RS Q8 Performance: O SUV mais potente da história da Audi
Mercado de usados: Procura de SUV e citadinos aumentou

Carros cada vez mais pesados… sofre o ambiente, os recursos e a eficiência

By on 31 Julho, 2023

Ao longo do tempo a indústria automóvel foi criando carros cada vez mais leves. No passado, tínhamos muito aço, enormes motores V8, etc, depois passaram a fazer-se motores mais pequenos e tudo à volta foi também decrescendo de peso, com os carros a ficarem muito mais leves e eficientes em termos de consumo de combustível.

Mas isso está a mudar novamente com o crescente aumento de peso nos novos carros elétricos. Essencialmente, devido ao peso das baterias . Os carros estão maiores, mais confortáveis, mais seguros, mais avançados e também mais pesados.

Nos últimos dados compilados pela JATO revelam um aumento de 21% no peso médio dos automóveis vendidos na Europa entre 2001 e 2022. De acordo com os dados, o peso médio de um automóvel vendido em 2001 era de 1.328 Kg, este total tem aumentado quase todos os anos até ao nível atual de 1.600 kg. O peso médio de um automóvel elétrico/híbrido é 32% superior ao seu equivalente a gasolina.

Não é bom para o ambiente, não é bom para os recursos, não é bom para a eficiência.

E a indústria automóvel sabe disso. Estando empenhada na sustentabilidade, a indústria tem de se preocupar com o peso. E já estão a trabalhar para descobrir como podem tirar o peso sem comprometer a segurança, pois muito do peso foi também devido à crescente segurança dos carros.

Claramente, este é um dos desafios atuais da indústria. E não são só as baterias, é também a popularidade crescente dos SUV. A indústria sabe perfeitamente que quanto mais peso mais energia é necessária para avançar, pelo que nos próximos tempos vamos ouvir falar mais desta questão…

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)