Ferrari 412P (que correu em Vila Real) vendido por mais de 30 milhões de dólares
Na Monterey Car Week também houve espaço para leilões e alguns deles por valores surpreendentes, como foi o caso do Ferrari 412P de 1967.
O preço torna-o o quarto Ferrari mais caro vendido em leilão e o carro mais caro vendido pela Bonhams, eclipsando ficando à frente da venda de 2013 do Mercedes-Benz F1 W196 de 1954 de Fangio, que foi vendido por pouco mais de 29 milhões de dólares. Existem apenas dois exemplares originais, incluindo o chassis número 0854 que foi vendido na semana passada em Monterey, e o chassis n.º. 0850. Dois outros exemplos, os chassis n.º 0844 e 0848, foram convertidos em 330 carros de corrida P3. Este foi vendido por 30.255.000 dólares.
O chassis no. 0854 destaca-se por ser o único 412P ainda com a sua carroçaria, chassis, motor e transmissão originais. O motor é um V-12 de 4,0 litros com carburadores (em vez de injetores de combustível, que a Ferrari reservou para os seus 330 P3 e P4 de fábrica) e tem uma potência estimada de 420 cv. O motor está acoplado a uma caixa manual de 5 velocidades e assenta num chassis com suspensão independente, incluindo braços de comprimento desigual e molas helicoidais.
Estes carros eram normalmente aspirados, versões de 24 válvulas do 330 P4, que em vez da designação de 4 litros pela capacidade única de um cilindro “330”, foram vendidos sob a distinção mais simples de 412, que significa 4 litros, 12 cilindros. Cediam uns modestos 30 cv aos 330 com injeção de combustível dos modelos das equipas de fábrica e, de resto, não se distinguiam esteticamente.
Este modelo passou pelas mãos de Richard Attwood, Lucien Bianchi, Piers Courage, David Piper, Jo Siffert. Piper traria o 412P a Vila Real na edição de 1968 do Circuito de Vila Real, onde conseguiu um segundo lugar (na altura verde devido ao patrocínio da BP ao piloto britânico), duas semanas depois de vencer em Nurburgring.
Foto: bonhams.com
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