Cuidado com as estradas não pavimentadas! O estrago pode ficar caro
É tempo de férias e de escapar ao stress do dia a dia. Muitas pessoas optam por fazer férias em espaços rurais onde o ambiente calmo é ideal para recuperar energias e esquecer por uns dias a correria das vidas pessoais e profissionais. Poderá dar-se o caso de ter de enfrentar estradas não pavimentadas, o que deverá exigir cuidado extra.
A falha de uma transmissão é uma das avarias mais comuns numa excursão fora de estrada, uma vez
que um buraco ou um forte impacto pode fazer com que os foles da transmissão fiquem soltos e acabem
por quebrar. Além disso, se esta situação ocorrer, a travagem do veículo fica comprometida. Concretamente, quando os foles se partem, começam a expelir massa lubrificante, caindo sobre os discos de travão e limitando a capacidade de travagem do automóvel. O rolamento da roda traseira, que é a última parte do sistema de transmissão responsável por fazer girar as rodas, é talvez um elemento desconhecido, mas se não for objeto de uma manutenção adequada. A quebra dos veios dos eixos pode custar mais de 500 €, segundo a Euromaster, dependendo sempre das oficinas que frequenta.
A condução em estradas de terra batida também apresenta riscos para os pneus. Por vezes, pequenas
pedras e arestas danificam os pneus e entram no piso, danificando a borracha. Neste caso, é
aconselhável removê-las, pois podem provocar um furo lento e, mais tarde, levar a um rebentamento.
Por outro lado, o contacto com “pó” e pólen em estradas não pavimentadas torna necessária a
substituição do filtro de habitáculo. Além disso, a vibração dos automóveis em terrenos fora de estrada
afeta outros elementos, como a suspensão, os amortecedores e os rolamentos do veículo.
E já sabe, se vai fazer viagens longas, deve passar pelo seu mecânico e verificar que tudo está em ordem. Nada é pior para as férias que uma avaria que poderia ter sido evitada com uma manutenção mais cuidada. Afinal o objetivo das férias é relaxar e não o contrário.
0 comentários