60 anos de Lamborghini: Mais de 360 cores para tornar cada carro único
Para alguns é apenas um pormenor, mas para muitos, é uma forma de afirmação. É também assim com os carros. As cores usadas por vezes transformam o carro e as formas ficam mais (ou menos) favorecidas. É por isso que para a Lamborghini, as cores são importantes, desde o início da sua história.
Quando Ferruccio Lamborghini fundou a sua empresa em 1963, destinada a produzir alguns dos melhores automóveis GT do mundo, decidiu desde o início que os seus automóveis não teriam apenas um acabamento de pintura distinto, mas que estariam disponíveis em muitas tonalidades diferentes para agradar a diversos clientes e, acima de tudo, dar-lhes a oportunidade de tornar os seus automóveis tão únicos quanto possível. Os primeiros Lamborghini 350 e 400 GT reflectiam esta filosofia, com uma variedade de paletas de cores. De facto, foram as modas da época que estabeleceram os limites, muitas vezes considerados inultrapassáveis pelos clientes, com tendências de tons suaves e delicados, incluindo os pastéis.
Foi com o Miura, em 1966, que a Lamborghini viveu uma explosão multicolorida. O modelo prestava-se bem a tonalidades ousadas; a moda estava a mudar e o jet set privilegiava novos tons mais vibrantes, que apareciam nas revistas de arquitetura. A clientela também tinha mudado: o Miura atraía clientes mais jovens, com personalidades fortes, muitas vezes com uma carreira profissional de excelência e menos ligados ao estilo tradicional: viviam a vida a um ritmo diferente de muitos outros e queriam o seu super carro numa cor especial. Assim, havia muito poucos Miuras em preto ou branco, as chamadas não-cores, e uma enorme quantidade em verde, laranja e amarelo, todos em tons muito brilhantes e apelativos. Na lendária cena do início do filme de 1969 “The Italian Job”, o Miura que sobe o Grande Passo de São Bernardo é cor de laranja, mesmo que o nome exato seja “Rosso Miura” (Miura Vermelho).
Com a chegada do Countach, apresentado em 1971 e produzido a partir de 1973, as opções de cores também se desenvolveram e, mantendo a tradição da Lamborghini, uma vasta gama estava disponível para este modelo. Apesar da oferta, muitos encomendaram o seu Countach com uma pintura especial, muitas vezes em dois tons. Mas não eram apenas os superdesportivos que eram encomendados com pintura especial. O Espada, oficialmente um automóvel familiar graças aos seus quatro confortáveis bancos e à sua grande bagageira, era frequentemente encomendado em cores vivas, como o “Oro Metallizzato” (dourado metalizado). A série limitada Espada VIP, por outro lado, era caracterizada pelos seus dois tons, sendo o laranja e o preto os mais populares. Até mesmo o LM 002, um carro com formas e dimensões totalmente não convencionais, viu unidades produzidas em cores especiais escolhidas pelo cliente, como o exemplar único criado para um entusiasta japonês que pediu “Verde Speciale” (verde especial) que, na realidade, era um tom de azul.
O Diablo começou por ser produzido principalmente em cores pastel nos primeiros anos, enquanto no final da produção existiam muitos tons metálicos, como o “Oro Elios” (dourado). O Diablo também foi produzido em roxo. Já utilizada nalguns modelos Countach, a púrpura permaneceu como um nicho até à apresentação do Diablo SE 30, a série limitada que celebrou o 30º aniversário da empresa em 1993. Esta série utilizou o roxo conhecido como “Viola 30”, uma tonalidade metálica muito marcante que, embora inicialmente criada apenas para esta série limitada, entrou na gama de pintura devido à enorme procura por parte dos clientes.
Com a chegada do Murciélago em 2001, os acabamentos em pérola ganharam destaque, contrastando com a fibra de carbono. Um deles, o “Bianco Perla” (branco pérola), é considerado por muitos como o mais atrativo. Com o Murciélago, a Lamborghini adicionou também cores mate à sua oferta. Para o “bebé” Gallardo, em 2003, as opções de pintura mais populares foram o “Arancio Atlas” (laranja) e o “Giallo Orion” (amarelo), duas tonalidades que ecoam firmemente as cores tradicionais e icónicas da Lamborghini.
Com o Aventador, o Huracán e o Urus, entramos na era moderna, com acabamentos especiais ou tonalidades variáveis consoante a incidência da luz: as chamadas cores Arlequim ou iridescentes. Cada vez mais, surgiam pedidos de carros multicoloridos, sombreados ou com pinturas dedicadas. Mas no desenvolvimento da pintura, a tradição nunca foi esquecida: para o Huracán Sterrato, por exemplo, foram desenvolvidas tintas derivadas das oferecidas no LM 002, como a “Sabbia Desertum”, um tom de bege arenoso.
A tradição de longa data da Lamborghini de satisfazer ao máximo os pedidos dos clientes tornou-se oficial com a abertura, em 2013, do Departamento Ad Personam, que permite ao cliente escolher entre um número quase infinito de combinações de cores e acabamentos ou, se o desejar, mandar criar o seu próprio. Em janeiro de 2016, foi criado o primeiro estúdio dentro da fábrica de Sant’Agata Bolognese para os clientes visitarem a sede histórica da empresa e personalizarem o seu futuro automóvel. Durante o processo do Ad Personam, o cliente escolhe as cores e combinações que mais lhe agradam para se sentir representado pelo carro que está a comprar. A equipa do Ad Personam trabalha para ir ao encontro das ideias e pedidos específicos dos clientes, mantendo a identidade da Lamborghini no centro. O programa de personalização da Lamborghini é uma opção extremamente popular, demonstrado pela produção do Aventador que fechou com 90% dos carros criados através do Ad Personam, o Huracán com uns sólidos 80% e o Urus com cerca de 70%.
Atualmente, existem mais de 360 cores à escolha, 60 das quais estão divididas em cinco famílias (Sporty, Contemporary, Eclectic, Classic e Technical) que reflectem a herança da empresa, a sua atual gama de produtos e a sua direção futura, sem esquecer a possibilidade de ter um acabamento especificamente desenvolvido. Outras 300 cores fazem parte da paleta Ad Personam, incluindo aquelas com tonalidades especiais e tecnologias mais sofisticadas, sendo que algumas estão disponíveis através do sistema Lamborghini Car Configurator, e outras apenas através de uma visita ao estúdio Ad Personam.
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