Volkswagen T-Roc foi o automóvel mais vendido na Europa em julho…mas a ‘sua’ fábrica vai parar
Continuam os ecos da notícia que refere a interrupção da produção automóvel na Autoeuropa a meio de setembro por tempo indeterminado. Ficou agora a saber-se que a produção poderá ser afetada em toda a rede europeia de fábricas da VW após aquela que foi a “pior catástrofe natural de sempre” na Eslovénia.
Os danos causados pelas inundações na fábrica KLS Ljubno, que se crê ser o fornecedor que está a afetar a produção da VW levam a que a produção de outros modelos na rede de fábricas europeias do fabricante também possa ser afetada.
O fornecedor afetado pelas inundações só conseguiu entregar uma encomenda de forma limitada, disse um porta-voz da VW à Deutsche Presse Agentur. O Grupo VW está “a trabalhar com outros fornecedores para encontrar alternativas que permitam retomar a produção normal na fábrica afetada o mais rapidamente possível”.
A VW não indicou o nome do fornecedor. A imprensa eslovena informou que a empresa é a KLS Ljubno, um fabricante de anéis de engrenagem que fornece mais de 80% do mercado automóvel europeu.
As inundações causadas pelas tempestades inundaram o chão da fábrica com água e lama, causando danos estimados em 100 milhões de euros, e afetaram instrumentos sensíveis e dispositivos electrónicos que terão de ser substituídos, disse o diretor executivo da KLS Ljubno, Mirko Strasek, aos meios de comunicação social eslovenos. Strasek disse que a empresa espera poder reiniciar alguma produção em outubro.
A VW tem resolvido os problemas imediatos através da sua rede mundial de fornecedores, mas como se sabe em setembro a Autoeuropa para a produção e outras na Europa pode suceder-lhes o mesmo. O impacto concentrar-se-á provavelmente nas fábricas que constroem automóveis com motor de combustão para a marca de volume VW.
Este é um sério problema para a VW, já que o T-Roc foi o automóvel mais vendido na Europa em julho, à frente do Dacia Sandero, segundo a Dataforce.
Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
0 comentários