do condutor. Vem equipado com um sistema de infotainment que oferece o suficiente, com a vantagem de ter botões físicos dedicados aos menus mais importantes, o que facilita sobremaneira a utilização. Nesta versão temos o comando de climatização dedicado de fácil uso. Os bancos são relativamente confortáveis e há espaço suficiente para quatro pessoas viajarem sem problemas. Sendo um SUV-B feito com a mesma plataforma do Ibiza, Polo, Kamiq e T-Cross, apresenta bons números no que toca a espaço para passageiros, arrumação e bagageira, o que se procura neste tipo de carros. Não há espaço de sobra, mas é mais que suficiente. É um interior que, tal como exterior, não espanta, mas não compromete. A qualidade de construção é satisfatória e ao nível do conforto, temos o suficiente também. Não é um carro feito para grandes viagens e isso é claro à primeira vista, num veículo pensado para o dia a dia citadino, apresentando argumentos adequados para esse fim.
Equipamento
Se na questão da estética, do espaço e do conforto, o Arona dá o suficiente, ao nível do equipamento temos um pouco mais, incluindo um sistema Full Link sem fios, trazendo os sistemas Android Auto e CarPlay para o habitáculo; a conectividade no exterior é assegurada pelo SEAT CONNECT. Os utilizadores podem interagir com o novo sistema de infotainment de 9.2’’ através de linguagem natural e da frase de ativação “Hola Hola”. Os novos Sistemas de Assistência ao Condutor como o Assistente de Viagem asseguram uma condução semiautónoma a qualquer velocidade. E com o Assistente de Faixa, Assistente Lateral, Reconhecimento de Sinais de Trânsito e Assistente de Máximos e (nesta versão) o Park Assist, o SEAT Arona chega equipado com bons sistemas de segurança.
Consumos
Com o motor 1.0 TSI de 110 CV, a melhor opção para esta versão Xperience, o Arona devolveu um consumo médio de 6.8l /100km, numa utilização mista autoestrada – circuito citadino (60:40) com alguns exageros de aceleração pelo meio. Será fácil baixar estes valores, mas dificilmente chegará aos 5.2 de consumo misto anunciados pela marca.
Ao Volante
As sensações ao volante são positivas. O carro apresentou uma suspensão algo dura e apesar de absorver as maiores irregularidades da estrada, acabou por se tornar um tudo-nada firme demais. Claro que para compensar, o comportamento em estrada saiu um pouco mais a ganhar em percursos mais sinuosos, com o motor TSI acoplado à caixa DSG a revelar algumas hesitações a baixas rotações (colocar a caixa em modo Sport minimiza esse problema). A caixa faz o que pode, mas o motor em baixas rotações não tem a mesma “alma” e em algumas situações obriga a caixa a ser mais ríspida. Mas a sua leveza e sendo um pouco mais baixo face à concorrência, faz com que o carro tenha um comportamento interessante em conduções mais apimentadas. No entanto, ficamos sempre com a sensação que as viagens mais longas não são o forte deste carro que, mais uma vez, não comprometeu, mas também não se destacou.
Motor
A unidade de três cilindros desenvolve 110CV (81kW)/200Nm e pode ser acoplada a uma caixa manual de seis velocidades ou de dupla embraiagem DSG com sete relações. A tecnologia ACT melhora a eficiência do motor reduzindo o consumo e as emissões de CO2. A tecnologia desliga dois dos quatro cilindros a baixas e médias rpm e reativa esses cilindros a rotações mais elevadas para recuperar o potencial total do motor. Este sistema funciona até aos 130 km/h em qualquer relação de caixa engrenada.
Balanço Final
O Seat Arona é um carro capaz, com linhas agradáveis, com um interior que dá o suficiente em todos os capítulos. É uma boa opção para quem pretende um SUV da Categoria B com um preço relativamente acessível e com a tecnologia necessária, sem grandes alaridos. Não é por acaso que o Arona se tornou num caso de sucesso da Seat, e quem procura um carro com estas características, encontra no Arona tudo o que precisa. Nem mais, nem menos. Um bom chassis, um bom motor, um interior que não espanta, mas não desilude, um nível de equipamento bom, boas sensações em condução um pouco mais animada. O balanço pode parecer medíocre, mas não o é. Juntando os ingredientes todos, é fácil entender o porquê do Arona ser o SUV de maior sucesso da marca espanhola, com um compromisso qualidade / preço que se torna interessante.
Concorrentes
Citroën C3 Aircross PureTech 110 – a partir de 22.000€
Fiat 500X 1.3 Multijet 95cv – a partir de 26.000€
Hyundai Bayon 1.0 T-GDi 100 CV – a partir de 24.500€
Hyundai Kauai 1.0 TGDi 88 kW (120 CV) – a partir de 29.000€
Jeep Avenger Longitude 1.2 Turbo 74 kW (100 CV) – a partir de 27.000€
KIA Stonic 1.0 T-GDi ISG Drive – a partir de 20.000€
Mitsubishi ASX 1.0 MPI-T – a partir de 25 000 €
Nissan Juke DIG-T 84 kW (114 CV) – a partir de26.720 €
Opel Mokka 1.2 Turbo 74 kW (100 CV) – a partir de 24.000€
Renault Captur TCE 90 – a partir de 26 500€
Ficha Técnica
Velocidade máxima 190 km/h
Aceleração 0-100 km/h 10,3 s
Consumo WLTP Combinado
Comprimento 4.138 mm
Largura 1.780 mm
Altura 1.552 mm
Peso 1.193 kg
Volume da mala 400 litros/1280 litros
Potência máxima 110 CV / 81 kW
Binário máximo 200 Nm
Número de cilindros 3
Cilindrada 999 cm
Tração Dianteira
Equipamento Opcional da Viatura Ensaiada
Pintura Metalizada Especial 774,47 €
Faróis SEAT Full LED 669,05 €
Câmara de visão traseira + Park Assist 836,30 €
Saídas de ar na cor cinzento 59,35 €
Vidros traseiros escurecidos 167,26 €
Quadro de Instrumentos Digital SEAT 246,27 €
Jantes de liga leve 18” Performance 501,79 €
Faróis de Nevoeiro dianteiros LED 113,31 €
SEAT Full Link 167,26€
Mais/Menos
Mais
Agilidade
Facilidade de uso
Comportamento em estrada
Menos
Interior algo desinspirado
Suspensão firme
Conforto
Preços
Preço da versão ensaiada (Euros): 33.392€
Preço da versão base (Euros): 29.857€
Exterior
O Arona é uma espécie de irmão do Ibiza que foi ao ginásio e por isso tem um porte um pouco maior. Entra na categoria dos SUV compactos, um segmento cada vez mais procurado, e com cada vez mais oferta. As linhas do Arona não mudaram muito e apenas alguns pormenores se alterram desde a primeira versão até ao facelift de 2021. Recebeu de série faróis com tecnologia 100% LED, uma frente atualizada com novo desenho do para-choques, incluindo novas luzes de nevoeiro, um novo spoiler e difusor traseiro, enquanto a escolha de novas jantes e a legenda do nome manuscrita, conjuntamente com o novo logo SEAT com acabamento em dois tons de cromado evidenciam a renovação estética. De resto não há muito mais a declarar. É um carro que apesar de não ser visualmente um espanto, tem linhas agradáveis e vão resistindo à passagem do tempo sem parecerem demasiado ultrapassadas. Não é propriamente o SUV Segmento B mais entusiasmante da atualidade, mas não compromete.
Interior
No interior, temos um tablier com muito plástico à vista, nem sempre com a melhor sensação ao toque, mas sem ter um ar demasiado pobre. Não é um interior propriamente inspirado, mas é de utilização simples e intuititva, com todos os botões bem à vista, sem grandes complicações nem embirrações com a tecnologia. O interior é facilmente reconhecível, pois tem toques claros Seat, que se podem encontrar noutros modelos, com um painel de instrumentos digital (opcional) generoso onde toda a informação está bem visível, sendo configurável à vontade do condutor. Vem equipado com um sistema de infotainment que oferece o suficiente, com a vantagem de ter botões físicos dedicados aos menus mais importantes, o que facilita sobremaneira a utilização. Nesta versão temos o comando de climatização dedicado de fácil uso. Os bancos são relativamente confortáveis e há espaço suficiente para quatro pessoas viajarem sem problemas. Sendo um SUV-B feito com a mesma plataforma do Ibiza, Polo, Kamiq e T-Cross, apresenta bons números no que toca a espaço para passageiros, arrumação e bagageira, o que se procura neste tipo de carros. Não há espaço de sobra, mas é mais que suficiente. É um interior que, tal como exterior, não espanta, mas não compromete. A qualidade de construção é satisfatória e ao nível do conforto, temos o suficiente também. Não é um carro feito para grandes viagens e isso é claro à primeira vista, num veículo pensado para o dia a dia citadino, apresentando argumentos adequados para esse fim.
Equipamento
Se na questão da estética, do espaço e do conforto, o Arona dá o suficiente, ao nível do equipamento temos um pouco mais, incluindo um sistema Full Link sem fios, trazendo os sistemas Android Auto e CarPlay para o habitáculo; a conectividade no exterior é assegurada pelo SEAT CONNECT. Os utilizadores podem interagir com o novo sistema de infotainment de 9.2’’ através de linguagem natural e da frase de ativação “Hola Hola”. Os novos Sistemas de Assistência ao Condutor como o Assistente de Viagem asseguram uma condução semiautónoma a qualquer velocidade. E com o Assistente de Faixa, Assistente Lateral, Reconhecimento de Sinais de Trânsito e Assistente de Máximos e (nesta versão) o Park Assist, o SEAT Arona chega equipado com bons sistemas de segurança.
Consumos
Com o motor 1.0 TSI de 110 CV, a melhor opção para esta versão Xperience, o Arona devolveu um consumo médio de 6.8l /100km, numa utilização mista autoestrada – circuito citadino (60:40) com alguns exageros de aceleração pelo meio. Será fácil baixar estes valores, mas dificilmente chegará aos 5.2 de consumo misto anunciados pela marca.
Ao volante
As sensações ao volante são positivas. O carro apresentou uma suspensão algo dura e apesar de absorver as maiores irregularidades da estrada, acabou por se tornar um tudo-nada firme demais. Claro que para compensar, o comportamento em estrada saiu um pouco mais a ganhar em percursos mais sinuosos, com o motor TSI acoplado à caixa DSG a revelar algumas hesitações a baixas rotações (colocar a caixa em modo Sport minimiza esse problema). A caixa faz o que pode, mas o motor em baixas rotações não tem a mesma “alma” e em algumas situações obriga a caixa a ser mais ríspida. Mas a sua leveza e sendo um pouco mais baixo face à concorrência, faz com que o carro tenha um comportamento interessante em conduções mais apimentadas. No entanto, ficamos sempre com a sensação que as viagens mais longas não são o forte deste carro que, mais uma vez, não comprometeu, mas também não se destacou.
Concorrentes
Citroën C3 Aircross PureTech 110 – a partir de 22.000€
Fiat 500X 1.3 Multijet 95cv – a partir de 26.000€
Hyundai Bayon 1.0 T-GDi 100 CV – a partir de 24.500€
Hyundai Kauai 1.0 TGDi 88 kW (120 CV) – a partir de 29.000€
Jeep Avenger Longitude 1.2 Turbo 74 kW (100 CV) – a partir de 27.000€
KIA Stonic 1.0 T-GDi ISG Drive – a partir de 20.000€
Mitsubishi ASX 1.0 MPI-T – a partir de 25 000 €
Nissan Juke DIG-T 84 kW (114 CV) – a partir de26.720 €
Opel Mokka 1.2 Turbo 74 kW (100 CV) – a partir de 24.000€
Renault Captur TCE 90 – a partir de 26 500€
Motor
A unidade de três cilindros desenvolve 110CV (81kW)/200Nm e pode ser acoplada a uma caixa manual de seis velocidades ou de dupla embraiagem DSG com sete relações. A tecnologia ACT melhora a eficiência do motor reduzindo o consumo e as emissões de CO2. A tecnologia desliga dois dos quatro cilindros a baixas e médias rpm e reativa esses cilindros a rotações mais elevadas para recuperar o potencial total do motor. Este sistema funciona até aos 130 km/h em qualquer relação de caixa engrenada.
Balanço final
O Seat Arona é um carro capaz, com linhas agradáveis, com um interior que dá o suficiente em todos os capítulos. É uma boa opção para quem pretende um SUV da Categoria B com um preço relativamente acessível e com a tecnologia necessária, sem grandes alaridos. Não é por acaso que o Arona se tornou num caso de sucesso da Seat, e quem procura um carro com estas características, encontra no Arona tudo o que precisa. Nem mais, nem menos. Um bom chassis, um bom motor, um interior que não espanta, mas não desilude, um nível de equipamento bom, boas sensações em condução um pouco mais animada. O balanço pode parecer medíocre, mas não o é. Juntando os ingredientes todos, é fácil entender o porquê do Arona ser o SUV de maior sucesso da marca espanhola, com um compromisso qualidade / preço que se torna interessante.
Agilidade
Facilidade de uso
Comportamento em estrada
MenosInterior algo desinspirado
Suspensão firme
Conforto
Ficha técnica
Velocidade máxima 190 km/h
Aceleração 0-100 km/h 10,3 s
Consumo WLTP Combinado
Comprimento 4.138 mm
Largura 1.780 mm
Altura 1.552 mm
Peso 1.193 kg
Volume da mala 400 litros/1280 litros
Potência máxima 110 CV / 81 kW
Binário máximo 200 Nm
Número de cilindros 3
Cilindrada 999 cm
Tração Dianteira
Equipamento Opcional da Viatura Ensaiada
Pintura Metalizada Especial 774,47 €
Faróis SEAT Full LED 669,05 €
Câmara de visão traseira + Park Assist 836,30 €
Saídas de ar na cor cinzento 59,35 €
Vidros traseiros escurecidos 167,26 €
Quadro de Instrumentos Digital SEAT 246,27 €
Jantes de liga leve 18” Performance 501,79 €
Faróis de Nevoeiro dianteiros LED 113,31 €
SEAT Full Link 167,26€
Preço da versão base (Euros): 29.857€
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