Salão IAA Mobility em Munique, ‘Ocidente’ vs China…e a Tesla: Luta de titãs
Realiza-se de 5 a 10 deste mês de setembro o IAA Mobility em Munique hoje em dia o mais importante salão automóvel da Europa, que no passado era realizado em Frankfurt. Neste certamente vai haver um claro confronto entre as marcas estabelecidas, europeias e não só e a grande novidade é a forte ‘invasão’ chinesa, que chega à Europa com propostas e preços de ‘arromba’. Pelo meio, a Tesla, que surge num salão, algo que não lhe tem sido habitual.
De resto, um pouco de tudo. nunca como hoje há tanta ‘coisa’ para mostrar no que respeita à mobilidade, quer seja eletromobilidade, condução autónoma, baterias de carregamento rápido, e com grande autonomia, software de mais fácil utilização, são alguns dos temas quentes deste salão.
A luta Ocidente-China vai ser interessante de seguir num mercado europeu que começa a ter números interessantes de ‘penetração’ chinesa. Este ano são quase o dobro de marcas chinesas do que em 2021.
A BYD e a MG Motor, propriedade da SAIC, são vistas por especialistas do sector como a principal ameaça para as marcas europeias. Ambas procuram abrir fábricas na Europa.
Volkswagen, BMW, Mercedes-Benz e a Renault estreiam os seus mais recentes automóveis elétricos em Munique.
Não são só as grandes marcas de automóveis que sofrem com a ofensiva chinesa, também fornecedores da indústria como a Bosch, Continental, Valeo, entre outras, enfrentam a concorrência crescente.
Dos EUA, as gigantes Qualcomm, Nvidia e a Mobileye da Intel irão apresentar as suas mais recentes tecnologias, juntamente com a Google e a Amazon. Há muito e bom para ficar a conhecer nos próximos tempos…
Em artigo à parte, assim que possível, o essencial que as principais marcas irão apresentar…
Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
0 comentários