Salão da Mobilidade IAA em Munique: carros que chamaram a atenção…
Há muito e bom para ver em Munique, mas houve claramente alguns modelos que suscitaram mais atenção dos visitantes e especialmente da imprensa, Por exemplo os novos concept cars da Mercedes, BMW e VW, claramente duas grandes estreias do salão, a Renault revelou como estreia mundial o seu novo Scénic E-Tech Electric, sendo que as marcas chinesas BYD e Avatr também estiveram em destaque, num salão com mesmo muito para ver.
A Renault revelou um modelo bastante importante, para a sua futura gama 100% elétrica, o novo Scénic E-Tech Electric, sendo mesmo uma das únicas marcas a fazer um lançamento mundial. 5.3 milhões de carros vendidos e quase três décadas depois, o Renault Scénic E-Tech entra em grande, agora elétrico. Construído sobre a plataforma CMF-EV, desenvolvida pela Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi, o seu design é arrojado: a distância entre eixos é pequena em relação à média do segmento, mas o seu espaço é recorde.
O Mercedes Concept CLA é um dos destaques, um sedan compacto elétrico na nova plataforma MMA (Mercedes-Benz Modular Architecture) que introduz a tecnologia de 800 volts pela primeira vez na marca para um carregamento mais rápido, bem como uma utilização mais eficiente da energia. A Mercedes afirmou que o consumo elétrico é de 8,4 km por quilowatt-hora, um equivalente, segundo a marca, ao chamado carro de 1 litro, referindo-se aos motores de combustão.
O VW ID GTI é uma versão desportiva que projeta o novo automóvel totalmente elétrico da VW, previsto para 2025 – potencialmente denominado ID2 – mas assegurou a existência de muitas ligações de design ao extenso catálogo de modelos GTI da VW, começando com o Golf de primeira geração de 1976.
O design, apresentado no domingo à noite pelo novo chefe de estilo da VW, Andreas Mindt, era mais seguro do que desafiante, mas é provavelmente o passo certo para persuadir os compradores mais conservadores a abandonarem os seus automóveis com motor de combustão. O modelo GTI também será fundamental para a Volkswagen conseguir margens decentes nos seus pequenos carros eléctricos, que deverão começar nos 25.000 euros.
O concept BMW Vision Neue Klasse é a antevisão de uma nova berlina de tamanho médio na plataforma elétrica Neue Klasse, prevista para 2025. Os pilares estreitos e a grande estufa fazem lembrar os sedans da BMW dos anos 60 e 70, enquanto a grelha em forma de rim reimaginada reduziu uma caraterística que alguns temiam que só aumentasse.
A BYD apresenta-se como o maior fabricante mundial de veículos de novas energias (NEV) (incluindo híbridos plug-in) e regista uma grande presença em Munique. O mais recente automóvel a estrear foi o SUV de tamanho médio Seal U, que se junta ao sedan Seal no primeiro semestre de 2024, mas com um estilo de carroçaria mais adequado aos gostos europeus. Espera-se que o preço do Seal U suba em relação aos 42.990 euros que a BYD cobra pelo sedan de base na Alemanha, mas a autonomia de condução é competitiva, com 420 km para o Comfort de base com uma bateria de 72 quilowatts-hora, subindo para 500 km para o Design com a sua bateria de 87 kWh. O carregamento em corrente contínua vai até 140 quilowatts, com uma bomba de calor de série.
O Avatr 12 é um grande sedan totalmente elétrico, fez a sua estreia em Munique esta semana. A Avatr é uma startup chinesa de veículos eléctricos premium e o Avatr ‘one two’ tem 5000 mm de comprimento, não tem janela traseira, e alarga fortemente a tampa da bagageira traseira. Dentro de dois anos devem vir para a Europa.
Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
0 comentários