37 novos radares,12 de velocidade média, entram em funcionamento amanhã, 1 de setembro
Os novos 37 radares da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), 12 dos quais de velocidade média, entram em funcionamento a partir das 00H00 do dia 1 de setembro de 2023.
Trata-se da entrada em funcionamento do primeiro lote de um total de 62 novos Locais de Controlo de Velocidade (LCV), que vão duplicar a capacidade do Sistema Nacional de Controlo de Velocidade (SINCRO), de 61 para 123 LCV.
A entrada em funcionamento destes novos radares foi anunciada no passado dia 16 de agosto, estando desde essa data sinalizados na estrada e constam também do site www.radaresavista.pt onde também pode ser consultada toda a informação, com eles relacionada.
Nos últimos 15 dias, com o objetivo de alertar para a entrada em funcionamento de novos radares, a ANSR lançou a campanha “Os Radares Salvam Vidas”, em diferentes meios de comunicação, assegurando total transparência na sua localização e, desta forma, maximizando a capacidade dos radares para salvar vidas, nomeadamente através da adoção ao volante de comportamentos adequados.
Anteriormente, a ANSR realizou a campanha “Dê prioridade à Vida” onde identificou em todo o país os 175 locais de concentração de acidentes mortais.
SINCRO fiscalizou 550 milhões de veículos e registou 2 milhões de infrações
Quase 550 milhões de veículos/condutores foram fiscalizados pelos radares do SINCRO, entre 2018 e o primeiro semestre de 2023, cerca de 91% do total de veículos fiscalizados/condutores por todos os radares nacionais no mesmo período, e registou cerca de 2 milhões de infrações.
Fruto da política adotada de assegurar total transparência na localização dos radares instalados, por parte da ANSR e das forças de segurança, a taxa de infração (nº de infrações/n.º de veículos fiscalizados) dos radares SINCRO foi sempre reduzida (quando comparada com outros radares), cerca de 0,55%, em 2018, menos de 6 veículos, por cada mil fiscalizados, tendo vindo anualmente a diminuir até atingir, no primeiro semestre de 2023, a taxa de 0,29%, menos de 3 veículos, por cada mil fiscalizados.
Os números de infrações e a evolução verificada demonstram de forma inequívoca a eficácia dos radares na redução da velocidade de quem circula na sua zona de influência, contribuindo para o grande objetivo de salvar vidas.
Os radares salvam vidas
O efeito desta redução das velocidades é comprovado pela diminuição verificada nos números da sinistralidade rodoviária registada nos locais onde foram implementados os radares SINCRO. Nestes locais, registaram-se menos 36% de acidentes com vítimas, menos 74% de vítimas mortais, menos 44% de feridos graves e menos 36% de feridos leves.
Radares com maior número de infrações registadas (top 5)
De acordo com a política de transparência adotada e com o objetivo de alertar para o reforço das medidas de prudência pelos condutores, a ANSR comunica que nos seguintes 5 locais onde estão localizados radares (em 61 LCV) ocorrem cerca de um terço do total das infrações registadas no sistema SINCRO:
Radar da EN125, ao km 102,0 em Faro, sentido Oeste-Este
Radar da A1, ao km 188,6 em Coimbra, sentido Sul-Norte
Radar da A4, ao km 0,1 em Matosinhos, sentido Este-Oeste
Radar da A29, ao km 40,9 em Vila Nova de Gaia, sentido Sul-Norte
Radar da A23, ao km 18,6 em Vila Nova da Barquinha, sentido-Este Oeste
Radares colocados nos locais de concentração de acidentes para salvar vidas
Os 62 novos LCV (37 entram amanhã em funcionamento) estão instalados nas zonas de concentração de acidentes mortais e onde a velocidade excessiva se revelou uma das causas para essa sinistralidade.
Nos locais destes 62 LCV, nos últimos cinco anos, já perderam a vida 115 pessoas: um quarto das mortes que ocorreu nos locais de concentração de acidentes mortais identificados pela ANSR. Com a instalação dos 62 novos radares, a ANSR quer salvar vidas e que todos cheguem o seu destino em segurança.
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