Lamborghini: Modelos únicos que ficaram para a história (anos 2010- 2023)
Continuamos a mostrar um pouco da história da Lamborghini, através dos seus modelos únicos. Primeiros ensaios que fizeram sonhar, primeiros conceitos que acabariam por fazer parte da história da mítica marca italiana.
2010, foi ano do “Sesto Elemento”, que era uma forma de apresentar tecnologia, com a mecânica do Gallardo, num chassis em alumínio e fibra de carbono. Todos os painéis da carroçaria, assim como componentes principais, que incluem peças estruturais dos interiores, são feitos de fibra de carbono, com o objetivo de reduzir o peso. O resultado foi um total 999 kg, o que fornecia uma relação peso-potência de 1.75 kg/CV. O Sesto Elemento, confirmava, mais uma vez, a posição da Lamborghini, como uma companhia de excelência na produção e uso da fibra de carbono.
O Aventador J, uma versão “barchetta” do Aventador, foi apresentado no salão automóvel de Genebra em 2012. Não tinha para-brisas, janelas laterais, ou “soft top”, e respeitava os regulamentos para os carros de competição: Appendix J. Era, para todos os efeitos, um carro de competição em versão barchetta.
Também em 2012, a Lamborghini apresentou no salão automóvel de Pequim, o protótipo: Urus. Um super SUV que tinha como objetivo, ser lançado em 2018 para a sua nova 3ª gama, ou se quisermos, seria uma continuidade depois do LM 002. Tendo em conta a tradição da Lamborghini, o protótipo, antecipava a maioria das soluções estilísticas e técnicas do modelo que passaria à produção, sem, ainda assim, revelar todas as soluções.
Em 2013, o “Veneno”, baseado no Aventator, celebrava os 50 anos da Lamborghini, com quatro unidades produzidas na versão coupé, e nove na versão roadster, que atingia os 355 km/h e tinha uma aerodinâmica especialmente cuidada, que proporcionavam um apoio lateral extraordinário. O chassis “monocoque” era totalmente feito de CFRP, uma fibra de carbono que também foi usada nos painéis da carroçaria. Para os interiores foram usadas peças com revestimento de carbono e materiais compósitos. Matérias-primas muito leves, que seriam utilizados nos carros desportivos subsequentes. Também em 2013, foi apresentado um “one-off” do “Egoista”, desenhado por Walter de Silva e claramente inspirado num caça de combate militar, que seria apresentado no jantar que celebrava os 50 anos da companhia.
O protótipo, Asterion LPI-910 foi apresentado em 2014, com o design de Filippo Perini, na altura, o diretor do centro de estilo da Lamborghini. Era um coupé híbrido, em que LPI significa: Longitudinale Posteriore Ibrido. Com 910 CV obtidos, através da combinação dos motores elétricos e de combustão. Foi o primeiro híbrido apresentado pela Lamborghini, representando um conjunto de conceitos técnicos, que tinham sido usados, no recentemente apresentado Revuelto.
Para celebrar os 100 passados sobre a data de nascimento de Ferruccio Lamborghini, o “Centenario” foi apresentado em 2016. Era baseado no Aventador e foram produzidas 20 unidades da versão coupé, e 20 da versão roadster. As suas formas eram mais suaves, e contava com um motor de 770 CV, entradas de ar no capo, que criavam uma ainda maior “downforce”, além de um chassis monocoque em fibra de carbono.
Em 2018, a Lamborghini Squadra Corse, apresentou o SC18 Alston. Mais um “one-off” fabricado para um cliente especial, baseado no Aventador SVJ. O SC18 foi autorizado para uso rodoviário, mas foi preparado especialmente para as pistas, com aerodinâmicas revistas, além de um sistema de arrefecimento do motor e travões aperfeiçoados, para um motor de doze cilindros, com seis litros e meio de cilindrada.
Em 2019, o Sián foi o primeiro híbrido disponível para clientes pela Lamborghini. Foram construídas 63 unidades na versão coupé e 19 roadsters, tendo sido baseado num Aventador SVJ, com um motor de 6.5 cm³ e 12 cilindros, equipadas com válvulas de admissão de titânio, uma unidade de controle reconfigurada, e um novo sistema de escape, debitando 785 CV adicionado a um motor elétrico com 34 CV. Num total de 819 CV, que o tornavam o Sián, o Lamborghini mais potente de produção produzido até à altura. O motor elétrico é alimentado por um compressor, capaz de disponibilizar instantaneamente a sua força, o que era uma estreia na indústria automóvel.
O Essenza SCV 12, onde SC significa: Squadra Corse, foi baseado no Aventador, com apenas 40 unidades produzidas, que começaram em 2020, e que não tinha autorização para uso rodoviário. Viria a ser o primeiro GT, de competição, preparado, para passar nos testes de colisão, principalmente por causa da carroceria muito resistente em fibra de carbono, que prescindia da roll-bar. Tinha faróis LED numa posição mais baixa, e um escape impressionante na traseira, caracterizada pelo spoiler, que chamava à atenção de qualquer um. Mais comprido e cónico que o Aventador, era caracterizado pela entrada de ar, que começa no tejadilho e se estende ao longo de todo o capô. A aerodinâmica, desenvolvida em colaboração com a Dallara, garante 1200 kg de downforce aos 250 km/h. O motor, sofreu uma rotação de 180°, quando comparado com o do Aventador. Era um V12 com 6.5 litros, aspirado, debitando 830 CV, com apenas tração traseira.
Também em 2020, a Lamborghini Squadra Corse, criou o SC20, um “one-off” de tejadilho descoberto, baseado no Aventador, que incorporava o mesmo conceito base do SC18: aprovado para uso rodoviário, mas preparado para uso na pista. Era completamente descapotável, foi desenvolvido com uma aerodinâmica muito específica, que garantindo um aproveitamento perfeito das passagens de ar à volta do carro. O spoiler traseiro, é ajustável, com três posições pré-definidas: Baixa, média e de alta carga.
Em 2021, o Countach LPI 800-4 foi apresentado, com uma mecânica baseada no Sián. Assinalava o 50º aniversário do Countach, de onde trazia a inspiração estilística. Viriam a ser produzidas 112 unidades, tendo em conta que 112, tinha sido o número dado ao projeto Countach na década de 1970. Tem ainda mais um argumento de interesse especial, devido ao uso inteligente da inovação e pormenores retro por parte de Mitja Borkert, o atual diretor do centro de estilo da Lamborghini. Todas as unidades produzidas, foram vendidas antes da apresentação do modelo.
Finalmente, em 2023, dois “one-offs” foram fabricados pela Automobili Lamborghini para celebrar o motor V12, que chegou ao seu fim de ciclo, na sua versão não híbrida. Ambos os modelos são baseados no Aventador SVJ, com o motor V12 com 780 CV: o Invencible berlinetta e o Auténtica roadster, são a derradeira expressão dos carros superdesportivos na sua forma mais pura. Em alguns aspetos, estas unidades, foram inspiradas por séries limitadas do passado, como o Sesto Elemento, Reventón e Veneno, tendo simplificado e tornado mais espartanos os interiores. Seriam menos distrações para o condutor, que se dedica totalmente à experiência das sensações mais puras, que só um V12 pode proporcionar. Estas duas peças únicas, tem um chassis monocoque em fibra de carbono, além de uma carroçaria totalmente em carbono, replicando soluções técnicas e de design, que tinham sido testadas, com sucesso, em competição.
Esta extraordinária tradição vai continuar nas próximas semanas, quando o protótipo do quarto modelo, será apresentado nos Estados Unidos. Um Lamborghini totalmente elétrico, seguindo as diretrizes definidas em 2021 no programa “Direzione Cor Tauri”, que deverá entrar em produção no fim desta década.
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