O novo Volkswagen ID.3 já está disponível em Portugal
Cerca de dois anos e meio depois do primeiro ID.3, a Volkswagen apresentou o seu sucessor em março, tendo em atenção o feedback dos clientes e com a intenção de reforçar a qualidade do modelo. A partir de agora, o Volkswagen ID.3 passa a estar disponível em Portugal, sabendo-se já os preços para cada versão no nosso país.
O bestseller 100% elétrico da Volkswagen chega ao mercado com uma ampla atualização, com um novo design, materiais de melhor qualidade e a última geração de sistemas de assistência.
Para além do mais recente software da marca, o compacto apresenta melhorias no seu design exterior e interior, passando a ter mais cores disponíveis para a sua pintura, incluindo as cores Verde Olivine, Azul Costa e Preto Grenadill.
A nova geração do ID.3 marca o início do processo da Volkswagen, que inclui o lançamento de dez novos automóveis totalmente elétricos até 2026 e foi revelado hoje em Portugal.
O novo ID.3 estará disponível nas versões PRO com 58 kWh e PRO S com 77 kWh, ambas com 204cv. A versão GTX estará disponível no decorrer do ano de 2024.
O exterior do ID.3 foi renovado. O capot parece agora mais comprido porque a faixa preta sob o para-brisas foi removida e as secções embutidas nas laterais também estendem a frente, com aberturas de arrefecimento de ar maiores. A VW otimizou a aerodinâmica através de um melhor fluxo de ar em torno das rodas dianteiras, enquanto na traseira, as luzes de duas partes também brilham na tampa pela primeira vez.
O interior do novo ID.3 foi pensado para combinar design moderno e materiais sustentáveis. A Volkswagen utiliza o material em microfibra Artvelours Eco para os frisos das portas e coberturas dos bancos, um tecido que é 71% reciclado. Esta é uma matéria-prima secundária que é obtida através da reciclagem de plástico que foi anteriormente eliminado como resíduo pelo menos uma vez. Além disso, foram recolhidas e implementadas inúmeras sugestões de clientes como melhorias do produto para aperfeiçoar o pacote de equipamento padrão.
Como equipamentos de série, o novo ID.3 vem equipado com app Connect por wireless, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, cruise control adaptativo, ar condicionado automático, faróis dianteiros em LED, luz ambiente 10 cores, Light assist, voice control, lane assist, keyless go, sistema de infotainment de 12 polegadas e jantes em liga leve de 18 polegadas. À versão PRO S acresce as jantes em liga leve 19’, estofos em artVelours, ajustamento elétricos nos bancos dianteiros com sistema de massagem.
Em termos de autonomia, na versão Pro é de 428 km anunciados e 559 km na versão PRO S. A capacidade de carga para ambas as versões é de 11 kw em corrente AC e em DC é de 120 kW e 170 kW, respetivamente. Quanto aos tempos de carga, dos 0% aos 100% em corrente AC é de 06h15m na versão PRO e 07h30min na versão PRO S, garante a Volkswagen. Em corrente DC dos 5% aos 80%, o tempo de carga é de 00h35m na versão PRO e 00h30m na versão PRO S.
Os pacotes opcionais são agora mais simples de escolher. O cliente poderá selecionar os pacotes exterior e exterior plus, que contam com alguns equipamentos inovadores como os faróis LED Matrix; pacotes interior e interior plus que contam com os estofos ainda mais sustentáveis em artVelours, aquecidos e com função de massagem e em estilo “backet” no caso do interior plus; pacotes assistência e assistência plus que incluem o “keyless advanced”, alarme, câmara traseira, sendo que o pacote assistência plus conta ainda com o park assist com função de memória e o travel assist; e o pacote conforto que traz o sistema de navegação e o ar condicionado automático de 2 zonas.
Em viagens mais longas, o novo sistema Electric Vehicle Route Planner calcula as paragens necessárias para carregamento, utilizando informações e previsões de tráfego atuais, para além do nível de carga da bateria. As paragens são avaliadas dinamicamente com base na capacidade da carga individual das estações. Isto significa que a função de planeamento de rotas pode sugerir duas operações de carregamento curtas com alta potência em vez de uma única paragem de carga longa com baixa potência. Além disso, o sistema deteta estações de carregamento que estão ocupadas.
O novo ID.3 vem com a última geração de software, capaz de receber atualizações over-the-air. O visor compacto do condutor com uma diagonal de ecrã de 13,4 centímetros (5,3 polegadas) é operado no volante multifunções. O meio da consola acomoda o agora ecrã táctil de série de 30,5 centímetros (12 polegadas) para o sistema de navegação, funções telefónicas, meios de comunicação, sistemas de assistência e configurações do veículo.
O visor opcional de realidade aumentada (head-up display) projeta informações tais como a velocidade do veículo e instruções dinâmicas de navegação no para-brisas. Para o condutor, esta informação parece estar a 10 metros à frente do veículo – mostrada com a perspetiva correta e claramente reconhecível.
A assistência de viagem opcional com swarm data3 está agora também disponível no ID.3. Em combinação com o ACC (Adaptive Cruise Control) para controlo longitudinal do veículo desde 0 km/h até à velocidade máxima e o Lane Assist para controlo lateral, este sistema de assistência ao condutor pode fazer uso de dois sistemas comprovados que estão totalmente integrados um com o outro no novo ID.3. Se estiverem disponíveis swarm data, o sistema Travel Assist necessita apenas de uma marcação de faixa de rodagem identificada para manter o veículo na faixa ao conduzir em estradas rurais.
Em Portugal, o preço da versão PRO 58 kWh 204cv é de 42.460€ e o preço da versão PRO S 77 kWh 204cv é de 48.415€.
Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
0 comentários