CUPRA Formentor 2.0 TDI 150cv – Ensaio Teste
O Cupra Formentor é um excelente exercício, num mundo saturado de ofertas demasiado semelhantes. As pessoas já começam a ficar familiarizadas com a marca CUPRA e o Formentor é talvez um dos Crossovers mais bonitos do mercado na atualidade (vale o que vale, é uma opinião). Uma coisa é certa, goste-se ou odeie-se, as linhas do Formentor primam pela originalidade, pela agressividade e por um porte que não é fácil de encontrar no mercado.
Ao contrário de outras opções, o Formentor não quer ser alto, não quer ser volumoso. Há uma elegância e uma lufada de ar fresco, mostrando de forma clara que nem todos os crossover têm de seguir os mesmos caminhos, nem têm de ser carros aborrecidos.
O Formentor, o primeiro automóvel exclusivamente desenvolvido para a CUPRA, recebe o nome do cabo mais espetacular e selvagem da ilha de Maiorca, nas Baleares. O carro representa todas as características desse local que se materializa no design exterior do crossover de elevada performance.
A pinta do carro conquista à primeira vista, mas será que a expetativa corresponde à realidade? Já tínhamos testado anteriormente a versão 1.5 TSI, e neste ensaio vamos passar para a versão Diesel 2.0 TDI de 150CV
Design exterior arrojado e diferenciado
Proporções interessantes
Nível de conforto e dinâmica de condução interessante
Sistema de infotainment de difícil adaptação
Controlos digitais pouco agradáveis e complicados
Motor diesel não acompanha o espírito do carro
Exterior
O exterior do carro é claramente um dos pontos fortes. O Formentor tem 4,450mm de comprimento e 1,839mm de largura. A altura de 1,511mm, o que é baixo para os SUV da atualidade, conferindo-lhe um ar mais arrojado e desportivo. É aqui que o Formentor se destaca. As suas proporções fazem dele uma proposta arrojada, diferente, original, algo que por vezes é complicado de encontrar no mercado atual. Por outro lado, a vertente desportiva surge representada pelo impacto visual que se destaca na secção traseira, enquanto, simultaneamente, o prolongado comprimento do capot acentua as proporções dinâmicas. Este design contínuo amplia as qualidades exteriores, sublinhadas com a integração das luzes traseiras a toda a largura, que ampliam o impacto da secção traseira, bem como das jantes de 18”, montadas de série. A grelha frontal destaca-se na longa frente, com ângulos agressivos que vão apimentando o sabor desportivo, a traseira é também ela bem conseguida, não tão espetacular quanto a frente, mas com umas “ancas” bem salientes que dão ao todo um visual que não deixa ninguém indiferente. É um carro que há de ser considerado bonito pela maioria. Mas mais que bonito, mostra uma forma diferente e original e fazer Crossovers e isso é de louvar.
Interior
O interior prima pela simplicidade e pela elegância, com cores escuras e detalhes cobreados a mostrar o tom da decoração e a filosofia da marca. O ecrã central do infotainment destaca-se, com as saídas de ar logo por baixo. O volante também é elegante e os plásticos têm um toque agradável, longe do aspeto barato. Todo o interior prima pela sobriedade, destacando do exterior complexo. E no seio deste ambiente, um ecrã panorâmico de 12” com capacidades de navegação online que coroa o topo do tablier, com número reduzido de botões, o que acaba por se tornar num problema. Os comandos do sistema de climatização são pouco práticos e funcionam de forma nem sempre fácil de entender, o sistema de infotainment não é o mais intuitivo e, apesar de apelativo visualmente, necessita de demasiada adaptação para podermos fazer uso dele de forma eficiente. É talvez o ponto menos conseguido do interior. Quanto ao cockpit digital, exibe todas as informações necessárias de forma agradável, clara, sendo fácil de configurar. A sensação dos comandos do volante não é a melhor, comparada com outros modelos do Grupo VW, mas apresenta um formato muito semelhante, pelo que não perderá muito tempo a adaptar-se. O espaço para os ocupantes dos bancos dianteiros é mais do que suficiente e ao nível dos espaços de arrumação, não há um mundo de opções, mas há o suficiente. Atrás há espaço para duas pessoas viajarem confortavelmente, sem problemas quanto ao espaço para a cabeça, apesar da altura reduzida deste Crossover. Não há sensação de claustrofobia (nesta versão não temos os bancos, tipo backet, o que reduz o volume e por isso a sensação visual é mais desafogada). Em resumo, é um interior agradável, talvez não ao nível do exterior, mas com muitos pormenores interessantes, quer na iluminação interior, quer nas formas, com uma qualidade de construção irrepreensível. O espaço da bagageira é interessante, não sendo das bagageiras mais generosas, tem espaço mais que suficiente.
Equipamento
O sistema de infotainment de 12” reduz o número de botões físicos e integra controlos de voz. O sistema combina o recurso Full Link compatível com Apple CarPlay (sem fios) e Android Auto. Os passageiros também podem ligar os seus dispositivos através da ligação USB ou Bluetooth para aceder às apps em ecossistema. Graças ao cartão SIM embutido, o carro incluirá a disponibilidade da app Connect que importa diretamente para o veículo os serviços online, permitindo que os clientes acedam às apps descarregáveis, rádio online e a todo um ecossistema de funcionalidades relacionadas com a informação remota e de controlo do veículo. Quando os utilizadores estiverem afastados do carro, poderão aceder à informação do veículo relacionada com a condução, local de estacionamento, estado atual e regulação de alertas de velocidade através da app do smartphone. Com o nível 2 de condução autónoma, possui entre outros sistemas o Predictive Adaptive Cruise Control, Emergency Assist, Travel Assist, Side e Exit Assist. Com um assinalável nível de segurança. Um nível de equipamento muito bom, com tecnologia suficiente para simplificar a vida do condutor (esquecendo os pormenores negativos referidos no interior do carro).
Consumos
Os consumos para esta versão diesel foram interessantes. Tendo em conta que se trata de um motor 2.0 em curso citadino vai notar um pouco mais os consumos, mas com uma utilização 60% autoestrada, 40% cidade, o carro devolveu um consumo médios de 6,5l/100km, numa utilização pouco cuidada, com boa margem para os números baixarem. Eu autoestrada, os valores caíram para 5,7, mais uma vez sem cuidados, numa condução mais interessada nas prestações do que nos consumos.
Ao Volante
Tivemos de baixar um pouco as expectativas quanto às prestações ao volante deste Formentor, sabendo que não é o topo de gama do modelo. Ao volante, temos conforto, com uma visibilidade que fica algo afetada pelo longo capot que está sempre bem presente à nossa frente. A visibilidade traseira também não é a melhor (as câmaras traseiras minimizam esse problema). Os comandos do volante são fáceis de usar, ao contrário dos comandos da climatização o que é um ponto negativo. O uso de um sistema de infotainment algo confuso, inicialmente vai exigir adaptação. É um carro com uma suspensão bem medida, com alguma firmeza para justificar as linhas desportivas. No entanto, absorve com eficiências a maioria das irregularidades do asfalto, denotando-se uma construção sólida. Apesar de firme, não é desconfortável. Em trajetos mais sinuosos e com uma condução mais animada, o Formentor não se nega a umas boas curvas, com sensações agradáveis, mas não mais que isso. Talvez nas versões de topo as sensações sejam um pouco melhores, para quem gosta de conduções mais apimentadas. Para uma utilização diária normal, o Fromentor chega e sobra ao nível da dinâmica, sendo ágil em cidade e com um comportamento divertido q.b. em estrada. Esta versão peca pelo motor que entrega a potência com alguma parcimónia. Não é um motor dado para acelerações estonteante e prefere “dosear” o esforço. É um motor que parece algo desajustado para o que se espera de um carro destes. A caixa manual de seis velocidade é de utilização fácil e agradável, com uma manete curta (a configuração do apoio de copos faz com que se colocar lá algo, vai ter um potencial entrave à utilização mais desafogada ao nível do espaço). Tendo em conta outras propostas, Formentor devolve sensações de condução interessantes e apresenta um nível de conforto que faz encarar qualquer circuito (citadino, autoestrada, ou estrada nacional) com confiança. É ágil q.b. e apesar da visibilidade não ser a melhor a condução na cidade ou em espaços mais reduzidos não intimida.
Motor
O motor usado nesta versão é o 2.0 TDi de 150 CV. Como já referido, não é a melhor opção para quem que prestações mais vivas, fazendo mais sentido para utilizações que se centram em viagens longas. Assim, a escolha desta versão será feita com um objetivo muito específico. Caso não esteja apenas interessado em economia em viagens longas, talvez seja melhor as outras motorizações disponíveis.
Balanço Final
O balanço final é positivo. O Formentor é muito forte nos seus pontos fortes, apresentando uma estética muito bonita, um interior interessante, que apenas peca pelo sistema de infotainment e pela falta de botões físicos que complicam a utilização. Há espaço, conforto, estilo de sobra. As sensações ao volante são interessantes, mas nesta versão, não espere um comportamento desportivo tão apurado como nas versões mais caras. O motor fica um pouco curto para o que se esperava, sendo mais vocacionado para as viagens mais longas. Se quiser um crossover que se destaque da concorrência, o Formentor é uma opção a ter na sua lista. A escolha da versão terá de ser feita de forma criteriosa.
Concorrentes
BMW X2 sDrive16d – Desde 42 mil euros
Hyundai Tucson Maxx 1.6 CRDi – Desde 40 mil euros
KIA Sportage Drive 1.6 CRDi – Desde 32 mil euros
Mazda CX-5 2.2 SKYACTIV-D – Desde 40 mil eruos
SEAT Ateca 2.0 TDI – Desde 40 mil euros
Skoda Karoq Ambition 2.0 TDI – Desde 47 mil euros
Volkswagen T-Roc Life 2.0 TDI – Desde 37 mil euros
Ficha Técnica
Velocidade máxima 205 km/h
Aceleração 0-100 km/h 9,3 s
Consumo WLTP Combinado 4,9 l/100 km – Obtido no ensaio – 6,3
Número de portas – 5
Comprimento – 4.450 mm
Largura – 1.839 mm
Altura 1.520 mm
Peso – 1.513 kg
Depósito de combustível Gasóleo – 50 l
AdBlue – 11 l
Volume da mala: 450l – 1500 l
Combustivel – gasóleo
Potencia máxima – 150 CV / 110 kW
Número de cilindros – 4 em linha
Tração – Dianteira
Caixa – Manual de seis velocidades
Número de velocidades – 6
Equipamento de série
Espelhos retrovisores elétricos
Regulação elétrica, aquecidos com recolhimento elétrico.
Espelho retrovisor do passageiro com ajuste ativado pela marcha atrás.
Limpa-para-brisas tras.c/função intermitente Apoio de braço dianteiro
Bolsa porta-objetos nas costas bancos dianteiros
Espelho anti-encandeamento automático Iluminação interior ambiente monocolor
No porta-luvas, piso dianteiro e consola central
Luzes de leitura 2 Dianteiras e 2 traseiras
Pára-sol condutor e passageiro com espelho e iluminação
Piso da mala elevado Porta-objetos sob o banco diant. direito
Seleção de Perfil de Condução
Vidros dianteiros e traseiros elétricos
Sensor de luz e de chuva
Welcome light c/ projeção do logótipo
Assistente de Faixa de Rodagem
Câmara multifunções
Cruise Control Adaptativo c/ limitador velocidade
Detetor de fadiga do condutor
Front Assist com aviso de colisão e travagem com outros veículos, peões ou ciclistas
Sensores de estacionamento traseiros
Climatronic 3 Zonas Inclui painel de controlo do ar condicionado para os bancos traseiros
7 Altifalantes Bluetooth
Comandos de voz
Full Link Infotenimento (MIB3) 10″
Portas USB Type C 2 dianteiras e 2 traseiras
Quadro de instrumentos digital 10,25″
Receção de rádio digital
Ajuste dinâmico e automático dos faróis durante a condução
Assistente automático de máximos Farois de nevoeiro dianteiros LED
Com função luz de curva Farois full LED com lentes Farolins traseiros Full LED
Com indicador de mudança dinâmico Luzes diurnas com controlo automático
Inclui Função Coming & Leaving Home
Equipamento Opcional da Viatura Ensaiada
- Pintura Metalizada Cinzento Magnetic Tech
- Carregador por indução
- Top View Camera
- Park Assist + Sensores Estacionamento
- Teto interior em preto
- Jantes Liga Leve 18” Performance
- Roda Suplente 18”
Mais/Menos
Mais
Design exterior arrojado e diferenciado
Proporções interessantes
Nível de conforto e dinâmica de condução interessante
Menos
Sistema de infotainment de difícil adaptação
Controlos digitais pouco agradáveis e complicados
Motor diesel não acompanha o espírito do carro
Preços
Preço da versão ensaiada (Euros): 43.15782€
Preço da versão base (Euros): 40.46984€
Exterior
O exterior do carro é claramente um dos pontos fortes. O Formentor tem 4,450mm de comprimento e 1,839mm de largura. A altura de 1,511mm, o que é baixo para os SUV da atualidade, conferindo-lhe um ar mais arrojado e desportivo. É aqui que o Formentor se destaca. As suas proporções fazem dele uma proposta arrojada, diferente, original, algo que por vezes é complicado de encontrar no mercado atual. Por outro lado, a vertente desportiva surge representada pelo impacto visual que se destaca na secção traseira, enquanto, simultaneamente, o prolongado comprimento do capot acentua as proporções dinâmicas. Este design contínuo amplia as qualidades exteriores, sublinhadas com a integração das luzes traseiras a toda a largura, que ampliam o impacto da secção traseira, bem como das jantes de 18”, montadas de série. A grelha frontal destaca-se na longa frente, com ângulos agressivos que vão apimentando o sabor desportivo, a traseira é também ela bem conseguida, não tão espetacular quanto a frente, mas com umas “ancas” bem salientes que dão ao todo um visual que não deixa ninguém indiferente. É um carro que há de ser considerado bonito pela maioria. Mas mais que bonito, mostra uma forma diferente e original e fazer Crossovers e isso é de louvar.
Interior
O interior prima pela simplicidade e pela elegância, com cores escuras e detalhes cobreados a mostrar o tom da decoração e a filosofia da marca. O ecrã central do infotainment destaca-se, com as saídas de ar logo por baixo. O volante também é elegante e os plásticos têm um toque agradável, longe do aspeto barato. Todo o interior prima pela sobriedade, destacando do exterior complexo. E no seio deste ambiente, um ecrã panorâmico de 12” com capacidades de navegação online que coroa o topo do tablier, com número reduzido de botões, o que acaba por se tornar num problema. Os comandos do sistema de climatização são pouco práticos e funcionam de forma nem sempre fácil de entender, o sistema de infotainment não é o mais intuitivo e, apesar de apelativo visualmente, necessita de demasiada adaptação para podermos fazer uso dele de forma eficiente. É talvez o ponto menos conseguido do interior. Quanto ao cockpit digital, exibe todas as informações necessárias de forma agradável, clara, sendo fácil de configurar. A sensação dos comandos do volante não é a melhor, comparada com outros modelos do Grupo VW, mas apresenta um formato muito semelhante, pelo que não perderá muito tempo a adaptar-se. O espaço para os ocupantes dos bancos dianteiros é mais do que suficiente e ao nível dos espaços de arrumação, não há um mundo de opções, mas há o suficiente. Atrás há espaço para duas pessoas viajarem confortavelmente, sem problemas quanto ao espaço para a cabeça, apesar da altura reduzida deste Crossover. Não há sensação de claustrofobia (nesta versão não temos os bancos, tipo backet, o que reduz o volume e por isso a sensação visual é mais desafogada). Em resumo, é um interior agradável, talvez não ao nível do exterior, mas com muitos pormenores interessantes, quer na iluminação interior, quer nas formas, com uma qualidade de construção irrepreensível. O espaço da bagageira é interessante, não sendo das bagageiras mais generosas, tem espaço mais que suficiente.
Equipamento
O sistema de infotainment de 12” reduz o número de botões físicos e integra controlos de voz. O sistema combina o recurso Full Link compatível com Apple CarPlay (sem fios) e Android Auto. Os passageiros também podem ligar os seus dispositivos através da ligação USB ou Bluetooth para aceder às apps em ecossistema. Graças ao cartão SIM embutido, o carro incluirá a disponibilidade da app Connect que importa diretamente para o veículo os serviços online, permitindo que os clientes acedam às apps descarregáveis, rádio online e a todo um ecossistema de funcionalidades relacionadas com a informação remota e de controlo do veículo. Quando os utilizadores estiverem afastados do carro, poderão aceder à informação do veículo relacionada com a condução, local de estacionamento, estado atual e regulação de alertas de velocidade através da app do smartphone. Com o nível 2 de condução autónoma, possui entre outros sistemas o Predictive Adaptive Cruise Control, Emergency Assist, Travel Assist, Side e Exit Assist. Com um assinalável nível de segurança. Um nível de equipamento muito bom, com tecnologia suficiente para simplificar a vida do condutor (esquecendo os pormenores negativos referidos no interior do carro).
Consumos
Os consumos para esta versão diesel foram interessantes. Tendo em conta que se trata de um motor 2.0 em curso citadino vai notar um pouco mais os consumos, mas com uma utilização 60% autoestrada, 40% cidade, o carro devolveu um consumo médios de 6,5l/100km, numa utilização pouco cuidada, com boa margem para os números baixarem. Eu autoestrada, os valores caíram para 5,7, mais uma vez sem cuidados, numa condução mais interessada nas prestações do que nos consumos.
Ao volante
Tivemos de baixar um pouco as expectativas quanto às prestações ao volante deste Formentor, sabendo que não é o topo de gama do modelo. Ao volante, temos conforto, com uma visibilidade que fica algo afetada pelo longo capot que está sempre bem presente à nossa frente. A visibilidade traseira também não é a melhor (as câmaras traseiras minimizam esse problema). Os comandos do volante são fáceis de usar, ao contrário dos comandos da climatização o que é um ponto negativo. O uso de um sistema de infotainment algo confuso, inicialmente vai exigir adaptação. É um carro com uma suspensão bem medida, com alguma firmeza para justificar as linhas desportivas. No entanto, absorve com eficiências a maioria das irregularidades do asfalto, denotando-se uma construção sólida. Apesar de firme, não é desconfortável. Em trajetos mais sinuosos e com uma condução mais animada, o Formentor não se nega a umas boas curvas, com sensações agradáveis, mas não mais que isso. Talvez nas versões de topo as sensações sejam um pouco melhores, para quem gosta de conduções mais apimentadas. Para uma utilização diária normal, o Fromentor chega e sobra ao nível da dinâmica, sendo ágil em cidade e com um comportamento divertido q.b. em estrada. Esta versão peca pelo motor que entrega a potência com alguma parcimónia. Não é um motor dado para acelerações estonteante e prefere “dosear” o esforço. É um motor que parece algo desajustado para o que se espera de um carro destes. A caixa manual de seis velocidade é de utilização fácil e agradável, com uma manete curta (a configuração do apoio de copos faz com que se colocar lá algo, vai ter um potencial entrave à utilização mais desafogada ao nível do espaço). Tendo em conta outras propostas, Formentor devolve sensações de condução interessantes e apresenta um nível de conforto que faz encarar qualquer circuito (citadino, autoestrada, ou estrada nacional) com confiança. É ágil q.b. e apesar da visibilidade não ser a melhor a condução na cidade ou em espaços mais reduzidos não intimida.
Concorrentes
BMW X2 sDrive16d – Desde 42 mil euros
Hyundai Tucson Maxx 1.6 CRDi – Desde 40 mil euros
KIA Sportage Drive 1.6 CRDi – Desde 32 mil euros
Mazda CX-5 2.2 SKYACTIV-D – Desde 40 mil eruos
SEAT Ateca 2.0 TDI – Desde 40 mil euros
Skoda Karoq Ambition 2.0 TDI – Desde 47 mil euros
Volkswagen T-Roc Life 2.0 TDI – Desde 37 mil euros
Motor
O motor usado nesta versão é o 2.0 TDi de 150 CV. Como já referido, não é a melhor opção para quem que prestações mais vivas, fazendo mais sentido para utilizações que se centram em viagens longas. Assim, a escolha desta versão será feita com um objetivo muito específico. Caso não esteja apenas interessado em economia em viagens longas, talvez seja melhor as outras motorizações disponíveis.
Balanço final
O balanço final é positivo. O Formentor é muito forte nos seus pontos fortes, apresentando uma estética muito bonita, um interior interessante, que apenas peca pelo sistema de infotainment e pela falta de botões físicos que complicam a utilização. Há espaço, conforto, estilo de sobra. As sensações ao volante são interessantes, mas nesta versão, não espere um comportamento desportivo tão apurado como nas versões mais caras. O motor fica um pouco curto para o que se esperava, sendo mais vocacionado para as viagens mais longas. Se quiser um crossover que se destaque da concorrência, o Formentor é uma opção a ter na sua lista. A escolha da versão terá de ser feita de forma criteriosa.
Design exterior arrojado e diferenciado
Proporções interessantes
Nível de conforto e dinâmica de condução interessante
MenosSistema de infotainment de difícil adaptação
Controlos digitais pouco agradáveis e complicados
Motor diesel não acompanha o espírito do carro
Ficha técnica
Velocidade máxima 205 km/h
Aceleração 0-100 km/h 9,3 s
Consumo WLTP Combinado 4,9 l/100 km – Obtido no ensaio – 6,3
Número de portas – 5
Comprimento – 4.450 mm
Largura – 1.839 mm
Altura 1.520 mm
Peso – 1.513 kg
Depósito de combustível Gasóleo – 50 l
AdBlue – 11 l
Volume da mala: 450l – 1500 l
Combustivel – gasóleo
Potencia máxima – 150 CV / 110 kW
Número de cilindros – 4 em linha
Tração – Dianteira
Caixa – Manual de seis velocidades
Número de velocidades – 6
Equipamento de série
Espelhos retrovisores elétricos
Regulação elétrica, aquecidos com recolhimento elétrico.
Espelho retrovisor do passageiro com ajuste ativado pela marcha atrás.
Limpa-para-brisas tras.c/função intermitente Apoio de braço dianteiro
Bolsa porta-objetos nas costas bancos dianteiros
Espelho anti-encandeamento automático Iluminação interior ambiente monocolor
No porta-luvas, piso dianteiro e consola central
Luzes de leitura 2 Dianteiras e 2 traseiras
Pára-sol condutor e passageiro com espelho e iluminação
Piso da mala elevado Porta-objetos sob o banco diant. direito
Seleção de Perfil de Condução
Vidros dianteiros e traseiros elétricos
Sensor de luz e de chuva
Welcome light c/ projeção do logótipo
Assistente de Faixa de Rodagem
Câmara multifunções
Cruise Control Adaptativo c/ limitador velocidade
Detetor de fadiga do condutor
Front Assist com aviso de colisão e travagem com outros veículos, peões ou ciclistas
Sensores de estacionamento traseiros
Climatronic 3 Zonas Inclui painel de controlo do ar condicionado para os bancos traseiros
7 Altifalantes Bluetooth
Comandos de voz
Full Link Infotenimento (MIB3) 10″
Portas USB Type C 2 dianteiras e 2 traseiras
Quadro de instrumentos digital 10,25″
Receção de rádio digital
Ajuste dinâmico e automático dos faróis durante a condução
Assistente automático de máximos Farois de nevoeiro dianteiros LED
Com função luz de curva Farois full LED com lentes Farolins traseiros Full LED
Com indicador de mudança dinâmico Luzes diurnas com controlo automático
Inclui Função Coming & Leaving Home
Equipamento Opcional da Viatura Ensaiada
- Pintura Metalizada Cinzento Magnetic Tech
- Carregador por indução
- Top View Camera
- Park Assist + Sensores Estacionamento
- Teto interior em preto
- Jantes Liga Leve 18” Performance
- Roda Suplente 18”
Preço da versão base (Euros): 40.46984€
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