Clássicos, Land Rover Serie One: 75 anos de sucesso
Defender, anteriormente conhecido apenas como Series One, cumpriu 75 anos de uma vida cheia de sucessos que continua pujante e ainda com procura. Sendo um todo-o-terreno puro e duro, o Land Rover Series teve como inspiração o lendário Willys.
A lenda do modelo inglês foi sendo construída devido à sua enorme fiabilidade e também pelo facto de muitos dos modelos hoje com 75 anos, ainda funcionarem de forma perfeita. O curioso deste Land Rover é que foi criado por uma empresa, a Rover Motor Company, na altura habituada a produzir modelos de luxo, tendo mesmo uma interessante reputação nesse segmento.
O racionamento do aço e de outros materiais e o bombardeamento da fábrica de Coventry criaram dificuldades à Rover, que assim teve de mudar-se para uma unidade fabril que construía aviões e que na época estava devoluta, em Solihull. Era necessário retomar a produção para gerar vendas ao estrangeiro e recuperar as depauperadas finanças após o conflito mundial.
Maurice Wilks, responsável pelo estilo da Rover na época, lembrou-se de apresentar à administração um plano para a construção de um veículo a meio caminho entre um trator e um utilitário, tendo como inspiração
o Willys americano e olhando para o sucesso de um modelo, o Ferguson TE20 construído pela Standard Motor Company, um trator com algo mais que as máquinas agrícolas convencionais.
O primeiro esboço do Land Rover Series era algo como o cruzamento entre um trator e camião ligeiro, similar ao Unimog da Mercedes também em desenvolvimento nessa época.
Para reforçar essa ligação aos tratores, o protótipo tinha a coluna de direção colocado no centro, usando um chassis do Willys e motor e caixa do Rover P6. A carroçaria era feita à mão e em alumínio aproveitando o muito material restante da construção de aviões e poupando assim no aço. Como tinta também era coisa escassa o protótipo acabou pintado como os tanques, ou seja, com um verde seco e baço.
Com tomadas de força que permitiam utilizar maquinaria agrícola e capacidades fora de estrada acima do normal, os primeiros testes foram um sucesso. Porém, a vertente agrícola foi rapidamente sendo deixada de lado, com o volante a ser colocado na posição normal, a carroçaria foi simplificada para reduzir custos e tempo de produção e foi encontrada uma nova unidade motriz mais poderosa.
O chassis do Willys também foi abandonado e quando a Land Rover apresentou o modelo em 1948, o Series não utilizava um único componente do Jeep, sendo mais curto que aquele mas mais largo, alto, pesado e veloz. l
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