Salão Automóvel Híbrido Elétrico: BYD mostra o Yangwang U8
BYD ATTO 3 Design – Ensaio Teste

Salão IAA de Munique: ‘ofensiva’ chinesa maior do que se esperava…

By on 6 Setembro, 2023

Não resta a mais pequena dúvida que as marcas chinesas estão a deixar a sua marca no Salão IAA de Munique, hoje em dia o mais importante certame da Europa. entre outros, modelos da BYD, Leapmotor e MG estrearam-se no salão, e ficou claro que as marcas chinesas têm atraído muitas atenções. Grandes stands, apresentações glamorosas, um rol incrível de produtos para mostrar, carros elétricos na sua grande maioria, mas longe de ser somente isso: desde minicarros a carrinhas de luxo.

Claro que nem tudo virá para a Europa, mas fica clara a capacidade atual dos chineses no mercado automóvel mundial.

A BYD lançou o Seal, um sedan de tamanho médio que visa diretamente a Tesla e a Volkswagen, e o Seal U, um SUV de tamanho médio. O Seal sedan tem um preço de 42.990 euros na Alemanha para o modelo básico, com uma versão de tração integral a 50.990.

A Leapmotor é uma start-up chinesa, que ter potenciais parcerias tecnológicas com o Grupo VW e a Stellantis, apresentou o seu primeiro modelo concebido para vendas globais, o SUV de tamanho médio C10. O preço e a data de lançamento na Europa não foram revelados.

O Denza D9, Dongfeng Forthing U-Tour V9 vem da Denza, uma empresa comum da BYD (90%) e da Mercedes (10%), apresentou a D9, uma elegante carrinha de sete lugares disponível nas versões híbrida plug-in ou totalmente eléctrica

O MG Cyberster é um roadster totalmente elétrico e foi revelado pela primeira vez num vídeo no salão automóvel de Xangai, na primavera, e apareceu no Festival de Velocidade de Goodwood, em julho. Mas Munique foi a sua primeira exposição na Europa continental.

Os chineses tiveram uma série de modelos importantes à espreita nos stands dos fornecedores ou na área de test-drive. Entre eles estavam o Zeekr 001, um GT elétrico de quatro portas com cerca de 600 km de autonomia da nova marca Geely; o Polestar 3, um SUV de grandes dimensões que se baseia na mesma arquitetura SEA da Geely; e o HiPhi (“hi-fi”) Z, um rival totalmente elétrico do Porsche Taycan e do Audi E-Tron GT que custa 105.000 euros.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)