Marcas desaparecidas: Bond Cars
Desconhecida para a maioria – menos para aqueles que assistiram a algumas séries de comédias inglesas ou que têm conhecimentos acima da média em termos de indústria automóvel – a Bond era uma marca inglesa que se destacou pelos seus mini modelos com três rodas, uma moda por terras britânicas nas décadas de 60 e 70. Criada por Lawrie Bond, em Preston, a Bond Cars começou a produção em 1949 com um veículo económico de três rodas, chamado MiniCar Mark A (na foto). Os primeiros modelos eram em alumínio, os restantes tinham carroçarias em fibra de vidro. Por incrível que pareça, o modelo foi muito popular, especialmente nas zonas mais rurais da Grã-Bretanha, utilizando um motor de moto de 250 c.c. que, nos primeiros modelos, mantinha o “kick” para fazer arrancar o motor…
O sucesso experimentado levou a Bond a investir no motor, passando a ter um bicilindrico de 250 c.c. a quatro tempos. Um dos problemas do MiniCar era não possuir marcha-atrás. Porém, como o motor, a caixa de velocidades estavam montadas numa única unidade agarrada à roda dianteira, era fácil ao condutor virar a roda totalmente e o MiniCar girar sobre o seu próprio eixo… O sucesso levou a Bond a apostar num carro mais convencional, com quatro rodas, carroçaria em fibra de duas portas, assente num chassis do Triumph Herald e com o motor do Triumph Spitfire. Um cocktail tipicamente britânico chamado Equipe mas que não teve muito sucesso, voltando a Bond aos veículos de três rodas com o 875. Este possui um motor de 875 c.c. montado atrás, que desapareceu do catálogo quando a Bond foi adquirida pela Relliant. O estertor da Bond foi o Bug, um triciclo com um desenho futurista da autoria de Tom Karen, equipado com um motor de quatro cilindros e 700 cc. Quase todos pintados de laranja, eram uma forma de ser diferente e conheceu relativo sucesso. Porém, com a crise na Relliant e com os compradores virados para outras modas que não os triciclos, a Bond desapareceu sem deixar rasto – exceção feita a algumas scooters e reboques – em 1974.
0 comentários