Gama Mazda atualizada para mais um ano e com um novo nível de equipamento
Mazda 3 HB 2.0 Skyactiv-G 150 cv – Ensaio Teste

Mazda3 2024: Sistemas de segurança e infotainment mais evoluídos

By on 1 Setembro, 2023

A Mazda anuncia o mais recente conjunto de evoluções para o Mazda3, Geração 2024 que exibe diversas melhorias, incluindo atualizações ao nível dos sistemas de segurança e de infotainment, colocando ao dispor do condutor as mais avançadas soluções tecnológicas e de conveniência.

Chega ao mercado nacional nas duas habituais configurações de carroçaria – Hatchback (5 portas) e Sedan (4 portas) – apostando nas conhecidas soluções mecânicas de assinatura Skyactiv, na conceituada dinâmica Jinba Ittai e no multi-premiado design Kodo.

A actual filosofia centrada no ser humano revela-se, agora, ainda mais presente naquele que é o modelo de maior volume da Mazda, fruto de importantes actualizações em termos de ergonomia interior, incluindo novas soluções ao nível do ecrã e do sistema de infotainment, com subtis, embora importantes, alterações ao nível dos controlos e comandos do habitáculo, tornando-os mais fáceis de utilizar. Os comandos no volante receberam uma discreta alteração de cor, adoptando uma tonalidade mais escura, tornando mais fácil, para o condutor, a leitura dos botões, melhorando a sua experiência de condução conectada.

A actualização do ecrã central de 12,5’’ posiciona-o num ângulo mais direcionado ao condutor, integrando-se impecavelmente nas linhas e materiais usados no interior do Mazda3, sobressaindo, elegantemente, do tablier. Esta exclusiva abordagem de design enfatiza o eixo centrado no ser humano que corre da frente para a traseira do habitáculo, exprimindo,ao mesmo tempo, um segundo eixo horizontal que percorre todo o tablier e painéis das portas, criando uma sensação de envolvência para condutor e passageiro, bem como uma noção de segurança e de interacção com o automóvel.

As instruções de navegação provenientes dos sistemas Apple CarPlay e Android Auto surgem, agora, integradas e apresentadas no Active Driving Display, no que é uma estreia para um modelo da Mazda, reforçando, ainda mais, a segurança e conveniência do condutor. Estão disponíveis versões wireless de ambos os sistemas, tornando mais fácil do que nunca a conexão dos telefones móveis com a viatura.

Mais evoluído, o sistema de navegação conta,nesta nova geração, com uma função de pesquisa online de pontos de interesse, conferindo uma maior precisão, relevância e utilidade aos resultados das pesquisas. As atualizações englobam,também, melhorias em termos de funcionalidade de mapeamento off-road, que funcionam em conjunto com um sensor giroscópio 3D que calcula, com precisão, a posição do veículo, mesmo em áreas onde o sinal do GPS seja mais fraco.

O renovado Mazda3 integra, também, uma base wireless QI Wireless Charging , garantindo o carregamento de telemóveis,nomeadamente em viagens mais longas, sem necessidade de recurso a cabos. As entradas USB A foram, nesta geração, substituídas por soluções USB C.

Protecção interior e contra ameaças externas

A Geração 2024 do Mazda3 apresenta-se com importantes atualizações de segurança cibernética,nomeadamente para protecção contra ameaças informáticas. Com estas soluções, o Mazda3 está mais seguro do que nunca, dando aos condutores uma total paz de espírito, no que diz respeito às suas informações pessoais e à própria segurança do veículo.

No domínio da segurança ativa, o renovado Mazda3 integra quatro importantes funções que operam em conjunto, para garantir os melhores resultados: adição do sistema Distracted Driver Alert, melhoria no funcionamento do Autonomous Emergency Braking (AEB) de noite, maior precisão do sistema Intelligent Speed Assist (ISA) e evolução na velocidade do sistema Cruising &Traffic Support (CTS).

Sendo um dos mais importantes modelos da actual gama Mazda, o Mazda3 é um perfeito exemplo dos avanços tecnológicos de vanguarda e do design inovador da empresa, sob o conceito Kodo. A Geração 2024 é, por isso, um testemunho da arte do design automóvel, concebida para evocar sentimentos de alegria e de entusiasmo junto do condutor, independentemente das situações de condução.

Fruto destas mais recentes evoluções, a Geração 2024 do Mazda3 demonstra o empenho da Mazda na condução sustentável, proporcionando uma ligação perfeita entre o condutor e o veículo, subjacente ao conceituado conceito Jinba Ittai da marca de Hiroshima.

Em Portugal: Mazda3 Homura destaca-se entre os três níveis de equipamento

Com a habitual oferta em termos de carroçarias, dividida entre variantes Hatchback (HB) e Sedan (CS), na Geração 2024 do Mazda3 destaca-se a muito popular versão Homura (só na versão de carroçaria HB), de conteúdos específicos, que encima a restante gama, composta pelas variantes Prime-Line e Exclusive-Line, novas denominações em linha com a mais recente uniformização dos níveis de equipamento nos diferentes modelos do catálogo da Mazda.

No capítulo mecânico mantêm-se os comprovados motores a gasolina mild-hibrid 2.0 e-Skyactiv G de 122 cv, 2.0 e-Skyactiv G de 150 cv e 2.0 e-Skyactiv X de 186 cv, que se destacam pelos baixos consumos e valores de emissões. Normalmente associados a caixas manuais de 6 velocidades Skyactiv MT, estas mecânicas podem, em determinadas composições e em função do nível de equipamento, contar com as prestações da transmissão automática Skyactiv AT, também de 6 relações. As versões de menor potência têm tracção às rodas dianteiras, estando o sistema integral i-Activ AWD disponível para algumas variantes equipadas com o motor 2.0 e-Skyactiv X, de maior débito (só na versão de carroçaria HB).

O leque de preços da Geração 2024 do Mazda3 está compreendido entre os 33.255 € e os 43.555 €, no caso das variantes HB, sendo o intervalo de 33.255 € a 41.274 € para a carroçaria CS.

Resumo da gama nacional do Mazda3 2024

• Carroçarias: Hatchback (HB) e Sedan (CS)

• Níveis de equipamento: Prime-Line (HB e CS),Exclusive-Line (HB e CS),Homura (só HB);

• Motores (todos mild-hibrid a gasolina):

o 2.0 e-Skyactiv G de 122 cv

Potência máxima: 122 cv/90 kW às 6000 rpm

Binário máximo: 213 Nm às 4000 rpm

Tracção: às rodas da frente

o 2.0 e-Skyactiv G de 150 cv

Potência máxima: 150 cv/110 kW às 6000 rpm

Binário máximo: 213 Nm às 4000 rpm

Tracção: às rodas da frente

o e 2.0 e-Skyactiv X de 186 cv

Potência máxima: 186 cv/137 kW às 6000 rpm

Binário máximo: 240 Nm às 4000 rpm

Tracção: às rodas da frente ou integral(i-Activ AWD)

• Caixas de velocidades (em função do nível de equipamento):

o Skyactiv MT (manual) de 6 velocidades

o Skyactiv AT (automática) de 6 velocidades

• Principais registos(Valores combinados WLTP):

o 2.0 e-Skyactiv G de 122 cv

Velocidade máxima:

• HB (FWD): 197 km/h

• Sedan (FWD): 202 km/h

Reprise dos 0 aos 100 km/h:

• HB (FWD): 10,4 seg. (6MT) e 10,8 seg. (6AT)

• Sedan(FWD): 10,4 seg. (6MT)

Consumos:

• HB (FWD):5,6-5,5 l/100 km (6MT); 6,2-6,1l/100 km (6AT)

• Sedan (FWD): 5,45-5,3 l/100 km (6MT)

Emissões de CO2

• HB (FWD):127-124 g/km (6MT); 140-139 g/km (6AT)

• Sedan (FWD): 124-120 g/km (6MT)

o 2.0 e-Skyactiv G de 150 cv

Velocidade máxima:

• HB (FWD): 206 km/h (6MT); 204 km/h (6AT)

• Sedan (FWD): 210 km/h (6MT); 211 km/h (6AT)

Reprise dos 0 aos 100 km/h:

• HB (FWD): 9,1 seg. (6MT) e 9,5 seg. (6AT)

• Sedan(FWD): 9,1 seg. (6MT) e 9,5 seg. (6AT)

Consumos:

• HB (FWD):5,6-5,5 l/100 km (6MT); 6,2-6,1 l/100 km (6AT)

• Sedan (FWD): 5,45-5,3 l/100 km (6MT); 6,1-6,0 l/100 km (6AT)

Emissões de CO2

• HB (FWD):127-125 g/km (6MT); 140-138 g/km (6AT)

• Sedan (FWD): 125-121 g/km (6MT); 139-136 g/km (6AT)

o 2.0 e-Skyactiv X de 186 cv

Velocidade máxima:

• HB e Sedan FWD: 216 km/h (6MT e 6AT)

• HB AWD: 210 km/h (6MT e 6AT)

Reprise dos 0 aos 100 km/h:

• HB(FWD): 8,0 seg. (6MT) e 8,4 seg. (6AT)

• HB (AWD): 8,3 seg. (6MT) e 8,8 seg. (6AT)

• Sedan(FWD): 8,1 seg. (6MT) e 8,4 seg. (6AT)

Consumos:

• HB (FWD):5,4-5,3 l/100 km (6MT); 6,0-5,9 l/100 km (6AT)

• HB (AWD):6,0 l/100 km (6MT); 6,5 l/100 km (6AT)

• Sedan (FWD): 5,2-5,1 l/100 km (6MT); 5,9-5,7 l/100 km (6AT)

Emissões de CO2

• HB (FWD):121-118 g/km (6MT); 135-133 g/km (6AT)

• HB (AWD):135 g/km (6MT); 146 g/km (6AT)

• Sedan (FWD): 118-114 g/km (6MT); 133-130 g/km (6AT)

• Preços de Venda ao Público :

o Hatchback (HB)

Mazda3HB Prime-Line (6 configurações): 33 255 € a 38.655 €

Mazda3 HB Exclusive-Line (62 configurações): 34.905 € a 48.645€

Mazda3 HB Homura (8 configurações): 35 305 € a 43.555 €

o Sedan

Mazda3 HB Prime-Line (5 configurações): 33 255 € a 38.655 €

Mazda3 CS Exclusive-Line (34 configurações): 34.905€ a 45.795€

• Cores de carroçaria :

o Sólida: Arctic White (sem custo)

o Metalizadas: Polymetal Gray, Platinum Quartz. Snowflake White, Jet Black, Deep Crystal Blue, Ceramic e Zircon Sand (600 €)

o Metalizadas Especiais: Machine Gray (750 €) e Soul Red Crystal (900 €)

• Interiores:

o Prime-Line, Exclusive-Line: Pretos / Estofos em tecido preto

o Homura: Pretos / Estofos em tecido preto com costuras em vermelho

• Packs :

o Design Pack (1.100 €)

o Sunroof Pack (770 €)

o Driver Assistance &Sound Pack (1.520€)

o Comfort Pack (2.100 €)

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)